Apocalipse Adiado: A História das Testemunhas de Jeová (Toronto: University of Toronto Press, 1997, segunda edição) de M. James Penton (1932-), pp. 399-424.

Bibliografia

M. James Penton


Obras Académicas Principais

Como o número de estudos académicos, ou supostamente académicos, sobre as Testemunhas de Jeová é muito limitado, são aqui dadas breves descrições dos principais em língua inglesa.

Beckford, James A. The Trumpet of Prophecy: A Sociological Study of Jehovah's Witnesses [A Trombeta da Profecia: Um Estudo Sociológico das Testemunhas de Jeová]. Nova Iorque: John Wiley and Sons, 1975.

Sociólogo treinado da University of Durham, Beckford produziu um estudo importante, embora desigual, sobre as Testemunhas de Jeová na Grã-Bretanha. A sua discussão da estratificação social, conversão, indução e integração entre as Testemunhas inglesas é excelente. Nas partes em que se afastou do seu próprio campo e entrou em tópicos históricos e doutrinais, ele é muito fraco. O trabalho está manchado por erros, suposições e mal entendidos sobre algumas doutrinas básicas das Testemunhas. Por exemplo, é um tanto difícil para membros de uma comunidade que ensina que a alma perece na morte acreditar em fantasmas (p. 106). Finalmente, The Trumpet of Prophecy está pobremente escrito e muitas vezes é difícil de seguir, especialmente para aqueles que não estão completamente familiarizados com o jargão das ciências sociais.

Beverley, James A. Crisis of Allegiance: A Study of Dissent Among Jehovah's Witnesses [Crise de Lealdade: Um Estudo da Dissensão Entre as Testemunhas de Jeová]. Burlington, ON: Welsh, 1986.

Este é um relato sensível e bem escrito sobre a saída de mais de oitenta pessoas (de Lethbridge, Alberta, Canadá) das Testemunhas de Jeová. Documenta os métodos totalitários da Watch Tower Society, o ódio em relação a qualquer forma de dissensão entre as Testemunhas de Jeová e o modo como os dissidentes conseguiram publicitar o que lhes estava a acontecer. Beverley também tenta dar a versão das Testemunhas sobre esta história, mas como elas se recusaram a cooperar com ele, as suas fontes são principalmente os dissidentes, registos de tribunal e a imprensa. Infelizmente, os editores fizeram um mau trabalho na edição e no grafismo deste livro.

Blackwell, Victor V. O'er the Ramparts They Watched [Eles Observavam Sobre as Muralhas]. Nova Iorque: A Hearthstone Book, 1976.

Advogado que esteve envolvido em muitos casos judiciais de Testemunhas de Jeová nos Estados Unidos, Blackwell escreveu um relato interessante. Ele apresenta uma boa descrição das dificuldades por que as Testemunhas passaram durante cerca de três décadas e discute as suas vitórias em tribunais de Estado e em tribunais federais menores. Ele não só enfatiza as importantes contribuições das Testemunhas para a lei constitucional, como também dá crédito ao sistema judicial dos Estados Unidos. Ele é obviamente um defensor dedicado das liberdades civis e um homem com um profundo respeito pela tradição legal americana. Investigadores interessados no papel das Testemunhas na história dos Estados Unidos devem consultar este livro.

Botting, Gary. Fundamental Freedoms and Jehovah's Witnesses [Liberdades Fundamentais e as Testemunhas de Jeová]. Calgary: University of Calgary Press, 1993.

A obra de Botting é um estudo útil sobre o papel que as Testemunhas de Jeová desempenharam no desenvolvimento da lei constitucional no Canadá. Apresenta explicações sobre como as Testemunhas conseguiram influenciar nada mais nada menos do que Pierre Trudeau e, através dele enquanto primeiro ministro do Canadá, assegurar que o seu sonho de uma Carta dos Direitos e Liberdades se tornasse parte da Constituição Canadiana. Um aspecto que também é útil neste livro é que Botting apresenta uma excelente análise de livros relacionados com as Testemunhas de Jeová no Canadá.

Botting, Heather, e Gary Botting. The Orwellian World of Jehovah's Witnesses [O Mundo Orwelliano das Testemunhas de Jeová]. Toronto, Buffalo, Londres: University of Toronto Press, 1984.

Obra de uma equipa de marido e mulher que foram criados como Testemunhas de Jeová, The Orwellian World of Jehovah's Witnesses é uma crítica devastadora ao totalitarismo da Watch Tower. Baseado em parte na dissertação de doutoramento de Heather em antropologia na University of Alberta, este livro útil e bem escrito está repleto de abundante informação factual e ilustrações notáveis retiradas das publicações da Watch Tower. Se o livro tem algum aspecto menos bom, é o facto de se focar de forma muito artificial no ano 1984 como sendo outra suposta data apocalíptica da Watch Tower. Não obstante, o seu tema principal está bem documentado e fundamentado.

Cole, Marley. Jehovah's Witnesses: The New World Society [Testemunhas de Jeová: A Sociedade do Novo Mundo]. Nova Iorque: Vantage, 1955.

Uma história semi-oficial das Testemunhas de Jeová, o livro de Cole foi patrocinado pela Watch Tower Society e tornou-se num best-seller. Fácil de ler, e escrito no estilo espirituoso do jornalismo, o livro contém uma grande quantidade de informação útil, especialmente no apêndice. A sua maior fraqueza é a falta de notas de rodapé e bibliografia, e o facto de fazer frequentemente afirmações que não têm apoio do ponto de vista das Testemunhas e que são, no mínimo, polémicas. Se Cole não tivesse sido 'supervisionado' na sua escrita por representantes da Watch Tower, este livro teria sido melhor do que é.

Cole, Marley. Triumphant Kingdom [Reino Triunfante]. Nova Iorque: Criterion, 1957.

Ao contrário de Jehovah's Witnesses: The New World Society, este livro não foi patrocinado pela Watch Tower Society e não teve uma grande circulação. Porém, do ponto de vista do cientista social e do historiador, é um estudo muito mais útil, pois apresenta uma imagem clara da natureza da sociedade das Testemunhas na década de 1950. Enquanto crónica da forma como a Testemunha comum via a vida na sua congregação, a sua fé, e o mundo, Triumphant Kingdom é um trabalho importante, embora datado.

Curry, Melvin D. Jehovah's Witnesses: The Millenarian World of the Watch Tower [Testemunhas de Jeová: O Mundo Milenarista da Torre de Vigia]. Nova Iorque e Londres: Garland, 1992.

Originalmente escrito como uma dissertação sob a direcção do Professor Richard Rubenstein, este trabalho interessante e útil contém uma boa quantidade de informação histórica sobre as Testemunhas de Jeová. Curry desenvolve uma tese, em oposição a James Beckford e Rosabeth Moss Kanter, que defende que o milenarismo tem sido um factor primário no desenvolvimento estrutural da organização Watch Tower. Embora a maioria dos escritores que não são Testemunhas tendam a concordar com Beckford e Moss Kanter em vez de Curry nesta matéria, é um assunto útil que merece mais atenção académica. Infelizmente, Curry faz alguns erros factuais sérios na sua análise das Testemunhas.

Franz, Raymond. Crisis of Conscience [Crise de Consciência, Fortaleza, Ceará: Impressão Particular, 1.ª edição, 1999, viii + 516 pp.]. Atlanta: Commentary Press, 1992.

Este livro continua a ser o maior estudo sobre o funcionamento interno da Watch Tower Society durante as décadas de 1960 e 1970. Obra notavelmente informativa, fornece a primeira perspectiva a partir de dentro sobre a Watch Tower Society e sobre o corpo governante das Testemunhas de Jeová, por um ex-membro do corpo governante. Embora seja uma exposição de primeira ordem, está escrito mais num tom de tristeza do que de raiva. Bem documentado e completamente revelador, foi actualizado em 1992 e novamente na sua impressão mais recente, em 1994. Um novo apêndice é muito informativo sobre desenvolvimentos na Watch Tower desde 1983.

Franz, Raymond. In Search of Christian Freedom [Em Busca de Liberdade Cristã]. Atlanta: Commentary Press, 1993.

Segundo grande trabalho de Franz, este volume de 732 páginas desenvolve muita da informação de Crisis of Conscience e apresenta a opinião não dogmática do próprio Franz sobre o que é afinal a liberdade cristã. Conforme escreveu o Professor Stephen Cox: 'In Search of Christian Freedom tem uma importância única como estudo do movimento das Testemunhas, e como comentário à sua actual condição, mas a relevância do livro não se limita a esse movimento. É útil em compreender uma grande variedade de forças sociais e psicológicas que modelam as interpretações das pessoas sobre a Bíblia e a vida religiosa, muitas vezes sem que elas o saibam. Raymond Franz fornece uma perspectiva nova sobre o assunto da liberdade, como esta surge nas Escrituras, na história religiosa e nas decisões dos homens e mulheres da actualidade.' Não seria possível fazer uma avaliação melhor.

Gruss, Edmond Charles. The Jehovah's Witnesses and Prophetic Speculation [As Testemunhas de Jeová e a Especulação Profética]. Phillips-burg, NJ: Presbyterian and Reformed Publishing Co. 1972.

Embora Gruss seja conhecido como polemicista anti-Testemunhas, ele também é um erudito bem treinado e geralmente cuidadoso. Assim, Jehovah's Witnesses and Prophetic Speculation é uma excelente crítica da escatologia envolvendo o estabelecimento de datas das Testemunhas e demonstra de forma simples e directa porque esta não tem credibilidade histórica. Para qualquer pessoa interessada nas profecias e falhanços das Testemunhas, este livro é obrigatório.

Harrison, Barbara Grizutti. Visions of Glory: A History and a Memory of Jehovah's Witnesses [Visões de Glória: Uma História e uma Memória Sobre as Testemunhas de Jeová]. Nova Iorque: Simon and Schuster, 1978.

O relato autobiográfico de Harrison sobre a sua vida como jovem mulher trabalhadora em Betel durante a década de 1950 é um trabalho extremamente perceptivo. O livro transmite parte do sentimento de repressão pessoal e frieza emocional que os indivíduos mais sensíveis muitas vezes experimentam enquanto membros da comunidade das Testemunhas. Infelizmente, ao mesmo tempo que fez um trabalho excepcionalmente importante, Harrison por vezes é um pouco injusta na descrição de certos indivíduos, como o primeiro presidente da Watch Tower. Não obstante, este livro apresenta uma imagem das atitudes e burocracia da Watch Tower mais clara do que qualquer outro que tenha sido publicado, com excepção das obras de Raymond Franz.

Hodges, Tony. Jehovah's Witnesses in Central Africa [Testemunhas de Jeová na África Central]. Londres: Minority Rights Group, 1976.

O breve livro de Hodge é um relatório repleto de factos e muito exacto sobre a perseguição das Testemunhas de Jeová no Malaui, Zâmbia e Moçambique. Explica as razões por detrás da hostilidade contra as Testemunhas; mostra a terrível natureza dos ataques contra as Testemunhas africanas, particularmente no Malaui; e pede o fim da intolerância e barbaridade governamentais. Finalmente, argumenta energicamente que 'a supressão das Testemunhas de Jeová tem sido parte das tentativas de vários governantes africanos de consolidar regimes ditatoriais de partido único.'

Jehovah's Witnesses in the Divine Purpose [As Testemunhas de Jeová no Propósito Divino], NY: Watchtower Bible and Tract Society, 1959.

Como primeira história oficial da Watch Tower sobre a comunidade dos Estudantes da Bíblia--Testemunhas publicada num volume, este é um trabalho com algum valor. O seu autor teve acesso ilimitado aos ficheiros da Sociedade de um modo que nenhum perito independente teve, e por essa razão dá alguma informação útil. No entanto, tem várias falhas: é demasiado breve; não discute vários assuntos importantes; e está escrito no formato de um diálogo pouco atractivo e contínuo entre um casal de Testemunhas e uma família interessada na história e ensinos das Testemunhas de Jeová. Embora faça uso extensivo de registos de tribunais, em geral ignora outros registos públicos. Embora contenha alguma informação útil, o pior aspecto deste livro é que também contém muitas distorções, meias verdades e falsidades completas. É difícil perceber como é que alguém pode ter escrito um livro destes com uma consciência limpa.

Jehovah's Witnesses: Proclaimers of God's Kingdom [Testemunhas de Jeová: Proclamadores do Reino de Deus]. Brooklyn, NY: Watchtower Bible and Tract Society and International Bible Students Association, 1993.

