As Cinco Eras Presidenciais na História das Testemunhas de Jeová

Randall Watters


Charles Taze Russell (16 Fev 1852-31 Out 1916)
Russell (1852-1916)
Joseph Franklin Rutherford (8 Nov 1869-8 Jan 1942)
Rutherford (1869-1942)
Nathan Homer Knorr (23 Abr 1905-8 Jun 1977)
Knorr (1905-1977)
Frederick William Franz (12 Set 1893-22 Dez 1992)
Franz (1893-1992)
Milton G. Henschel (9 Ago 1920-22 Mar 2003), Presidente das Testemunhas de Jeová entre 30 de Dezembro de 1992 e 7 de Outubro de 2000
Henschel (1920-2003)

Era de Charles T. Russell: 1879-1916


Charles Taze Russell
(16 Fev 1852-31 Out 1916)

Opiniões Religiosas Correntes: muitas propensões apocalípticas, contribuindo para a origem de vários grupos religiosos eclécticos principais que alegam ter Deus rejeitado as Igrejas Cristãs estabelecidas devido à sua apostasia no terceiro século, e que Ele escolheu agora um novo profeta, um porta-voz, um mensageiro fiel para reeducar o mundo quanto às verdades da Bíblia há muito perdidas e inalcansáveis por qualquer ser humano normal. Para ganhar a vida eterna, o Homem tem de escutar o novo evangelho deste(s) mensageiro(s). Este século vê o nascimento da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmones), do Adventismo e das suas várias ramificações (incluindo as Testemunhas de Jeová), da Ciência Cristã, dos Cristadelfos e outros grupos menores, cada um deles anunciando um profeta dos tempos actuais e novas ou esquecidas revelações para a populaça, a qual encontramos à procura de novas ideias, apesar de desencantada com as igrejas.

Cenário: Um jovem que não consegue compreender a teologia numa perspectiva de desenvolvimento histórico começa a sentir que é o "Sétimo Mensageiro" (Revelação 3:14) dado ao Corpo de Cristo, que ele acredita (tal como quase todas as gerações de Cristãos antes dele desde o tempo de Cristo) estar a viver nos "últimos dias" do domínio do Homem sobre a Terra. Tomando de empréstimo muita coisa das ideias teológicas à volta dele, incluindo um retorno "invisível" de Cristo (a la Adventistas), a natureza profética da Grande Pirâmide do Egipto e outro simbolismo oculto (i.e., Maçonaria, astrologia, numerologia, etc.), e uma variante da teoria dos "Tempos dos Gentios" (a la George Storrs e outros), ele também nega as interpretações históricas das Escrituras, como a Trindade, o inferno como um lugar de punição, e a existência da alma separada do corpo. Não encontrando muita simpatia pelos seus pontos de vista nas outras religiões, começa a sua própria. A The Watch Tower and Herald of Christ's Presence [A Torre de Vigia e Arauto da Presença de Cristo] torna-se o seu porta-voz, impressa pela primeira vez em Julho de 1879.

Crenças Peculiares Originais: O tempo do fim começou em 1799, Cristo voltou invisivelmente em 1874, um período de colheita de 40 anos que terminará em 1914 com o desmoronamento completo do domínio do Homem (Armagedom) substituído pelo domínio de Deus, e numerosas excentricidades a respeito da inteligência, negros, trigo milagroso, numerologia, e o tamanho do cérebro do homem. Talvez nada de único para aquele tempo excepto algumas das suas datas proféticas.

Coisas Pelas Quais Russell Seria Desassociado (excomungado) Hoje: Ensinos anti-organizacionais, celebração de aniversários, Natal e feriados, tolerar envolvimento militar, não sangrar os alimentos, considerar-se a si mesmo o "escravo fiel e discreto," vender "Trigo Milagroso," imiscuir-se no ocultismo e assinar os livros de que era autor.

