As Testemunhas de Jeová e a Lavagem ao Cérebro

Norman Hovland


Às vezes a revista A Sentinela publica artigos realmente hilariantes. Ao descrever seitas excêntricas concorrentes, a revista muitas vezes descreve de um modo muito exato as próprias Testemunhas de Jeová. Ora repare nesta pérola sobre os moonies:

Quem são eles? Os artigos da imprensa (especialmente nos EUA) sobre a Igreja da Unificação denunciam sobretudo as sessões de lavagem cerebral de fins de semana e o trabalho de escravo. Os problemas políticos e financeiros da igreja também causaram manchetes, especialmente desde que Sun Myung Moon, o fundador da igreja, foi acusado de fraude fiscal. Também, o casamento em massa de 2.075 casais, realizado por Moon, causou manchetes. Mas o que você sabe sobre as crenças da Igreja da Unificação? Qual é a motivação do pequeno exército da igreja, composto, pelo que parece, de jovens idealistas? Por que estão dispostos a abandonar a universidade e uma carreira para seguir a Sun Myung Moon? O que lhes promete ele? [Despertai!, 8 de Março de 1983, p. 10. Negrito acrescentado.]

Brooklyn não precisa de ir muito longe para descobrir por que os moonies fazem trabalho escravo, o que os motiva, e por que estão dispostos a abandonar a universidade e uma carreira para seguir Moon. Claro que é exatamente o mesmo motivo que faz com que as Testemunhas de Jeová abandonem a universidade e uma carreira para seguir o "Moon" [Lua] coletivo da Torre de Vigia que está em Brooklyn.

Ora veja o que estes sujeitos dizem sobre a "universidade e uma carreira" nesta citação:

12 A influência e espírito deste mundo é destacar-se, fazer um nome para si mesmo. Muitas escolas agora têm conselheiros dos estudantes que encorajam uma pessoa a buscar educação superior depois do ensino secundário, a buscar uma carreira com um futuro neste sistema de coisas. Não seja influenciado por eles. Não deixe que eles lhe façam uma "lavagem ao cérebro" com a propaganda do diabo para se destacar, para fazer algo de si mesmo neste mundo. Resta muito pouco tempo a este mundo! Qualquer "futuro" que este mundo ofereça não é futuro! Sabiamente, então, deixe a Palavra de Deus influenciá-lo em selecionar um rumo que resultará na sua proteção e bênção. Tome como seu objetivo o serviço de pioneiro, o ministério de tempo integral, com a possibilidade de serviço em Betel ou serviço missionário. Essa é uma vida que oferece um futuro eterno! [The Watchtower, 15 de Março de 1969, p. 171, em inglês. Negrito acrescentado.]

Eu, pelo menos, não preciso de especular sobre o que Moon e o "Moon" [Lua] coletivo da Torre de Vigia estão prometendo aos seus seguidores fiéis. Também sei que eles estão correndo atrás do arco-íris. Nenhum deles jamais experimentará o cumprimento das fantasias doentias de qualquer dos dois Moons.


Índice · English