Obviamente escrito e publicado para contrariar livros escritos por ex-Testemunhas, o livro Proclamadores, como é geralmente conhecido, contém mais informação do que Jehovah's Witnesses in the Divine Purpose. Ainda assim, é apenas um ligeiro melhoramento sobre esse trabalho. É mais propaganda hagiográfica do que história e, tal como Jehovah's Witnesses in the Divine Purpose, contém demasiados relatos expurgados, omissões, meias verdades e falsidades completas. Além disso, está escrito de um modo que torna difícil reunir informação sobre muitos assuntos importantes. Qualquer pessoa que use esse livro para efeitos académicos deve reconhecer que o mesmo não passa de um mau exemplo de auto-glorificação sectária.

Jonsson, Carl Olof. The Gentile Times Reconsidered [Os Tempos dos Gentios Reconsiderados, 3.ª edição, 1998]. Atlanta: Commentary Press, 1986.

Este livro é o primeiro estudo completo da doutrina da Watch Tower Society sobre os Tempos dos Gentios e a sua origem. Jonsson traça a história da doutrina até ao início do século XIX e certas ideias por detrás dela (como o chamado princípio ano-dia) até aos judeus medievais e romanos, através da Inglaterra puritana, dos Reformadores, de John Wycliffe e Joachim of Flora. Ele também demonstra através de evidência arqueológica, histórica e astronómica que a cronologia da Watch Tower está errada ao afirmar que Jerusalém caiu perante Nabucodonosor da Babilónia em 607 A.E.C. Assim, ele mostra claramente que todo o calendário escatológico das Testemunhas de Jeová é baseado em suposições demonstravelmente falsas. Este trabalho extremamente importante, na sua forma dactilografada, ajudou a causar o cisma na sede da Watch Tower na Primavera de 1980.

Jonsson, Carl Olof, e Wolfgang Herbst. The Sign of the Last Days -- When? [O Sinal dos Últimos Dias -- Quando?]. Atlanta: Commentary Press, 1987.

Jonsson e Herbst produziram um trabalho importante que merece uma circulação muito maior do que aquela que teve até agora. Nesse trabalho, os dois suecos -- o nome Wolfgang Herbst é um pseudónimo -- demonstram a partir de fontes históricas reputáveis que o século vinte não tem sido o pior de todos os tempos. Eles mostram que as Testemunhas de Jeová e vários fundamentalistas evangélicos, que tentam usar os eventos actuais como prova de que estamos a viver nos 'últimos dias', não sabem ou não querem saber os factos. Uma das razões para a circulação limitada do livro pode muito bem ser que os evangélicos, que costumam comprar livros escritos por ex-Testemunhas, sentem-se tão incomodados com as conclusões de Jonsson e Herbst como a Watch Tower Society.

Kaplan, William. State and Salvation: The Jehovah's Witnesses and Their Fight for Civil Rights [O Estado e a Salvação: As Testemunhas de Jeová e a Sua Luta Pelos Direitos Civis]. Toronto, Buffalo, Londres: University of Toronto Press, 1989.

Embora Kaplan mencione novamente muito do que abrangi no meu livro Jehovah's Witnesses in Canada e escreva quase inteiramente sobre as Testemunhas durante a Segunda Guerra Mundial, ele trouxe à luz uma grande quantidade de nova informação. O aspecto mais saliente de State and Salvation é o seu excelente relato do mau tratamento dado às crianças das Testemunhas de Jeová nos assuntos da saudação à bandeira e dos exercícios patrióticos. Porém, ele comete um erro sério: não compreende que homens Testemunhas foram enviados injustamente para campos de trabalho de serviço alternativo quando não estavam sujeitos a recrutamento para o serviço militar.

King, Christine Elizabeth. The Nazi State and the New Religions: Five Case Studies in Non-conformity [O Estado Nazi e as Novas Religiões: Conco Casos de Estudo de Não-Conformidade]. Nova Iorque e Toronto: Edwin Mellon Press, 1982.

No seu livro, King estuda cinco 'novas religiões' na Alemanha durante o período Nazi: a Ciência Cristã, os Mórmons, os Adventistas do Sétimo Dia, a Nova Igreja Apostólica e as Testemunhas de Jeová. Destes cinco, só as Testemunhas de Jeová se opuseram aos nazis até à morte, enquanto os outros movimentos geralmente tornaram-se mais pró-Nazis do que os próprios Nazis. A coragem das Testemunhas ganhou a admiração de King, mas ela também revela o facto de a liderança da Watch Tower ter tentado cair nas boas graças de Hitler e do Estado Nazi em Junho de 1933. Só depois de os Nazis terem rejeitado a sua tentativa é que o Juiz Rutherford exortou as Testemunhas a ficarem firmes contra as exigências do Terceiro Reich.

Macmillan, A. H. Faith on the March [A Fé em Marcha]. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1957.

Macmillan foi, até à sua morte, uma Testemunha de Jeová de longa data que serviu no Betel de Brooklyn como confidente de três presidentes da Watch Tower, e por essa razão desempenhou um papel importante, embora de certa forma maquiavélico, na história das Testemunhas. O seu livro, uma autobiografia, apresenta um ponto de vista pró-Rutherford, pró-Sociedade. Embora muito do que ele escreveu seja na forma de uma apologia, e a sua imagem dos acontecimentos de 1917 seja uma distorção completa, ainda assim por vezes ele é refrescantemente cândido. Faith on the March é por isso um livro muito melhor do que Jehovah's Witnesses in the Divine Purpose ou Testemunhas de Jeová: Proclamadores do Reino de Deus.

Manwaring, David R. Render unto Caesar: The Flag Salute Controversy [Dai a César: A Controvérsia da Saudação à Bandeira]. Chicago: University of Chicago Press, 1962.

Iniciado como uma dissertação de doutoramento na Universidade de Wisconsin, o livro de Manwaring é excelente. Apresenta uma história útil do que rodeava a controvérsia da saudação à bandeira, e discute a natureza, doutrina e recursos das Testemunhas de Jeová nas décadas de 1930 e 1940 e a história do litígio da saudação à bandeira nos tribunais dos Estados Unidos. É um trabalho equilibrado, justo e com boa pesquisa, que coloca toda a questão no contexto da história americana.

Newton, Merlin Owen. Armed with the Constitution: Jehovah's Witnesses in Alabama and the U. S. Supreme Court, 1939-1946 [Armados com a Constituição: Testemunhas de Jeová no Alabama e no Supremo Tribunal dos Estados Unidos, 1939-1946]. Tuscaloosa e Londres: University of Alabama Press, 1995.

Neste livro, Newton fez um excelente relato sobre os problemas das Testemunhas de Jeová no Alabama durante o período da Segunda Guerra Mundial e o seu sucesso nos dois casos principais que chegaram ao Supremo Tribunal dos Estados Unidos. Newton teve sorte em poder entrevistar um dos litigantes nesses casos e a viúva de outro litigante. Ela explica as várias atitudes existentes no Alabama e nos Estados Unidos durante o período e conseguiu compreender claramente a importância do papel litigioso desempenhado pelas Testemunhas de Jeová em estender as liberdades civis sob a Constituição dos Estados Unidos.

Penton, M. James. Jehovah's Witnesses in Canada: Champions of Freedom of Speech and Worship [Testemunhas de Jeová no Canadá: Campeões da Liberdade de Expressão e de Adoração]. Toronto: Macmillan of Canada, 1976.

Escrito como uma narrativa das relações das Testemunhas de Jeová com a sociedade e governo canadianos, este livro não pretende ser uma história completa da organização ou doutrina das Testemunhas. É, contudo, o primeiro relato histórico geral sobre as Testemunhas de Jeová num país específico, e também o primeiro baseado em grande medida em materiais disponíveis em arquivos públicos. A sua qualidade deve ser determinada por outros.

Rogerson, Alan. Millions Now Living Will Never Die: A Study of Jehovah's Witnesses [Milhões Que Agora Vivem Nunca Morrerão: Um Estudo Sobre as Testemunhas de Jeová]. Londres: Constable, 1969.

Criado como Testemunha e sendo um sociólogo, Rogerson escreveu um livro útil, embora breve, baseado principalmente em fontes originais. Embora contenha declarações com as quais muitas Testemunhas de Jeová discordariam, é muito exacto na sua perspectiva histórica, e é um dos melhores trabalhos sobre as Testemunhas em inglês. Se tem alguma fraqueza, é que Rogerson não tem uma compreensão clara sobre a natureza da sociedade e da religião nos Estados Unidos.

Sterling, Chandler W. The Witnesses: One God, One Victory [As Testemunhas: Um Deus, Uma Vitória]. Chicago: Henry Regnery, 1975.

O bispo Episcopal aposentado Sterling escreveu um livro estranho. Simpático em relação ao Pastor Russell e às Testemunhas de Jeová, contém alguns flashes brilhantes de perspicácia. Ao mesmo tempo, está cheio de erros factuais e tende a ser superficial. Por essas razões, não pode ser considerado um trabalho importante.

Stevens, Leonard A. Salute! The Case of the Bible vs. The Flag [Saudação! O Caso da Bíblia vs. A Bandeira]. Nova Iorque: Coward, McCann and Geoghegan, 1973.

Conforme o anúncio publicitário do livro declara: 'Salute! é um drama de tribunal absorvente e cheio de suspense que clarifica o papel vital do Supremo Tribunal em interpretar e definir as liberdades garantidas pela Constituição [dos Estados Unidos].' Embora seja menos abrangente do que o trabalho de Manwaring, é mais acessível para o leitor comum, e demonstra claramente a importância dos dois principais casos de saudação à bandeira -- Minersville School District v. Gobitis e West Virginia Board of Education v. Barnette, ouvidos pelo Supremo Tribunal com base na Primeira Emenda [à Constituição dos Estados Unidos da América].

Stevenson, W. C. The Inside Story of Jehovah's Witnesses [A História Interna das Testemunhas de Jeová]. Nova Iorque: Hart, 1967.

Publicado originalmente na Grã-Bretanha como Year of Doom, 1975 [Ano da Desgraça, 1975], este livro é uma interessante avaliação da comunidade das Testemunhas por uma ex-Testemunha que esteve associada com o movimento durante catorze anos. Em muitos aspectos, abrange a mesma história geral de outros estudos similares e acrescenta pouco que seja significativamente novo. O último capítulo de Stevenson, 'Whither the Witnesses' [Para Onde Vão as Testemunhas] é muito significativo. Nele o autor conjectura que, como a existência das Testemunhas é baseada em 'falsas profecias' a respeito da proximidade do fim do mundo, a organização não pode continuar a existir durante muito tempo. Evidentemente ele esperava que o falhanço de 1975 tivesse um efeito mais catastrófico do que teve.

Stroup, Herbert Hewitt. The Jehovah's Witnesses [As Testemunhas de Jeová]. Nova Iorque: Columbia University Press, 1945.

Este é um livro datado e sofre do facto de ser um pioneiro no campo. Ocasionalmente, também demonstra a falta de cuidado do seu autor. Por exemplo, Stroup não dá referências apropriadas para paráfrases e citações. Num caso, ele também menciona uma citação de uma Watch Tower de Agosto de 1928 (p. 155 nota 29) que não existe. Apesar disto, existe aqui muita informação histórica útil e o livro descreve claramente a comunidade das Testemunhas como esta era no fim da década de 1930 e início da década de 1940.

Whalen, William J. Armageddon Around the Corner: A Report on Jehovah's Witnesses [Armagedom ao Virar da Esquina: Um Relatório Sobre as Testemunhas de Jeová]. Nova Iorque: John Day, 1962.

Escrito por um professor de inglês que também é um Católico Romano leigo interessado na religião nos Estados Unidos, este livro devia ter mais qualidade. É um trabalho superficial e bem humorado, cheio de erros. Também lhe falta um posicionamento crítico. Ainda assim, contém muita informação útil que não está facilmente disponível em outras fontes. O capítulo sobre os cismas e heresias das Testemunhas é muito informativo. Porém, Whalen é muito pouco rigoroso ao sugerir que as Testemunhas desenvolveram-se a partir do Adventismo do Sétimo Dia.

White, Timothy. A People for His Name: A History of Jehovah's Witnesses and an Evaluation [Um Povo Para o Seu Nome: Uma História das Testemunhas de Jeová e Uma Avaliação]. Nova Iorque: Vantage Press, 1968.