Era do "Juiz" Joseph F. Rutherford: 1916-1942


Nathan Homer Knorr, Joseph Franklin Rutherford (8 Nov 1869-8 Jan 1942) e Hayden Cooper Covington

Opiniões Religiosas em Desenvolvimento: Russell ainda é o "Sétimo Mensageiro," mas não nos deixemos influenciar muito por isso! De facto, abaixo as suas imagens, re-examinemos as datas dele, usemos roupas berrantes, bebamos muito, e basicamente sejamos iconoclastas obsessivos que estão a pedir resposta. Separemo-nos desses Estudantes da Bíblia que continuam leais a Russell, e não gostam do nosso novo estilo bombástico. Faremos isso desprezando a cruz, mudando o nosso nome para Testemunhas de Jeová, eliminando influências "pagãs" como a pirâmide e a numerologia, dando pancada nas igrejas, e transmitindo mensagens cheias de ódio contra a Igreja Católica e a Liga das Nações/Nações Unidas de porta em porta e pela rádio. Façamos da Proibição [de álcool nos E.U.A., "lei seca"] o nosso inimigo, recusemo-nos a lutar pelo nosso país, e cortejemos as boas graças de Hitler.

Cenário: Russell morre em 1916, deixando desejos expressos quanto a como o seu trabalho será continuado. Rutherford tenta tomar pela força a presidência da Watchtower, usando o seu conhecimento dos procedimentos legais para abrir caminho até ao poder, com sucesso. Os "cabeças duras" permanecem leais a Russell a formam-se assim vários grupos dissidentes, como os Dawn Bible Students, etc. que ainda se apegam a Russell e às suas crenças. (Vários destes grupos ainda existem hoje). Rutherford tem uma crise existencial (as pessoas não tinham grande propensão para adorá-lo), e começa um processo político lento de erradicação de todos os traços da adoração de Russell. Ele vai até ao ponto de mudar a mensagem básica da Bíblia do simples evangelho (a morte, enterro e ressurreição de Jesus) para a da "Soberania de Jeová." (Rutherford: 'Estão a ver, Deus tem este caso em tribunal a correr, e como o diabo diz que ele se está a tentar impor à humanidade, e visto que existem tantos anjos na audiência, é um bocado embaraçoso para ele ser acusado disso tudo... Eu compreendo a posição dele, claro... portanto Deus tem que deixar tudo em suspenso e provar a toda a gente que Ele afinal de contas não é assim tão mau... É quase como a minha própria situação!') Portanto Deus está no banco dos réus, tal como também Rutherford por ter tomado conta desta organização. Esta é a VERDADEIRA questão universal!

Crenças Peculiares Originais: Milhões Que Agora Vivem Jamais Morrerão (pelo menos, até à morte do Juiz), Abrãao, Isaque e Jacó (ah, é verdade, e Moisés também) vão aparecer em breve nos nossos congressos e como nós com certeza não os queremos em Betel, vamos pô-los todos a três mil milhas de distância na Califórnia, na minha mansão pessoal. Só para ninguém ficar com suspeitas acerca da casa, vou pôr os nomes deles na escritura da casa, mas eles terão de nos provar quem são realmente antes de eu os deixar por os pés no MEU quarto!

Coisas Pelas Quais Rutherford Seria Hoje Desassociado: assinar os livros de que era autor, festas de cerveja em Betel, irritar todas as pessoas que encontrava.

Era de Nathan H. Knorr: 1942-1977


Nathan Homer Knorr
(23 Abr 1905-8 Jun 1977)

Opiniões Religiosas em Desenvolvimento: Proibidas as transfusões de sangue para as Testemunhas e para os seus periquitos, é tudo satânico, incluindo cruzes, jóias religiosas e presentes de familiares mundanos [leia-se: não Testemunhas]. Quase se corre o risco de ser desassociado só por olhar para uma igreja. O tabaco é proibido em 1973, mas ainda é permitido ser um ancião alcoólico. Fred Franz torna-se o vidente residente em Betel, seduzindo os irmãos nos aposentos enevoados de Betel com os seus tópicos bíblicos e fascinando todos os que escutam os seus sermões absurdos. Franz foi largamente responsável pela febre de 1975, que praticamente levou a que se desassociassem pessoas por NÃO acreditarem que 1975 ia ser o fim!

Cenário: Líderes charmosos e carismáticos estão fora de moda, presidentes andróides é que estão a dar. Knorr, quase tão apelativo como uma sopa de ervilhas, é votado favoravelmente e compensa a sua falta de charme por expandir os negócios da organização. Nascimento da Sociedade do Novo Mundo: "A Organização de Deus." A Escola Missionária de Gileade envia estudantes para todo o mundo, Knorr dá-lhes um bilhete de viagem só de ida, levando à depressão e ao suicídio de alguns que desejam regressar. Betel (sede da Watchtower) cerca lentamente Brooklyn Heights, irritando enormemente os residentes ali, que não gostam mesmo nada dos clonesinhos amáveis que infestam a vizinhança (por favor, pelo menos os assaltos são reais!) A Watchtower [Sociedade Torre de Vigia] torna-se num grande negócio, com biliões em propriedades. Margens de lucro nas publicações chegam aos 500 porcento, apesar de "só cobrirem o custo de impressão."