Este livro de White foi durante muito tempo a história mais completa das Testemunhas de Jeová e a melhor em muitos sentidos. Um exame de A People for His Name mostra que o seu autor fez uma espantosa quantidade de pesquisa e tem uma compreensão rara tanto da história como das doutrinas dos Estudantes da Bíblia e das Testemunhas de Jeová. Embora muitas Testemunhas possam discordar de algumas das suas declarações, o que ele diz não pode ser rejeitado sem hesitações. Ao mesmo tempo, os críticos profissionais das Testemunhas de Jeová deviam notar que ele refuta muitos argumentos tradicionais que são apresentados contra as Testemunhas e que são baseados em pouco mais do que tagarelice e calúnias.

Outros Trabalhos Importantes Sobre as Testemunhas de Jeová

Alfs, Matthew. The Evocative Religion of Jehovah's Witnesses [A Religião Evocativa das Testemunhas de Jeová]. Minneapolis: Old Theology Book House, 1991.

American Civil Liberties Union. Jehovah's Witnesses and the War [As Testemunhas de Jeová e a Guerra]. Panfleto. Nova Iorque: ACLU, 1943.

American Civil Liberties Union. The Persecution of Jehovah's Witnesses [A Perseguição às Testemunhas de Jeová]. Panfleto: Nova Iorque: ACLU, 1941.

Arellano, Angel. Why You Should Believe in the Trinity [Por Que Você Deve Crer na Trindade]. Pasadena, CA: Browser's Book Store, 1995.

Assimeng, J. Max 'Sectarian Allegiance and Political Authority: The Watch Tower Society in Zambia' [Lealdade Sectária e Autoridade Política: a Watch Tower Society na Zâmbia]. The Journal of Modern African Studies 8 (1970), pp. 97-112.

Aveta, Achille. I Testimoni di Geova: un'ideologia che logora [As Testemunhas de Jeová: Uma Ideologia Que Consome]. Roma: Edizioni Dehoniane, 1990.

Aveta, Achille, Fortunato Grottola, e Sergio Pollina. I Testimoni di Geova tra mito e realita: vittime o artefici dell'intolleranz religiosa? [As Testemunhas de Jeová no Mito e na Realidade: Vítimas ou Artífices da Intolerância Religiosa?]. Foggia: Impressão particular, 1991.

Aveta, Achille, e Sergio Pollina. I Testimoni di Geova e la politica: martiri o opportunisti? [As Testemunhas de Jeová e a Política: Mártires ou Oportunistas?] Roma: Edizioni Dehoniane, 1990.

Bach, Marcus. Faith and My Friends [A Fé e os Meus Amigos]. Nova Iorque: Bobbs-Merrill, 1951.

Bach, Marcus. 'The Startling Witnesses' [As Assustadoras Testemunhas]. Christian Century 74 (1957), pp. 197-199.

Bach, Marcus. They Have Found a Faith [Eles Encontraram Uma Fé]. Nova Iorque: Bobbs-Merrill, 1946.

Barber, H. W. 'Religious Liberty vs. Police Power: Jehovah's Witnesses' [Liberdade Religiosa vs. Poder Policial: Testemunhas de Jeová]. American Political Science Review 41 (1947), pp. 266-277.

Beckford, James A. 'The Embryonic Stage of a Religious Sect's Development: The Jehovah's Witnesses' [O Estádio Embrionário do Desenvolvimento de uma Seita Religiosa: As Testemunhas de Jeová]. A Sociological Yearbook of Religion in Britain, ed. Michael Hill, vol. 5: pp. 11-32. Londres: SCM Press, 1972.

Beckford, James A. 'Organization, Recruitment and Ideology: The Structure of the Watch Tower Movement' [Organização, Recrutamento e Ideologia: A Estrutura do Movimento da Watch Tower]. Sociological Review 23 (1975), pp. 893-909.

Beckford, James A. 'Structural Dependence in Religious Organization: From "Skid-road" to Watch Tower' [Dependência Estrutural na Organização Religiosa: De "Skid-road" Para Torre de Vigia]. Journal for the Scientific Study of Religion 15 (1976), 169-175.

Beckford, James A. 'Two Contrasting Types of Sectarian Organization' [Dois Tipos Contrastantes de Organização Sectária]. In Sectarism, ed. Roy Wallis, pp. 70-85. A Halstead Press Book. Nova Iorque: John Wiley and Sons, 1975.

Beckford, James A. 'The Watchtower Movement Worldwide' [O Movimento Watchtower em Todo o Mundo]. Social Compass 24 (1977), pp. 5-31.

Bergman, Jerry. 'Dealing with Jehovah's Witnesses Custody Cases' [Lidando com Casos de Custódia de Filhos de Testemunhas de Jeová]. Creighton Law Review, 29:4 (Junho 1996), pp. 1483-1516.

Bergman, Jerry. 'The Jehovah's Witnesses Experience in the Nazi Concentration Camps: A History of their Conflicts with the Nazi State' [A Experiência das Testemunhas de Jeová nos Campos de Concentração Nazis: Uma História dos Seus Conflitos com o Estado Nazi]. Journal of Church and State 38 (Inverno 1996), pp. 87-113.

Bergman, Jerry. 'Modern Religious Objections to the Mandatory Flag Salute and Pledge Allegiance in the United States' [Objecções Religiosas Modernas à Saudação Obrigatória da Bandeira e ao Juramento de Lealdade nos Estados Unidos]. The Christian Quest 2:1 (Verão 1989), pp. 19-46.

Blandre, Bernard. Les Témoins de Jéhovah: Un Siècle d'histoire [As Testemunhas de Jeová: Um Século de História]. Paris: Desclée de Brouwer, 1987.

Bowman, Robert M., Jr. Jehovah's Witnesses, Jesus Christ, and the Gospel of John [As Testemunhas de Jeová, Jesus Cristo e o Evangelho de João]. Grand Rapids: Baker Book House, 1989.

Bowman, Robert M., Jr. Why You Should Believe in the Trinity: An Answer to Jehovah's Witnesses [Por Que Você Devia Acreditar na Trindade: Uma Resposta às Testemunhas de Jeová]. Grand Rapids: Baker Book House, 1989.

Chretien, Leonard, e Marjorie Chretien. Witnesses of Jehovah: A Shocking Exposé of What Jehovah's Witnesses Really Believe [Testemunhas de Jeová: Uma Revelação Chocante Sobre o que as Testemunhas de Jeová Realmente Acreditam]. Eugene, OR: Harvest House, 1988.

Cooper, Lee R. '"Publish" or Perish: Negro Jehovah's Witnesses Adaptation in the Gheto' ["Publica" ou Perece: Adaptação das Testemunhas de Jeová Negras no Gheto]. In Religious Movements in Contemporary America, ed. Irving I. Zeretsky e Mark P. Leone, pp. 700-721. Princeton University Press, 1974.

Côté, Pauline, Les Transactions politiques des croyants: Charismatiques et Témoins de Jéhovah dans le Québec des années 1970 et 1980 [As Relações Políticas dos Crentes: Carismáticos e Testemunhas de Jeová no Québec das décadas 1970 e 1980]. Ottawa: Les Presses de l'Universite d'Ottawa, 1993.

Countess, Robert H. The Jehovah's Witnesses New Testament: A Critical Analysis of the New World Translation of the Christian Greek Scriptures [O Novo Testamento das Testemunhas de Jeová: Uma Análise Crítica da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Gregas Cristãs]. Phillipsburg, NG: Presbyterian and Reformed Publishing Co., 1982.

Cross, Sholto. 'Social History and Millennial Movements: The Watch Tower in South Central Africa' [História Social e Movimentos Milenaristas: A Watch Tower no Sul da África Central]. Social Compass 24:1 (1977), pp. 83-95.

Deriequebourg, Régis. 'Les Témoins de Jéhovah dans le Nord de la France: Implantation et Expansion' [As Testemunhas de Jeová no Norte da França: Implantação e Expansão]. Social Compass 24:1 (1977), pp. 71-82.

Estes, T. 'Jehovah's Witnesses Won't Tell Who Translated Their Bible' [As Testemunhas de Jeová Recusam-se a Dizer Quem Traduziu a Bíblia Delas]. Gospel Defender 3:7 (1962), p. 4.

Finnerty, Robert U. Jehovah's Witnesses on Trial: The Testimony of the Early Church Fathers [Testemunhas de Jeová em Julgamento: O Testemunho dos Primeiros Pais da Igreja]. Phillipsburg, NJ: Presbyterian and Reformed Publishing Co., 1993.

Garbe, Detlef. Zwischen Widerstand und Martyrium: Die Zeugen Jehovas im 'Dritten Reich' [Entre a Resistência e o Martírio: As Testemunhas de Jeová no 'Terceiro Reich']. Munique: R. Oldenbourg Verlag, 1993.

Gebhard, Manfred. Die Zeugen Jehovas; eine Dokumentation über das Wachturmgesellschaft [As Testemunhas de Jeová: Documentação Sobre a Watchtower Society]. Leipzig: Urania-Verlag, 1970.

Greenshields, Malcolm, e Thomas A. Robinson. 'Authority among Jehovah's Witnesses: An Interview with a Former member -- M. James Penton and the NAR Editors' [Autoridade Entre as Testemunhas de Jeová: Entrevista Com um Ex-membro -- M. James Penton e os Editores da NAR]. North American Religion, A Publication of the Centre for the Study of North American Religion at the University of Lethbridge 4 (1995), pp. 114-126.

Gruss, Edmond Charles. Apostles of Denial [Apóstolos da Negação]. Edição revista, ed. Nutley, NJ: Presbyterian and Reformed Publishing Co., 1975.

Gruss, Edmond Charles. We Left Jehovah's Witnesses -- A Non-Prophet Organization [Nós Deixámos as Testemunhas de Jeová -- Uma Organização Não-Profética]. Nutley, NJ: Presbyterian and Reformed Publishing Co., 1974.

Henschel, Milton G. 'Who Are Jehovah's Witnesses' [Quem São as Testemunhas de Jeová] Religion in America, Ed. Leo Rosten, Nova Iorque: Simon and Schuster, 1963, pp. 95-102.

Hébert, Gérard, SJ. Les Témoins de Jéhovah [As Testemunhas de Jeová]. Montreal: Les Éditions Bellarmin, 1960.

Jonsson, Carl Olof. 'Charles Taze Russell and the Secret Rapture' [Charles Taze Russell e o Arrebatamento Secreto]. The Christian Quest 2:1 (Verão 1989), pp. 47-58.

Kater, M. 'Die Ernsten Bibelforscher im Dritten Reich' [Os Sérios Estudantes da Bíblia no Terceiro Reich]. Vierteljahrshefte für Zeitgeschichte, 17:2 (Abril 1969), pp. 181-218.

Knorr, Nathan H. 'The Jehovah's Witnesses' [As Testemunhas de Jeová]. In Religion in the Twentieth Century, ed. Vergilius Ferm, pp. 381-392. Nova Iorque: Philosophical Library, 1948.

Kogan, Eugen. The Theory and Practice of Hell [A Teoria e Prática do Inferno]. Londres: Secker and Warburg, 1950.

MacLeod, James M. 'The Sources and Structures of Authority among Jehovah's Witnesses: A Contemporary Survey' [As Fontes e Estruturas de Autoridade entre as Testemunhas de Jeová: Uma Pesquisa Contemporânea]. North American Religion, A Publication of the Centre for the Study of North American Religion at the University of Lethbridge 4 (1995), pp. 84-113.

McCarty, William. 1914 and Christ's Second Coming [1914 e a Segunda Vinda de Cristo]. Washington, DC: Review and Herald Publishing Co., 1975.

Magnani, Duane. Bible Students? -- Do Jehovah's Witnesses Really Study the Bible? -- An Analysis [Estudantes da Bíblia? -- Será Que as Testemunhas de Jeová Realmente Estudam a Bíblia? -- Uma Análise]. Clayton, CA: Witness, Inc., 1983.

Magnani, Duane. The Watch Tower Files: Dialogue with a Jehovah's Witness [Os Ficheiros Watch Tower: Diálogo com uma Testemunha de Jeová]. Minneapolis: Bethany House, 1985.

Magnani, Duane. The Watch Tower under Oath: The Trial of Olin R. Moyle [A Watch Tower sob Juramento: O Julgamento de Olin R. Moyle]. Clayton, CA: Witness, Inc., 1984.

Magnani, Duane. Who Is the Faithful and Wise Servant? -- A Study of Authority over Jehovah's Witnesses. [Quem É o Escravo Fiel e Discreto? -- Um Estudo Sobre a Autoridade Que Controla as Testemunhas de Jeová]. Clayton, CA: Witness, Inc., 1979.

Martin, Walter R. Jehovah's Witnesses [Testemunhas de Jeová]. Grand Rapids: Zondervan, 1974.

Martin, Walter R. The Kingdom of the Cults [O Reino das Seitas]. Grand Rapids: Zondervan, 1965.

Martin, Walter R. The Rise of the Cults [A Ascensão das Seitas]. Edição revista e aumentada. Grand Rapids: Zondervan, 1957.

Martin, Walter R., e Norman H. Klann. Jehovah of the Watchtower [Jeová da Watchtower]. Edição Revista. Grand Rapids: Zondervan, 1974.

Mead, Frank S. Handbook of Denominations in the United States [Manual de Denominações nos Estados Unidos]. Nova Iorque: Abingdon-Cokesbury, 1951.

Metzger, Bruce H. 'The Jehovah's Witnesses and Jesus Christ' [As Testemunhas de Jeová e Jesus Cristo] Theology Today 10 (1953), pp. 65-85.

Montague, Havor. 'The Pessimistic Sect's Influence on the Mental Health of Its Members: The Case of Jehovah's Witnesses' [A Influência Pessimista da Seita na Saúde Mental dos Seus Membros: O Caso das Testemunhas de Jeová]. Social Compass 24:1 (1977), pp. 135-137.

Munters, Q. T. 'Recruitment as a Vocation: The Case of Jehovah's Witnesses' [O Recrutamento como Vocação: O Caso das Testemunhas de Jeová]. Sociologica Neerlandica 7 (1971), pp. 88-100.

Munters, Q. T. 'The New World Translation of the Holy Scriptures' [A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas]. Biblical Research Monthly, Maio de 1975, pp. 3-5; Junho/Julho de 1975, pp. 15-17.

Munters, Q. T. 'The New World Translation of the Holy Scriptures' [A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas]. The Bible Collector 7 (Julho/Dezembro de 1971), pp. 3-8.

Nobel, Rolf. Falschspieler Gottes: Die Wahrheit über Jehovas Zeugen [A Religião Falsa: A Verdade Sobre as Testemunhas de Jeová]. Hamburgo e Zurique: Rasch und Rohring Verlag, 1985.

Pape, Gunther. Die Wahrheit über Jehovas Zeugen [A Verdade Sobre as Testemunhas de Jeová]. Rottweil/Necker: Verlag Aktuelle Texte, 1972.

Penton, David J. e M. James Penton. 'Pyramidology in the Adventist/Bible Student Tradition: Science, Pseudo-Science and Religion' [Piramidologia na Tradição dos Adventistas e Estudantes da Bíblia: Ciência, Pseudo-Ciência e Religião]. North American Religion, A Publication of the Centre for the Study of North American Religion at the University of Lethbridge 4 (1995), pp. 66-83.

Penton, M. James 'Jehovah's Witnesses and the Secular State: A Historical Analysis of Doctrine' [As Testemunhas de Jeová e o Estado Secular: Uma Análise Histórica da Doutrina]. Journal of Church and State 21 (1979), pp. 55-72.

Penton, M. James 'The Jehovah's Witnesses: A Bibliographical Essay of Recent Books in English' [As Testemunhas de Jeová: Um Ensaio Bibliográfico de Livros Recentes em Inglês]. North American Religion, A Publication of the Centre for the Study of North American Religion at the University of Lethbridge 2 (1993), pp. 95-133.

Penton, M. James 'A Reprint of a Foundational Document of the Jehovah's Witnesses (1877) -- The Object and Manner of Our Lord's Return by C. T. Russell' [Reimpressão de um Documento Fundador das Testemunhas de Jeová (1877) -- O Objecto e a Maneira da Volta de Nosso Senhor de C. T. Russell]. North American Religion, A Publication of the Centre for the Study of North American Religion at the University of Lethbridge 1 (1992), pp. 76-126.

Pike, Edgar Royston. Jehovah's Witnesses: Who They Are, What They Teach, What They Do [Testemunhas de Jeová: Quem São, O Que Ensinam, O Que Fazem]. Nova Iorque: Philosophical Library, 1954.

Reed, David A. Behind the Watchtower Curtain: The Secret Society of Jehovah's Witnesses [Por Detrás da Cortina da Torre de Vigia: A Sociedade Secreta das Testemunhas de Jeová]. Southbridge, MA: Crowne, 1989.

Reed, David A. How to Rescue Your Loved One from the Watch Tower [Como Resgatar o Seu Ente Querido da Watch Tower]. Grand Rapids: Baker Book House, 1989.

Reed, David A. Jehovah's Witnesses Literature: A Critical Guide to Watchtower Publications [Literatura das Testemunhas de Jeová: Um Guia Crítico Para as Publicações da Torre de Vigia]. Grand Rapids: Baker Book House, 1993.

Reed, David A., ed. Index of Watch Tower Errors: 1879 to 1989 [Índice de Erros da Torre de Vigia: De 1879 até 1989]. Grand Rapids: Baker Book House, 1990.

Regehr, Ernie. 'Jehovah's Witnesses in Africa' [Testemunhas de Jeová em África]. Christian Century 90 (1976), pp. 17-18.

Rogerson, Alan. 'Témoins de Jéhovah et Etudiants de la Bible. Qui est schismatique?' [Testemunhas de Jeová e Estudantes da Bíblia. Quem é Cismático?] Social Compass 24:1 (1977), pp. 33-43.

Schnell, William J. Thirty Years a Watch Tower Slave [Trinta Anos Escravo da Torre de Vigia]. Grand Rapids: Baker Book House, 1956.

Seguy, Jean. 'Messianisme et echec social: Les Témoins de Jéhovah' [Messianismo e Fracasso Social: As Testemunhas de Jeová]. Archives de Sociologie des Religions 21 (1966), pp. 89-99.

Seguy, Jean. Les Sectes protestantes dans la France contemporaine [As Seitas Protestantes na França Contemporânea]. Paris: Beauchesne, 1956.

Stockdale, William. Jehovah's Witnesses in American Prisions [Testemunhas de Jeová nas Prisões Americanas]. Putnam, CT: Wilda, 1946.

Van Buskirk, Michael. The Scholastic Dishonesty of the Watchtower [A Desonestidade Académica da Torre de Vigia]. Santa Ana, CA: Caris, 1976.

von Suskind, Eckhard. Zeugen Jehovas: Anspruch und Wirklichkeit der Wachtturm-Gesellschaft [Testemunhas de Jeová: Mitos e Realidades da Sociedade Torre de Vigia]. Neuhausen-Stuttgart: Hanssler, 1987.

Watters, Randy. Letters to the Editor -- Book I [Cartas ao Editor -- Livro I]. Manhattan Beach, CA: Free Minds, Inc., 1994.

Watters, Randy. Letters to the Editor -- Book II [Cartas ao Editor -- Livro II]. Manhattan Beach, CA: Free Minds, Inc., 1995.

Watters, Randy. Thus Saith the Governing Body [Assim Disse o Corpo Governante]. Manhattan Beach, CA: Free Minds, Inc., 1996.

Watters, Randy. The Truth Will Set You Free [A Verdade Vos Tornará Livres]. Manhattan Beach, CA: Free Minds, Inc., 1988.

Watters, Randy. Understanding Mind Control among Jehovah's Witnesses [Compreendendo o Controlo Mental entre as Testemunhas de Jeová]. Manhattan Beach, CA: Free Minds, Inc., 1996.

Wilson, Bryant R. 'Aspects of Kinship and the Rise of Jehovah's Witnesses in Japan' [Aspectos da Realeza e a Ascensão das Testemunhas de Jeová no Japão]. Social Compass 24 (1977), pp. 97-120.

Wilson, Bryant R. 'Jehovah's Witnesses in Africa' [Testemunhas de Jeová em África]. New Society 25 (12 de Julho de 1973), pp. 73-75.

Wilson, Bryant R. 'Jehovah's Witnesses in Kenya' [Testemunhas de Jeová no Quénia]. Journal of Religion in Africa 5 (1973), pp. 128-149.

Wilson, Bryant R. 'When Prophecy Failed' [Quando a Profecia Falhou] New Society 43 (26 de Janeiro de 1978), pp. 18-34.

Zygmunt, Joseph F. 'Jehovah's Witnesses in the U.S.A. -- 1942-1976' [Testemunhas de Jeová nos E.U.A. -- 1942-1976]. Social Compass 24:1 (1977), pp. 44-57.

Para um exame das fontes subjacentes ao pensamento de Charles Taze Russell e das Testemunhas de Jeová, são úteis as seguintes obras:

Ahlstrom, Sydney E. A Religious History of the American People [Uma História Religiosa do Povo Americano]. New Haven: Yale University Press, 1972.

Ball, Bryan W. A Great Expectation: Eschatological Thought in English Protestantism to 1660 [Uma Grande Expectativa: Pensamento Escatológico no Protestantismo Inglês até 1660]. Leiden: E. J. Brill, 1975.

Froom, LeRoy Edwin. The Conditionalist Faith of Our Fathers [A Fé Condicionalista dos Nossos Pais], 2 vols. Washington, DC: Review and Herald Publishing Association, 1954.

Froom, LeRoy Edwin. The Prophetic Faith of Our Fathers [A Fé Profética dos Nossos Pais], 4 vols. Washington, DC: Review and Herald Publishing Association, 1950.

Harrison, J. F. C. The Second Coming: Popular Millenarianism, 1780-1850 [A Segunda Vinda: Milenarismo Popular, 1780-1850]. Londres: Routledge, 1979.

Hill, John Edward Christopher. The World Turned Upside Down: Radical Ideas during the English Revolution [O Mundo Virado do Avesso: Ideias Radicais Durante Revolução Inglesa]. Londres: Temple Smith, 1972.

Persons, Stow. American Minds: A History of Ideas [Mentes Americanas: Uma História das Ideias]. Nova Iorque: Holt, Rinehart and Winston, 1958.

Sandeen, Ernest R. The Roots of Fundamentalism: British and American Millenarianism, 1800-1930 [As Raízes do Fundamentalismo: Milenarismo Britânico e Americano, 1800-1930]. Grand Rapids: Baker Book House, 1970.

Williams, George H. The Radical Reformation [A Reforma Radical]. Philadelphia: Westminster, 1962.

Para compreender influências directas sobre Russell, devem ser consultados os seguintes trabalhos:

Livros e Panfletos

  • Barbour, Nelson H. Washed in His Blood [Lavados no Seu Sangue]. Rochester, NY: Unique, 1907.
  • Barbour, Nelson H., e C. T. Russell. Three Worlds and the Harvest of This World [Três Mundos e a Colheita Deste Mundo]. Rochester, NY: Office of the Herald of the Morning, 1877.
  • Brown, John Aquinas. The Even-Tide: or, Last Triumph of the Blessed and Only Potentate, the King of Kings, and Lord of Lords: Being a Development of the Mysteries of Daniel and St. John [A Noite: ou, Último Triunfo do Abençoado e Único Potentado, o Rei dos Reis, e Senhor dos Senhores: Sendo um Desenvolvimento dos Mistérios de Daniel e S. João], 2 vols. Londres: J. Oppor e outros editores, 1823.
  • Gausted, Edwin Scott, ed. The Rise of Adventism [A Ascensão do Adventismo]. Nova Iorque: Harper and Row, 1974.
  • Grew, Henry. Future Punishment, Not Eternal Life in Misery but Destruction [Punição Futura, Não Vida Eterna em Miséria mas Destruição]. Philadelphia: Stereotyped at Moorbridge's Foundry, 1850.
  • Loughborough, J. N. The Great Second Advent Movement [O Grande Movimento do Segundo Advento], reimpressão: Nova Iorque: Arno, 1972.
  • Paton, J. H. The Day Dawn, or the Gospel in Type and Prophecy [A Aurora do Dia, ou o Evangelho no Tipo e na Profecia]. Pittsburgh: A. D. Jones, 1880.
  • Storrs, George. An Inquiry: Are the Souls of the Wicked Immortal? In Six Sermons [Uma Pesquisa: Será Que as Almas dos Iníquos são Imortais? Em Seis Sermões]. Philadelphia: Publicado pelo autor, 1847.
  • Storrs, George. An Inquiry: Are the Souls of the Wicked Immortal? In Three Letters [Uma Pesquisa: Será Que as Almas dos Iníquos são Imortais? Em Três Cartas]. Montpelier, VT: Impressão privada, 1841.
  • Storrs, George. A Vindication of the Government of God over the Children of Men: or 'The Promise and Oath of God to Abraham' [Uma Vindicação do Governo de Deus sobre os Filhos dos Homens: ou 'A Promessa e Juramento de Deus a Abraão']. Nova Iorque: Publicado pelo autor, 1871.
  • Storrs, George. The Wicked Dead: or Statements, Explanations, Queries Answered, and Exposition of Texts Relating to the Destiny of Wicked Men [Os Iníquos Mortos: ou Declarações, Explicações, Interrogações Respondidas, e Exposição de Textos Sobre o Destino de Homens Iníquos]. Nova Iorque: The Herald of Life, 1870.
  • Tompkins, Peter. The Secrets of the Great Pyramid [Os Segredos da Grande Pirâmide]. Nova Iorque: Harper and Row, 1971.
  • Wellcome, Isaac C. History of the Second Advent Message and Mission, Doctrine and People [História da Mensagem e Missão, Doutrina e Povo do Segundo Adventismo]. Yarmouth, ME: I. C. Wellcome, 1874.