Esta é a época da "descoberta" na Watchtower, em que um espírito de livre pensamento permitiu que muitos dentro do movimento re-examinassem os fundamentos das suas crenças. Esta era posteriormente "acabou" no Incidente Franz de 1979-1980, em que o Corpo Governante chegou ao ponto em que o seu único recurso contra aqueles que remexiam nos esqueletos no armário era BOMBARDEAR o armário! Nunca ninguém descobriria a base defeituosa da cronologia da Watchtower se não pudessem FALAR sobre isso sem medo de serem desassociados, ou pelo menos era o que o Corpo Governante pensava.

Crenças Peculiares: Os Sodomitas serão/não serão/serão/não serão ressuscitados, os Cristãos primitivos tinham um Corpo Governante rotativo (soa a distorção), o sangue é um "órgão," portanto também são proibidos os transplantes de órgãos. A violação só é desculpável se a vítima gritar ALTO, não pode/pode divorciar-se do seu marido se ele é gay (dependendo do que ele faz, exactamente), o sexo oral FARÁ com que seja desassociado, pelo menos durante algum tempo, mas afinal de contas nós não queremos realmente saber (bem, nós queremos, mas temos de fingir que não).

Coisas Pelas Quais Knorr Seria Hoje Desassociado: Nada, acho que ainda é ele quem manda!

Era de Frederick W. Franz: 1977-1992


Frederick William Franz
(12 Set 1893-22 Dez 1992)

Data: 1977, quando perdeu o seu camarada Knorr, que chorou até ao momento da morte devido à sua própria perda de poder. Franz deixa a verdadeira liderança sem alternativas e sem "posteridade".

Opiniões Religiosas em Desenvolvimento: A "dúvida" é praticamente o anticristo! As lobotomias estão em alta, lealdade e trabalho de espia elevá-lo-ão de publicador fraco/má reputação para um status muito mais favorável. As Testemunhas têm de comunicar todas as infracções de outras Testemunhas, mesmo se isso significar roubar registos hospitalares de abortos secretos, etc... mesmo se isso significar perder o seu trabalho ou ser posto em tribunal! Sente-se incomodado pelas nossas incessantes mudanças de doutrina? Arranje um hobby (passatempo) para manter a sua mente fora da apostasia. 1975 foi vossa culpa, não foi nossa. NÓS NUNCA DISSÉMOS ISSO! (acerca de nenhuma data).

Cenário: Homossexuais infiltram-se no Corpo Governante e são deixados ir embora sem serem desassociados. Ray Franz traz a desgraça sobre ele próprio e sobre o resto do Corpo Governante ao negar a infalibilidade colectiva deles, é demitido e preparam-se para desassociá-lo. Espiões imbecis mandados pela Watchtower seguem-no para os lados do sul mas não o conseguem apanhar em nada, por isso desassociam-no finalmente por ter tomado uma refeição com o seu patrão, uma ex-Testemunha de Jeová! Ray Franz escreve a sua obra auto-justificatória Crisis of Conscience [Crise de Consciência] em 1983, e todo o mundo Cristão sustém a respiração enquanto espera que ele aceite a Trindade, coisa que ele nunca faz.

Cresce o medo do Corpo Governante por não pagarem impostos sobre as vendas ao ir para tribunal o caso Jimmy Swaggart vs. State of California, por isso Deus quer que eles ofereçam a literatura gratuitamente (mas com uma técnica de venda que encobre as contribuições). Mas Deus só quer que eles façam isto em certos países, porque Ele não gosta de pagar impostos nesses países.

Até o Corpo Governante finalmente se cansa de Fred Franz, manda-o para o exílio, apesar de no fim ser ele o único membro do Corpo Governante a saber exactamente o que estava a fazer. Morre no exílio.

Crenças Particulares: Qualquer coisa ensinada por Freddy.

Coisas Pelas Quais Franz Seria Hoje Desassociado: Ouvir fitas de cassette secretas, que ele nunca perdia de vista, para se motivar. Fora isso, ele era demasiado esperto para ser desassociado. Além disso, foi ele quem inventou a desassociação.