Periódicos

  • Bible Examiner, 1843-1880.
  • The Bible Examiner, 1981-1984.
  • Herald of Life and the Coming Kingdom, 1863-1880.
  • The Herald of the Morning, 1874-1890.

Muitos outros periódicos e fontes úteis estão enumerados em The Millerites and Early Adventists:

An Index to the Microfilm Collection of Rare Books and Manuscripts [Os Milleritas e Primeiros Adventistas: Um Índice para a Colecção Microfilmada de Livros e Manuscritos Raros], publicado por University Microfilms International.

Publicações que não são da Watch Tower/Estudantes da Bíblia também têm alguma importância. Estas incluem.

  • Edgar, John, MD. The Preservation of Identity in the Resurrection [A Preservação da Identidade na Ressurreição]. Glasgow: Hay Nisbet and Co., s.d.
  • Edgar, John, MD. Socialism and the Bible [Socialismo e a Bíblia]. Glasgow: Hay Nisbet and Co., s.d.
  • Edgar, John, MD. Where Are the Dead? [Onde Estão os Mortos?] Glasgow: Hay Nisbet and Co., 1908.
  • Edgar, John, MD. A Tree Planted by the Rivers of Water [Uma Árvore Plantada perto dos Rios de Água]. Glasgow: Hay Nisbet and Co., s.d.
  • Edgar, John, e Morton Edgar. Great Pyramid Passages [Grandes Passagens da Pirâmide], 2 vols. Glasgow: Morton Edgar, 1912.
  • Edgar, Minna. Memoirs of Dr. John Edgar [Memórias do Dr. John Edgar]. Glasgow: Hay Nisbet and Co., s.d.
  • Edgar, Morton. Abraham's Life-History an Allegory [Vida e História de Abraão: Uma Alegoria]. Glasgow: Hay Nisbet and Co., s.d.
  • Edgar, Morton. 'Faith's Foundations' and 'Waiting on God' ['Fundações da Fé' e 'Esperando em Deus']. Glasgow: Hay Nisbet and Co., s.d.
  • Edgar, Morton. The Great Pyramid and the Bible [A Grande Pirâmide e a Bíblia]. Glasgow: Hay Nisbet and Co., s.d.
  • Edgar, Morton. The Great Pyramid -- Its Scientific Features [A Grande Pirâmide -- Seus Aspectos Científicos]. Glasgow: Hay Nisbet and Co., s.d.
  • Edgar, Morton. The Great Pyramid: Its Spiritual Symbolism [A Grande Pirâmide: Seu Simbolismo Espiritual]. Glasgow: Bone and Hulley, 1924.
  • Edgar, Morton. The Great Pyramid: Its Time Features [A Grande Pirâmide: Seus Aspectos Temporais]. Glasgow: Bone and Hulley, 1924.
  • Edgar, Morton. Mythology and the Bible [Mitologia e a Bíblia]. Glasgow: Hay Nisbet and Co., s.d.
  • Edgar, Morton. 1914 AD and the Great Pyramid [1914 AD e a Grande Pirâmide]. Glasgow: Hay Nisbet and Co., s.d.
  • Edgar, Morton. Prayer and the Bible [Oração e a Bíblia]. Glasgow: Hay Nisbet and Co., s.d.
  • Jehovah's Witnesses: Alternatives to Blood Transfusions [Testemunhas de Jeová: Alternativas às Transfusões de Sangue]. Toronto: Fotocopiado pelas Testemunhas de Jeová do Canadá, 1973.
  • Jones, Leslie W., MD. What Pastor Russell Said [O Que Disse o Pastor Russell]. Chicago: The Bible Students Book Store, 1917.
  • Jones, Leslie W., MD. What Pastor Russell Taught [O Que Ensinou o Pastor Russell]. Chicago: Impressão privada, s.d.
  • Jones, Leslie W., MD. What Pastor Russell Taught on the Covenants, Mediator Ransom, Sin Offering, Atonement [O Que Ensinou o Pastor Russell sobre os Pactos, o Resgate do Mediador, Ofertas pelo Pecado, Expiação]. Chicago: Impressão privada, 1919.
  • Memoirs of Pastor Russell: The Laodicean Messenger: His Life, Works and Character [Memórias do Pastor Russell: O Mensageiro Laodicense: A Sua Vida, Obras e Carácter]. Chicago: The Bible Students Book Store, 1923.
  • Paton, J. H. The Day Dawn: or The Gospel in Type and Prophecy [A Aurora do Dia: ou O Evangelho no Tipo e na Profecia]. Pittsburg, PA: A. D. Jones, 1880.
  • Russell, Charles T. Object and Manner of Our Lord's Return [Objecto e Maneira da Volta de Nosso Senhor]. Rochester, NY: Herald of the Morning, 1877.
  • Rutherford, Joseph F. A Great Battle in the Ecclesiastical Heavens [Uma Grande Batalha nos Céus Eclesiásticos]. Nova Iorque: Impressão privada, 1915.

Várias publicações de ou sobre o Pastor Russell e os Estudantes da Bíblia do seu tempo foram impressas novamente pelos Chicago Bible Students, P.O. Box 6016, Chicago, IL 60680 U.S.A. Estas incluem volumes intitulados Harvest Gleanings I, II e III [Antologias da Colheita I, II e III], e Convention Reports [Relatórios de Congressos] da era de Russell.

Segue-se uma lista razoavelmente completa de obras publicadas pela Watch Tower Bible and Tract Society [Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados] e organizações associadas. As publicações estão enumeradas por tipo, cronologicamente.

Bíblias

  • Rotherham, Joseph B. New Testament, 12.ª ed. rev., 1896.
  • Holman Linear Bible, 1901.
  • Wilson, Benjamin. The Emphatic Diaglot, 1902.
  • The Bible Students Edition of the Authorized Version, 1907.
  • The Authorized Version, 1942.
  • The American Standard Version of 1901, 1944.
  • The New World Translation of the Christian Greek Scriptures, 1950.
  • New World Translation of the Hebrew Scriptures, vols. 1-5, 1953-1960.
  • New World Translation of the Holy Scriptures, 1961.
  • New World Translation of the Christian Greek Scriptures, edição holadesa, francesa, alemã, italiana, espanhola e portuguesa, 1963.
  • New World Translation of the Holy Scriptures, edição em letra grande, 1963.
  • New World Translation of the Holy Scriptures, edição espanhola, 1967.
  • The Kingdom Interlinear Translation of the Christian Greek Scriptures, 1969.
  • New World Translation of the Holy Scriptures, revisão de 1970.
  • New World Translation of the Holy Scriptures, revisão da edição em letra grande, 1972.
  • New World Translation of the Holy Scriptures, revisão de 1971.
  • Byington, Stephen T. The Bible in Living English, 1972.
  • New World Translation of the Christian Greek Scriptures, edição japonesa, 1974.
  • New World Translation of the Holy Scriptures, edição francesa, 1974.
  • New World Translation of the Holy Scriptures, revisão de 1981.
  • New World Translation of the Holy Scriptures with References, 1984.
  • Kingdom Interlinear Translation of the Greek Scriptures (revisão), 1985.

Livros

  • Russell, Charles T. Studies in the Scriptures [Estudos das Escrituras], 7 vols. 1886-1917. Numerosas edições.
  • Russell, Charles T. Vol. 1: The Divine Plan of the Ages [O Plano Divino das Eras], 1886.
  • Russell, Charles T. Vol. 2: The Time Is at Hand [O Tempo É Iminente], 1889.
  • Russell, Charles T. Vol. 3: Thy Kingdom Come [Venha o Teu Reino], 1891.
  • Russell, Charles T. Vol. 4: The Battle of Armageddon [A Batalha do Armagedom], 1897.
  • Russell, Charles T. Vol. 5: The Atonement between God and Man [Expiação Entre Deus e o Homem], 1899
  • Russell, Charles T. Vol. 6: The New Creation [A Nova Criação], 1904.
  • Russell, Charles T. Vol. 7: The Finished Mystery [O Mistério Consumado] foi publicitado como o trabalho póstumo de Russell, visto ter sido principalmente baseado nas suas notas e escritos. Foi preparado por George Fisher e Clayton Woodworth pouco depois da morte de Russell.
  • Seibert, G. W. Daily Manna for the Household of Faith [Maná Diário Para a Casa da Fé], 1907.
  • Woodworth, Clayton J. Bible Student's Manual [Manual dos Estudantes da Bíblia], 1909.
  • Russell, Charles T. Tabernacle Shadows [Sobras do Tabernáculo], 1911.
  • Poems of Dawn [Poemas da Aurora], 1912.
  • Russell, Charles T. Scenario of the Photo-Drama of Creation [Cenário do Foto-Drama da Criação], 1914.
  • Russell, Charles T. Pastor Russell's Sermons [Sermões do Pastor Russell], 1917.
  • Rutherford, Joseph F. The Harp of God [A Harpa de Deus], 1921.
  • Van Amburgh, W. E. The Way to Paradise [O Caminho Para o Paraíso], 1924.
  • Rutherford, Joseph F. Comfort for the Jews [Conforto para os Judeus], 1925.
  • Rutherford, Joseph F. Deliverance [Libertação], 1926.
  • Rutherford, Joseph F. Creation [Criação], 1927.
  • Rutherford, Joseph F. Government [Governo], 1928.
  • Rutherford, Joseph F. Reconciliation [Reconciliação], 1928.
  • Rutherford, Joseph F. Life [Vida], 1929.
  • Rutherford, Joseph F. Prophecy [Profecia], 1929.
  • Rutherford, Joseph F. Light [Luz], dois volumes, 1930.
  • Rutherford, Joseph F. Vindication [Vindicação] (livro um), 1931.
  • Rutherford, Joseph F. Vindication [Vindicação] (livros dois e três), 1932.
  • Rutherford, Joseph F. Preservation [Preservação], 1932.
  • Rutherford, Joseph F. Preparation [Preparação], 1933.
  • Rutherford, Joseph F. Jehovah [Jeová], 1934.
  • Rutherford, Joseph F. Riches [Riquezas], 1936.
  • Rutherford, Joseph F. Enemies [Inimigos], 1937.
  • Rutherford, Joseph F. Salvation [Salvação], 1939.
  • Rutherford, Joseph F. Religion [Religião], 1940.
  • Rutherford, Joseph F. Children [Filhos], 1941.
  • The New World [O Novo Mundo], 1942.
  • 'The Truth Shall Make You Free' ['A Verdade Vos Tornará Livres'], 1943.
  • 'The Kingdom Is at Hand' ['O Reino É Iminente'], 1944.
  • Theocratic Aid to Kingdom Publishers [Ajuda Teocrática Para os Publicadores do Reino], 1945.
  • 'Equipped for Every Good Work' ['Equipados Para Toda a Boa Obra'], 1946.
  • 'Let God Be True' ['Seja Deus Verdadeiro'], 1946.
  • 'This Means Everlasting Life' ['Isto Significa Vida Eterna'], 1950.
  • 'What Has Religion Done for Manking?' ['Que Tem Feito a Religião Pela Humanidade?'], 1951.
  • 'Let God Be True' ['Seja Deus Verdadeiro'] (revisão), 1952.
  • 'Make Sure of All Things' ['Certificai-vos de Todas as Coisas'], 1953.
  • 'New Heavens and a New Earth' ['Novos Céus e Uma Nova Terra'], 1953.
  • Qualified to Be Ministers [Qualificados Para Ser Ministros] 1955
  • You May Survive Armageddon into God's New World [Poderá Sobreviver ao Armagedom para o Novo Mundo de Deus] 1955
  • Branch Office Procedure of the Watch Tower Bible and Tract Society of Pa. [Procedimentos do Escritório da Filial da Sociedade Torre de Vigia de Pa.] 1958
  • From Paradise Lost to Paradise Regained [Do Paraíso Perdido ao Paraíso Recuperado] 1958
  • 'Your Will Be Done on Earth' [Seja Feita a Tua Vontade na Terra] 1958
  • Jehovah's Witnesses in the Divine Purpose [As Testemunhas de Jeová no Propósito Divino] 1959
  • Kingdom Ministry School Course [Curso da Escola do Ministério Teocrático] 1960
  • 'Let Your Name Be Sanctified' ['Santificado Seja o Teu Nome'] 1961
  • Watch Tower Publication Index (1930-1960) [Índice das Publicações da Torre de Vigia (1930-1960)] 1961
  • 'All Scripture Is Inspired of God and Beneficial' [Toda Escritura É Inspirada por Deus e Proveitosa] 1963
  • 'Babylon the Great Has Fallen!' God's Kingdom Rules! ['Caiu Babilónia, a Grande!' O Reino de Deus Já Domina!] 1963
  • 'Make Sure of All Things: Hold Fast to What Is Fine' ['Certificai-vos de Todas as Coisas: Apegai-vos ao Que É Excelente'] 1965
  • 'Things in Which It Is Impossible for God to Lie' ['Coisas em que É Impossível que Deus Minta'] 1965
  • Life Everlasting -- in Freedom of the Sons of God [Vida Eterna -- na Liberdade dos Filhos de Deus] 1966
  • Watch Tower Publications Index (1961-1965) [Índice das Publicações da Torre de Vigia (1961-1965)] 1966
  • Did Man Get Here by Evolution or by Creation? [Veio o Homem a Existir Por Evolução ou por Criação?] 1967
  • Qualified to Be Ministers (rev.) [Qualificados para Ser Ministros] 1967
  • 'Your Word Is a Lamp to My Foot' [A Tua Palavra É uma Lâmpada Para o Meu Pé] 1967
  • The Truth That Leads to Eternal Life [A Verdade Que Conduz à Vida Eterna] 1968
  • Is the Bible Really the Word of God? [É a Bíblia Realmente a Palavra de Deus?] 1969
  • 'Then Is Finished the Mystery of God' [Cumprir-se-á, Então, o Mistério de Deus] 1969
  • Aid to Bible Understanding [Ajuda ao Entendimento da Bíblia] 1971
  • Listening to the Great Teacher [Escute o Grande Instrutor] 1971
  • The Nations Shall Know That I am Jehovah' -- How? [As Nações Terão de Saber Que Eu Sou Jeová -- Como?] 1971
  • Theocratic Ministry School Guidebook [Manual da Escola do Ministério Teocrático] 1971
  • Watch Tower Publication Index (1966-1970) [Índice das Publicações da Torre de Vigia (1966-1970)] 1971
  • Organization for Kingdom-Preaching and Disciple Making [Organização para Pregar o Reino e Fazer Discípulos] 1972
  • Paradise Restored to Mankind -- By Teocracy! [O Paraíso Restaurado para a Humanidade -- Pela Teocracia!] 1972
  • Comprehensive Concordance of the New World Translation of the Holy Scriptures [Concordância Compreensiva da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas] 1973
  • God's Kingdom of a Thousand Years Has Approached [Aproximou-se o Reino de Deus de Mil Anos] 1973
  • True Peace and Security -- From What Source? [Verdadeira Paz e Segurança -- De Que Fonte?] 1973
  • God's 'Eternal Purpose' Now Triumphing for Man's Good [O Propósito Eterno de Deus Triunfa Agora Para o Bem do Homem] 1974
  • Is This Life All There Is? [É Esta Vida Tudo o Que Há?] 1974
  • Man's Salvation out of World Distress at Hand [É Iminente a Salvação do Homem da Aflição Mundial] 1975
  • Good News -- To Make You Happy [Boas Novas Para Torná-lo Feliz] 1976
  • Holy Spirit -- The Force Behind the Coming New Order! [Espírito Santo -- A Força por Detrás da Vindoura Nova Ordem!] 1976
  • Watch Tower Publication Index (1971-1975) [Índice das Publicações da Torre de Vigia (1971-1975)] 1976
  • Your Youth -- Getting the Best Out of It [Sua Juventude -- O Melhor Modo de Usufruí-la] 1976
  • Making Your Family Life Happy [Torne Feliz Sua Vida Familiar] 1978
  • My Book of Bible Stories [Meu Livro de Histórias Bíblicas] 1978
  • Choosing the Best Way of Life [A Escolha do Melhor Modo de Vida] 1979
  • Commentary on the Letter of James [Comentário à Carta de Tiago] 1979
  • Watch Tower Publication Index (1976-1980) [Índice das Publicações da Torre de Vigia (1976-1980)] 1981
  • You Can Live Forever in paradise on Earth [Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra] 1982
  • Organized to Accomplish Our Ministry [Organizados Para Efectuar o Nosso Ministério] 1983
  • United in Worship of the Only True God [Unidos na Adoração do Único Deus Verdadeiro] 1983
  • Survival into a New Earth [Sobrevivência Para Uma Nova Terra] 1984
  • Life -- How Did It Get Here? By Evolution or by Creation [A Vida -- Qual a Sua Origem? A Evolução ou a Criação?] 1985
  • Reasoning from the Scriptures [Raciocínios à Base das Escrituras] 1985
  • 1986 Yearbook (sem textos diários) [Anuário de 1986] 1985. Todas as edições posteriores do Anuário têm sido publicadas sem os textos diários.
  • True Peace and Security -- How Can You Find It? [Verdadeira paz e Segurança -- Como Poderá Encontrá-la?] 1986
  • Worldwide Security under the 'Prince of Peace' [Segurança Mundial Sob o Príncipe da Paz] 1986
  • Watch Tower Publication Index (1930-1985) [Índice das Publicações da Torre de Vigia (1930-1985)] 1986
  • Insight on the Scriptures [Estudo Perspicaz das Escrituras] 1988
  • Revelation -- Its Grand Climax at Hand [Revelação -- Seu Grandioso Clímax Está Próximo] 1988
  • The Bible -- God's Word or Man's [A Bíblia -- Palavra de Deus ou do Homem?] 1989
  • Questions That Young People Ask: Answers That Work [Os Jovens Perguntam -- Respostas Práticas] 1989
  • Mankind's Search for God [O Homem em Busca de Deus] 1990
  • 'All Scripture Is Inspired of God and Beneficial' [Toda a Escritura É Inspirada por Deus e Proveitosa] 1990
  • The Greatest Man Who Ever Lived [O Maior Homem Que Já Viveu] 1991
  • 'Pay Attention to Yourselves and to All the Flock' [Prestai Atenção a Vós Mesmos e a Todo o Rebanho] 1991
  • Watch Tower Publication Index (1986-1990) [Índice das Publicações da Torre de Vigia (1986-1990)] 1992
  • Jehovah's Witnesses: Proclaimers of God's Kingdom [Testemunhas de Jeová: Proclamadores do Reino de Deus] 1993
  • Knowledge That Leads to Everlasting Life [Conhecimento Que Conduz à Vida Eterna] 1995