Era de Milton G. Henschel: 1992-2000


Knorr, Franz e Milton G. Henschel (9 Ago 1920-22 Mar 2003)

Data: 1992, promovido de vice a Presidente por ocasião da morte de Fred Franz.

Opiniões Religiosas em Desenvolvimento: O Corpo Governante, que já não é dirigido por uma só personalidade, começa a dar mostras de uma posição mais conservadora em certos assuntos, principalmente em questões de relações públicas e implicações legais. A crescente pressão legal para parecer "normal" nas suas posições acerca da educação universitária, desporto escolar e passatempos pessoais começa a afectar a forma como os artigos e livros são escritos. Os feriados não são condenados violentamente por serem pagãos, como anteriormente eram, são permitidos os psiquiatras, a educação universitária não é condenada violentamente, os miúdos podem mesmo envolver-se em desportos escolares se isso "não lhes subir à cabeça." Contudo, a DÚVIDA ainda é tão má como o anticristo.

Cenário: Têm agora mais dinheiro, propriedades e seguidores do que alguma vez tiveram, mas também dão mostras de estarem a chegar ao fim do seu ponto alto. Parecem estar no ponto mais alto do ciclo, com uma descida vertiginosa pela frente, segundo o padrão de outras seitas similares. O aumento diminuiu para 1 a 2% nos Estados Unidos nos últimos dois anos, embora haja uma explosão em países que ainda não estão a par da sua história e tácticas, como a Europa de leste e a Ásia. Finalmente deitam para o lixo o seu ensino da "geração de 1914" com os números de 15 de Outubro e 1.º de Novembro de 1995 da The Watchtower (A Sentinela), que era um dos seus maiores trunfos. Mas o rei manda, "Não é nada de especial," enquanto as Testemunhas mais antigas já perceberam o que se está a passar. Muitos podem sair (de muletas!). Dezenas de grupos dissidentes começam-se a formar em 1996.

Crenças Particulares: Que eles são mesmo a "organização de Deus," apesar disto tudo.

Coisas Pelas Quais Milton Desassociaria Alguém Hoje: dissenção em Betel, a ocorrer brevemente. A razão? Falta de respeito pela liderança.

Padrão Típico de Seitas Exclusivistas


Corpo Governante das Testemunhas de Jeová em 1975

Fase 1: Líder carismático conduz uma parte dos que estão desencantados com a religião estabelecida. Os seguidores sugam o fervor religioso e o exclusivismo como uma droga, ficam embriagados com o orgulho e uma sensação de significado para as suas vidas (ao menos uma vez). Tremenda energia para evangelismo e crescimento.

Fase 2: Mudança na liderança ou escândalo interno, levando a um certo desencanto entre alguns na organização. A Watchtower sobreviveu a esta "limpeza" várias vezes, mas devido ao seu lugar no ciclo de lavagem, estas nódoas podem não sair desta vez.

Fase 3: Crescimento em número, seguidores e contas bancárias sugerem uma posição mais conservadora para ganhar respeitabilidade e formas mais aceitáveis de poder e controlo -- transformando-os de um grupo radical, apocalíptico, numa religião familiar que faz com que as pessoas digam, "Eu não pensava que eles fossem uma seita." É neste ponto que eles alcançam a sua máxima unidade e poder.

Fase 4: A "consciência colectiva" dos membros de base chega ao ponto em que eles "sabem demais," e os líderes já não podem usar as mesmas técnicas violentas que usavam anteriormente por medo de perderem o controlo, e por essa razão fingem que são honestos e tentam passar a imagem de um espírito de "abertura" em relação às suas metodologias passadas. (Alguém ainda se lembra do livro Proclamadores?) Geralmente, isto acontece quando eles já jogaram todos os trunfos, por assim dizer. Já não é possível suscitar mais entusiasmo.

Fase 5: Por falta de causas unificadoras e devido à incapacidade da organização para estimular a multidão mais uma vez, os seguidores aborrecem-se e tornam-se inquietos, virando-se para dentro. Sem um inimigo demoníaco a quem têm de se opor a todo o instante, tornam-se como as pessoas normais que não pertencem à seita, e já não têm medo de falar negativamente dos seus líderes, que já não respeitam. Dissenção, divisão e fragmentação não estão muito longe.


Índice · English