Folhetos

  • Russell, Charles T. Food for Thinking Christians [Alimento Para Cristãos Reflexivos] 1881
  • Russell, Charles T. Tabernacle Teachings [Ensinos do Tabernáculo] 1882
  • Russell, Charles T. 'Thy Word Is Truth' [A Tua Palavra É a Verdade] 1893
  • Russell, Charles T. Harvest Siftings [Peneiramento da Colheita] 1894
  • Russell, Charles T. What Say the Scriptures about Hell? [Que Dizem as Escrituras Sobre o Inferno?] 1896
  • Russell, Charles T. What Say the Scriptures about Spiritism? [Que Dizem as Escrituras Sobre o Espiritismo?] 1897
  • Russell, Charles T. The Bible vs. Evolution [A Bíblia versus a Evolução] 1898
  • Russell, Charles T. What Say the Scriptures about Our Lord's Return? [Que Dizem as Escrituras Sobre o a Volta de Nosso Senhor?] 1898
  • Russell, Charles T. Berean Studies on the At-one-ment between God and Man [Estudos Bereanos sobre a Expiação Entre Deus e o Homem] 1910
  • Russell, Charles T. Jewish Hopes [Esperanças Judaicas] 1910
  • Russell, Charles T. Berean Studies on the Divine Plan of the Ages [Estudos Bereanos sobre o Plano Divino das Eras] 1912
  • Russell, Charles T. Berean Studies on Thy Kingdom Come [Estudos Bereanos sobre o livro Venha o Teu Reino] 1912
  • Russell, Charles T. Berean Studies on the Battle of Armageddon [Estudos Bereanos sobre o livro A Batalha do Armagedom] 1915
  • Russell, Charles T. Berean Studies on the New Creation [Estudos Bereanos Sobre o livro A Nova Criação] 1915
  • Russell, Charles T. Berean Studies on the Time Is at Hand [Estudos Bereanos Sobre o livro O Tempo É Iminente] 1915
  • Outlines on the Divine Plan of the Ages [Esboços sobre o Plano Divino das Eras] 1917
  • Berean Studies on the Finished Mystery [Estudos Bereanos Sobre o livro O Mistério Consumado] 1917
  • Berean Studies on Tabernacle Shadows of Better Sacrifices [Estudos Bereanos Sobre o livro Sombras do Tabernáculo de Sacrifícios Melhores] 1917
  • Rutherford, Joseph F. Can the Living Talk with the Dead? (Talking with the Dead) [Podem os Vivos Falar com os Mortos? (Falando com os Mortos)] 1920
  • Rutherford, Joseph F. Millions Now Living Will Never Die [Milhões Que Agora Vivem Jamais Morrerão] 1920
  • Rutherford, Joseph F. World Distress -- Why? The Remedy [Aflições Mundiais -- Porquê? O Remédio] 1923
  • Rutherford, Joseph F. A Desirable Government [Um Governo Desejável] 1924
  • Rutherford, Joseph F. Hell [Inferno] 1924
  • Rutherford, Joseph F. Comfort for the People [Conforto para o Povo] 1925
  • Rutherford, Joseph F. Our Lord's Return [A Volta de Nosso Senhor] 1925
  • Rutherford, Joseph F. The Standard for the People [O Padrão para o Povo] 1926
  • Rutherford, Joseph F. Freedom for the Peoples [Liberdade para os Povos] 1927
  • Rutherford, Joseph F. Questions on Deliverance [Perguntas Sobre a Libertação] 1927
  • Rutherford, Joseph F. Restoration [Restauração] 1927
  • Rutherford, Joseph F. Where Are the Dead? [Onde Estão os Mortos?] 1927
  • Rutherford, Joseph F. Prosperity Sure [A Prosperidade É Certa] 1928
  • Rutherford, Joseph F. The Last Days [Os Últimos Dias] 1928
  • Rutherford, Joseph F. The People's Friend [O Amigo do Povo] 1928
  • Rutherford, Joseph F. Judgment [Julgamento] 1929
  • Rutherford, Joseph F. Oppression, When Will It End? [Opressão, Quando Acabará?] 1929
  • Rutherford, Joseph F. Crimes and Calamities, The Cause, The Remedy [Crimes e Calamidades, A Causa, O Remédio] 1930
  • Rutherford, Joseph F. Prohibition and the League of Nations [A Proibição e a Liga das Nações] 1930
  • Rutherford, Joseph F. War or Peace, Which? [Guerra ou Paz, Qual?] 1931
  • Rutherford, Joseph F. Heaven and Purgatory [Céu e Purgatório] 1931
  • Rutherford, Joseph F. The Kingdom, the Hope of the World [O Reino, a Esperança do Mundo] 1931
  • Rutherford, Joseph F. Cause of Death [Causa da Morte] 1932
  • Rutherford, Joseph F. Good News [Boas Novas] 1932
  • Rutherford, Joseph F. Health and Life [Saúde e Vida] 1932
  • Rutherford, Joseph F. Hereafter [De Agora em Diante] 1932
  • Rutherford, Joseph F. Home and Happiness [Lar e Felicidade] 1932
  • Rutherford, Joseph F. Keys of Heaven [Chaves do Reino] 1932
  • Rutherford, Joseph F. Liberty [Liberdade] 1932
  • Rutherford, Joseph F. The Final War [A Guerra Final] 1932
  • Rutherford, Joseph F. What Is Truth? [O Que É a Verdade?] 1932
  • Rutherford, Joseph F. What You Need [O Que Você Precisa] 1932
  • Rutherford, Joseph F. Who Is God? [Quem É Deus?] 1932
  • Rutherford, Joseph F. Dividing the People [Dividindo o Povo] 1933
  • Rutherford, Joseph F. Escape to the Kingdom [Escape para o Reino] 1933
  • Rutherford, Joseph F. Intolerance [Intolerância] 1933
  • Rutherford, Joseph F. The Crisis [A Crise] 1933
  • Rutherford, Joseph F. Angels [Anjos] 1934
  • Rutherford, Joseph F. Beyond the Grave [Para Além da Sepultura] 1934
  • Rutherford, Joseph F. Favored People [Povo Favorecido] 1934
  • Rutherford, Joseph F. His Vengeance [A Sua Vingança] 1934
  • Rutherford, Joseph F. His Works [Os Seus Trabalhos] 1934
  • Rutherford, Joseph F. Righteous Ruler [Governante Justo] 1934
  • Rutherford, Joseph F. Supremacy [Supremacia] 1934
  • Rutherford, Joseph F. Truth -- Shall It Be Suppressed? [Paz -- Será Suprimida?] 1934
  • Rutherford, Joseph F. Why Pray for Prosperity [Por Que Orar Pela Prosperidade?] 1934
  • Rutherford, Joseph F. World Recovery [Recuperação Mundial] 1934
  • Rutherford, Joseph F. Government -- Hiding the Truth, Why? [Governo -- Escondendo a Verdade, Porquê?] 1935
  • Rutherford, Joseph F. Loyalty [Lealdade] 1935
  • Rutherford, Joseph F. Universal War Near [Guerra Universal Está Perto] 1935
  • Rutherford, Joseph F. Who Shall Rule the World? [Quem Governará o Mundo?] 1935
  • Rutherford, Joseph F. Choosing, Riches or Ruin [Escolhendo, Riquezas ou Ruína] 1935
  • Rutherford, Joseph F. Protection [Protecção] 1936
  • Rutherford, Joseph F. Armageddon [Armagedom] 1937
  • Rutherford, Joseph F. Model Study No. 1 [Estudo Modelo n.º 1] 1937
  • Rutherford, Joseph F. Safety [Segurança] 1937
  • Rutherford, Joseph F. Uncovered [Descobertos] 1937
  • Rutherford, Joseph F. Care [Cuidado] 1937
  • Rutherford, Joseph F. Face the Facts [Encare os Factos] 1938
  • Rutherford, Joseph F. Warning [Aviso] 1938
  • Rutherford, Joseph F. Advice for Kingdom Publishers [Conselho para Publicadores do Reino] 1939
  • Rutherford, Joseph F. Fascism or Freedom [Fascismo ou Liberdade] 1939
  • Rutherford, Joseph F. Government and Peace [Governo e Paz] 1939
  • Rutherford, Joseph F. Liberty to Preach [Liberdade para Pregar] 1939
  • Rutherford, Joseph F. Model Study No. 2 [Estudo Modelo n.º 2] 1939
  • Rutherford, Joseph F. Neutrality [Neutralidade] 1939
  • Rutherford, Joseph F. Conspiracy against Democracy [Conspiração contra a Democracia] 1940
  • Rutherford, Joseph F. End of Nazism [Fim do Nazismo] 1940
  • Rutherford, Joseph F. Judge Rutherford Uncovers Fifth Column [O Juiz Rutherford Desmascara a Quinta Coluna] 1940
  • Rutherford, Joseph F. Refugees [Refugiados] 1940
  • Rutherford, Joseph F. Satisfied [Satisfeitos] 1940
  • Rutherford, Joseph F. Comfort All That Mourn [Confortai Todos os Que Choram] 1940
  • Rutherford, Joseph F. God and the State [Deus e o Estado] 1941
  • Rutherford, Joseph F. Jehovah's Servants Defended [Servos de Jeová Defendidos] 1941
  • Rutherford, Joseph F. Model Study No. 3 [Estudo Modelo n.º 3] 1941
  • Rutherford, Joseph F. Theocracy [Teocracia] 1941
  • Children Study Questions [Perguntas Para o Estudo do livro Crianças] 1942
  • Organization Instructions [Instruções da Organização] 1942
  • Peace -- Can It Last? [Paz -- Pode Durar?] 1942
  • Hope [Esperança] 1942
  • 'The New World' Study Questions [Perguntas para o Estudo do livro 'O Novo Mundo'] 1942
  • Course in Theocratic Ministry [Curso do Ministério Teocrático] 1943
  • Fighting for Liberty on the Home Front [Lutando pela Liberdade na Frente Interna] 1943
  • Freedom in the New World [Liberdade no Novo Mundo] 1943
  • Freedom of Worship [Liberdade de Adoração] 1943
  • 'The Truth Shall Make You Free' Study Questions [Perguntas para o Estudo de 'A Verdade Vos Tornará Livres'] 1943
  • One World, One Government [Um Mundo, Um Governo] 1944
  • Religion Reaps the Whirlwind [Religião Ceifa a Tempestade] 1944
  • The Coming World Regeneration [A Vindoura Regeneração do Mundo] 1944
  • 'The Kingdom Is at Hand' Study Questions' [Perguntas para o Estudo do livro 'O Reino É Iminente'] 1944
  • 'The Kingdom of God Is Nigh' ['O Reino de Deus Está Próximo'] 1944
  • The 'Commander to the Peoples' ['O Comandante dos Povos'] 1945
  • The Meek Inherit the Earth [Os Mansos Herdam a Terra] 1945
  • 'Be Glad Ye Nations' ['Alegrai-Vos, Nações'] 1946
  • The Prince of Peace [O Príncipe da Paz] 1946
  • The Joy of All the People [A Alegria de Todo o Povo] 1947
  • The Permanent Governor of All Nations [O Governante Permanente de Todas as Nações] 1948
  • Counsel on Theocratic Organization for Jehovah's Witnesses [Conselho sobre Organização Teocrática para as Testemunhas de Jeová] 1949
  • Can You Live Forever in Happiness on Earth? [Poderá Viver Para Sempre em Felicidade na Terra] 1950
  • Defending and Legally Establishing the Good News [Defendendo e Estabelecendo Legalmente as Boas Novas] 1950
  • Evolution versus the New World [Evolução versus o Novo Mundo] 1950
  • Will Religion Meet the World Crisis? [Será Que a Religião Enfrentará a Crise Mundial?] 1951
  • Dwelling Together in Unity [Morando Juntos em União] 1952
  • God's Way Is Love [O Caminho de Deus É Amor] 1952
  • After Armageddon -- God's New World [Depois do Armagedom -- O Novo Mundo de Deus] 1953
  • Basis for Belief in a New World [Base Para Crer Num Novo Mundo] 1953
  • Preach the Word [Prega a Palavra] 1953
  • Counsel to Watch Tower Missionaries [Conselho para Missionários da Torre de Vigia] 1954
  • 'This Good News of the Kingdom' ['Estas Boas Novas do Reino'] 1954
  • Christendom or Christianity -- Which One Is 'the Light of the World'? [Cristandade ou Cristianismo -- Qual Delas É 'a Luz do Mundo'?] 1955
  • Preaching Together in Unity [Pregando Juntos em União] 1955
  • What Do the Scriptures Say about 'Survival after Death' [O Que Dizem as Escrituras Acerca da Sobrevivência Após a Morte] 1955
  • World Conquest Soon -- By God's Kingdom [Conquista do Mundo em Breve -- Pelo Reino de Deus] 1955
  • Healing of the Nations Has Drawn Near [A Cura das Nações Tem-se Aproximado] 1957
  • God's Kingdom Rules -- Is the World's End Near? [O Reino de Deus Domina -- Está Próximo o Fim do Mundo?] 1958
  • 'Look! I Am Making All Things New' ['Vede! Eu Estou Fazendo Novas Todas as Coisas'] 1959
  • When God Speaks Peace to All Nations [Quando Deus Decretar Paz Para Todas as Nações] 1959
  • Preaching and Teaching in Peace and Unity [Pregando e Ensinando em Paz e União] 1960
  • Security during 'War of the Great Day of God the Almighty' [Segurança Durante a 'Guerra do Grande Dia do Deus Todo-Poderoso'] 1960
  • Blood, Medicine and the Law of God [O Sangue, a Medicina e a Lei de Deus] 1961
  • Sermon Outlines [Esboços de Sermões] 1961
  • Watch Tower Publications Index [Índice das Publicações da Torre de Vigia] 1961
  • When All Nations Unite under God's Kingdom [Quando Todas as Nações se Unirem sob o Reino de Deus] 1961
  • Take Courage -- God's Kingdom Is at Hand! [Seja Corajoso -- O Reino de Deus É Iminente] 1962
  • 'The Word' -- Who is He? According to John ['O Verbo' -- Quem É Ele? Segundo João] 1962
  • Living in Hope of A Righteous New World [Vivendo na Esperança de Um Novo Mundo Justo] 1963
  • Report on 'Everlasting Good News' Assembly of Jehovah's Witnesses [Relatório sobre a Assembleia 'Boas Novas Eternas' das Testemunhas de Jeová] 1963
  • When God Is King over All the Earth [Quando Deus for Rei Sobre Toda a Terra] 1963
  • 'Peace among Men of Good Will' or Armageddon -- Which? ['Paz Entre Homens de Boa Vontade' ou Armagedom -- Qual?] 1964
  • 'This Good News of the Kingdom' [Estas Boas Novas do Reino] 1965
  • 'World Government on the Shoulder of the Prince of Peace' ['Governo Mundial Sobre os Ombros do Príncipe da Paz] 1965
  • What Has God's Kingdom Been Doing since 1914? [Quem Tem Feito o Reino de Deus Desde 1914] 1965
  • Rescuing a Great Crowd of Mankind out of Armageddon [Resgatando do Armagedom uma Grande Multidão da Humanidade] 1967
  • Man's Rule about to Give Way to God's Rule [Domínio do Homem Prestes a Dar Lugar ao Domínio de Deus] 1968
  • When All Nations Collide Head on with God [Quando Todas as Nações Colidirem de Frente com Deus] 1971
  • A Secure Future -- How You Can Find It [Um Futuro Seguro -- Como Poderá Encontrá-lo?] 1975
  • Is There a God Who Cares? [Existe Um Deus Que Se Importa?] 1975
  • There Is Much More to Life [Existe Muito Mais Envolvido na Vida] 1975
  • Jehovah's Witnesses and the Question of Blood [As Testemunhas de Jeová e a Questão do Sangue] 1977
  • Topics for Discussion [Tópicos para Discussão] 1977
  • Unseen Spirits [Espíritos Invisíveis] 1978
  • Enjoy Life on Earth Forever [Viva Para Sempre em Felicidade na Terra] 1982
  • From Kurukshetra to Armageddon [Do Kurukshetra para o Armagedom] 1983
  • In Search of a Father [Em Busca de Um Pai] 1983
  • Good News for All Nations [Boas Novas Para Todas as Nações] 1983
  • The Time for True Submission to God [Tempo Para Verdadeira Submissão a Deus] 1983
  • The Divine Name That Will Endure Forever [O Nome Divino Que Permanecerá Para Sempre] 1984
  • The Government That Will Bring Paradise [O Governo Que Estabelecerá o Paraíso] 1985
  • Examining the Scriptures Daily [Examine as Escrituras Diariamente] 1986 e anos seguintes

Brochuras

  • Jehovah's Witnesses in the Twentieth Century [As Testemunhas de Jeová no Século Vinte] 1978
  • What Is the Purpose of Life? How Can You Find It? [Qual É o Objectivo da Vida? Como o Poderá Encontrar?] 1982
  • School and Jehovah's Witnesses [A Escola e as Testemunhas de Jeová] 1983
  • Centennial of the Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania [Centenário da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados] 1984
  • The Government that Will Bring Paradise [O Governo Que Estabelecerá o Paraíso] 1985
  • Jehovah's Witnesses -- Unitedly Doing God's Will World-wide [As Testemunhas de Jeová -- Unidas em Fazer Mundialmente a Vontade de Deus] 1986
  • Look! I Am Making All Things New [Eis Que Faço Novas Todas as Coisas] (edição revista) 1986
  • Should You Believe in the Trinity? [Deve Crer na Trindade?] 1989
  • How Can Blood Save Your Life? [Como Pode o Sangue Salvar a Sua Vida?] 1990
  • Spirits of the Dead -- Can they Help You or Harm You? Do They Really Exist? [Espíritos dos Mortos -- Ajudam ou Prejudicam? Será Que Existem Realmente?] 1991
  • Does God Really Care about Us? [Importa-se Deus Realmente Connosco] 1992
  • Jehovah's Witnesses and Education [As Testemunhas de Jeová e a Educação] 1995
  • Jehovas Zeugen -- Menchen aus der Nachbarschaft. Wer sind sie? [As Testemunhas de Jeová -- Seus Vizinhos. Quem São Elas?] 1995

Relatórios de Congressos

  • Souvenir (Notes from) Watch Tower Bible and Tract Society's Convention [Notas do Congresso da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados] 1905
  • Souvenir Report from the Convention of the Watch Tower Bible and Tract Society [Relatório do Congresso da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados] 1906
  • Souvenir (Notes from) the Watch Tower Bible and Tract Society's Conventions (Panfletos I e II) [Notas dos Congressos da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados] 1907
  • Souvenir Notes of the Watch Tower Convention at Cincinnati, Ohio [Notas Sobre o Congresso da Torre de Vigia em Cincinnati, Ohio] 1908
  • Souvenir Notes Bible Students' Conventions [Notas Sobre os Congressos dos Estudantes da Bíblia] 1909
  • Souvenir Notes Bible Students' Conventions [Notas Sobre os Congressos dos Estudantes da Bíblia] 1910
  • Souvenir Notes Bible Students' Conventions [Notas Sobre os Congressos dos Estudantes da Bíblia] 1911
  • Souvenir Notes Bible Students' Conventions [Notas Sobre os Congressos dos Estudantes da Bíblia] 1912
  • Souvenir Notes Bible Students' Conventions [Notas Sobre os Congressos dos Estudantes da Bíblia] 1913
  • Souvenir Notes Bible Students' Conventions [Notas Sobre os Congressos dos Estudantes da Bíblia] 1914
  • Souvenir Notes Bible Students' Conventions [Notas Sobre os Congressos dos Estudantes da Bíblia] 1915
  • Souvenir Notes Bible Students' Conventions [Notas Sobre os Congressos dos Estudantes da Bíblia] 1916
  • The Messenger [O Mensageiro] 1927
  • The Messenger [O Mensageiro] 1928
  • The Messenger [O Mensageiro] 1931
  • The Messenger [O Mensageiro] 1938
  • The Messenger [O Mensageiro] 1939
  • The Messenger [O Mensageiro] 1940
  • Report of the Jehovah's Witnesses Assembly [Relatório Sobre a Assembleia das Testemunhas de Jeová] 1941

Panfletos de Instruções da Congregação

  • Director [Director] 1935-1936
  • Informant [Informante] 1936-1957
  • Kingdom Ministry [Ministério do Reino] 1957-1977
  • Our Kingdom Service [Nosso Serviço do Reino] 1977-1981
  • Our Kingdom Ministry [Nosso Ministério do Reino] 1981 até ao presente

Petições e Cartas

  • 'A Petition to Bro. Rutherford and the Four Deposed Directors of the W.T.B. & T. Society' [Uma Petição ao Irmão Rutherford e aos Quatro Directores Depostos da Sociedade T.V.B. & T.]. De 156 membros da Eclésia dos Estudantes da Bíblia da Cidade de Nova Iorque, 1917
  • 'An Open Letter to People of the Lord Throughout the World' [Uma Carta Aberta para o Povo do Senhor em Todo o Mundo]. Da Eclésia dos Estudantes da Bíblia da Cidade de Nova Iorque, sem data, mas publicada no Outono de 1917

Livros de Cânticos

  • Songs of the Bride [Cânticos da Noiva] 1879
  • Poems and Hymns of Millennial Dawn [Poemas e Hinos da Aurora do Milénio] 1890
  • Zion's Glad Songs [Canções de Júbilo de Sião] 1900
  • Hymns of the Millennial Dawn [Hinos da Aurora do Milénio] 1905
  • Kingdom Hymns [Hinos do Reino] 1925
  • Songs of Praise to Jehovah [Cânticos de Louvor a Jeová] 1928
  • Kingdom Service Songbook [Livro de Cânticos do Serviço do Reino] 1944
  • Songs to Jehovah's Praise [Cânticos para o Louvor de Jeová] 1950
  • 'Singing and Accompanying Yourselves with Music in Your Hearts' ['Cantando e Acompanhando-vos com Música nos Vossos Corações'] 1966
  • Sing Praises to Jehovah [Cantemos Louvores a Jeová] 1984

Tratados

  • Bible Students Tracts [Tratados dos Estudantes da Bíblia], mais conhecidos como Old Theology Quarterly [Trimestral de Teologia Antiga], 1880-1908
  • The Bible Students Monthly [Mensário dos Estudantes da Bíblia], conhecido inicialmente como People's Pulpit [Púlpito dos Povos] e depois como Everybody's Paper [Jornal de Todos] 1909-1918
  • Morning Messenger [Mensageiro da Manhã] 1918. Publicação canadiana
  • Kingdom News [Notícias do Reino] 1918 até à actualidade. Publicado esporadicamente
  • The Case of the International Bible Students Association [O Caso da Associação Internacional dos Estudantes da Bíblia] 1919
  • Proclamation -- A Challenge to World Leaders [Proclamação -- Um Desafio aos Líderes do Mundo] 1922
  • Proclamation -- A Warning to All Christians [Proclamação -- Um Aviso a Todos os Cristãos] 1923
  • Ecclesiastics Indicted [Eclesiásticos Acusados] 1924
  • Message of Hope [Mensagem de Esperança] 1925
  • Testimony to the Rulers of the World [Testemunho aos Governantes do Mundo] 1926
  • 'It Must be Stopped' ['Tem de Ser Parado'] 1940
  • Quebec's Burning Hate for God and Christ and Freedom Is the Shame of All Canada [O Ódio Ardente do Québec contra Deus, Cristo e a Liberdade É a Vergonha de Todo o Canadá] 1946
  • Quebec You Have Failed Your People! [Québec Traíste o Teu Povo] 1946
  • Awake from Sleep! [Acordai do Sono!] 1951
  • Hell-Fire -- Bible Truth or Pagan Scare [Fogo do Inferno -- Verdade Bíblica ou Temor Pagão] 1951
  • Jehovah's Witnesses, Communists or Christians? [Testemunhas de Jeová: Comunistas ou Cristãos?] 1951
  • What Do Jehovah's Witnesses Believe? [Em Que Crêem as Testemunhas de Jeová] 1951
  • Hope for de Dead [Esperança para os Mortos] 1952
  • How Valuable Is the Bible? [Quão Valiosa é a Bíblia?] 1952
  • Life in a New World [Vida num Novo Mundo] 1952
  • The Trinity, Divine Mystery or Pagan Myth? [A Trindade: Mistério Divino ou Mito Pagão?] 1952
  • Do You Believe in Evolution or the Bible? [Crê na Evolução ou na Bíblia?] 1953
  • Man's Only Hope for Peace [A Única Esperança de Paz para o Homem] 1953
  • The Sign of Christ's Presence [O Sinal da Presença de Cristo] 1953
  • Which Is the Right Religion? [Qual É a Religião Correcta?] 1953
  • How Has Christendom Failed All Mankind? [Como a Cristandade Falhou Perante Toda a Humanidade?] 1958
  • Has Religion Betrayed God and Man? [Será Que a Religião Traiu Deus e o Homem?] 1973
  • Your Future -- Shaky? or Secure? [O Seu Futuro -- Incerto ou Seguro?] 1975
  • How Crime and Violence Will Be Stopped [Como se Acabará com o Crime e a Violência] 1976
  • Why So Much Suffering -- If God Cares? [Porquê Tanto Sofrimento -- Se Deus se Importa?] 1976
  • Blood Transfusion -- Why Not for Jehovah's Witnesses? [Transfusões de Sangue -- Por Que Não Para as Testemunhas de Jeová?] 1977
  • The Family -- Can It Survive? [A Família -- Pode Sobreviver?] 1977
  • Relief from Pressure -- Is It Possible? [Alívio da Pressão -- É Possível?] 1978
  • Why Are We Here? [Por Que Estamos Aqui?] 1978
  • What Has Happened to Love? [Que Aconteceu ao Amor?] 1979
  • Hope for Ending Inflation, Crime, Sickness, War? [Esperança Para o Fim da Inflação, Crime, Doença e Guerra?] 1980
  • Is a Happy Life Really Possible? [É Realmente Possível uma Vida Feliz?] 1981
  • Is Planet Earth Near the Brink? [Está o Planeta Terra à Beira do Precipício?] 1982
  • A United Happy Family -- What Is the Key? [Uma Família Unida e Feliz -- Qual é a Chave?] 1983
  • Life -- How Did It Get Here? By Evolution or Creation? [A Vida -- Qual a Sua Origem? A Evolução ou a Criação?] 1985
  • How to Find the Road to Paradise [Como Encontrar o Caminho Para o Paraíso] 1990
  • A Peaceful World -- Will It Come? [Um Mundo Pacífico -- Virá Algum Dia?] 1991
  • Does God Really Care about Us? Will the World Survive? [Será Que Deus se Importa Conosco? Sobreviverá o Mundo?] 1992
  • Comfort for the Depressed [Conforto para os Deprimidos] 1992
  • Enjoy Family Life [Tenha Prazer na Vida Familiar] 1992
  • Who Really Rules the World? [Quem Governa Realmente o Mundo?] 1992

Fontes Dissidentes

  • Heard, C. E. 'The Ship' [O Navio]. Um relatório estenográfico de um discurso feito no Standfast Bible Students Convention [Congresso dos Estudantes da Bíblia Standfast] em Seattle, WA, 12 de Janeiro de 1919
  • Johnson, Paul S. L. Another Harvest Siftings Revised [Outra Peneiração da Colheita Revisitada]. Filadélfia, PA: Impressão privada, 1918
  • Johnson, Paul S. L. Harvest Siftings Reviewed [Análise da Peneiração da Colheita]. Brooklyn, NY: Impressão privada, 1917
  • 'A Letter to International Bible Students' [Uma Carta Para os Estudantes Internacionais da Bíblia] de I. F. Hoskins, Secretário da Comissão dos Estudantes da Bíblia escolhido em Pittsburgh, PA, em Janeiro de 1918. 1 de Março de 1918. Está anexa uma declaração da comissão, bem como outros documentos
  • 'A Letter to International Bible Students' [Uma Carta Para os Estudantes Internacionais da Bíblia] de J. D. Wright, I. Margeson, F. H. McGee, R. G. Jolly, P. S. L. Johnson, I. F. Hoskins, e R. H. Hirsh. 1 de Março de 1918
  • Pierson, A. N., J. D. Wright, A. I. Ritchie, I. F. Hoskins, e R. H. Hirsh. Light after Darkness: A Message to the Watchers, Being a Refutation of Harvest Siftings [Luz Após as Trevas: Uma Mensagem Para os Vigias, Sendo uma Refutação de Peneiração da Colheita]. Brooklyn, NY: Impressão privada, 1917
  • Ritchie, A. I., J. D. Wright, I. F. Hoskins, e R. H. Hirsh. Facts for Shareholders of the Watch Tower Bible and Tract Society [Factos para os Detentores de Acções da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados]. Brooklyn, NY: Impressão privada, 1917
  • Russell, Maria Frances. This Gospel of the Kingdom [Este Evangelho do Reino]. Pittsburgh, PA: Impressão privada, 1906
  • Russell, Maria Frances. 'A Timely Letter of Importance to All Brethren' [Uma Carta Oportuna de Importância para Todos os Irmãos] de Francis H. McGee. 10 de Setembro de 1918
  • Russell, Maria Frances. The Twain One. Pittsburgh, PA: Impressão privada, 1906
  • Wright, J. D. A Brief Review of Brother Johnson's Charges [Uma Breve Análise das Acusações do Irmão Johnson]. Bayonne, NJ: Impressão privada, 1918

Outros Materiais Bibliográficos sobre as Testemunhas de Jeová

Embora já tenham mais de uma década, os livros Jehovah's Witnesses and Kindred Groups: A Historical Compendium in Bibliography [Testemunhas de Jeová e Grupos Aparentados: Um Compêndio Histórico em Bibliografia] (Nova Iorque: Garland 1984) de Jerry Bergman, e The Collector's Handbook of Watch Tower Publications [O Manual do Coleccionador de Publicações da Torre de Vigia] (Clayton, CA: Impressão privada, 1984) de Duane Magnani, continuam a ser excelentes fontes bibliográficas acerca das Testemunhas de Jeová. O livro de Magnani pode ser obtido escrevendo para Witness Incorporated, P.O. Box 597, Clayton, CA 94517, U.S.A.


Índice