Biografia Resumida de Randall Watters

Randall Watters


Free Minds, Inc. é dirigida por Randall Watters, ex-Testemunha de Jeová e ex-"ancião de Betel" da Watchtower durante vários anos (viveu na sede deles em Brooklyn, Nova Iorque, de 1974 a 1980), tendo servido como superintendente da fábrica sendo encarregado das operações de impressão no departamento da Bíblia e também ajudou a implementar novas tecnologias de impressão. Em 1979 ocorreu um dos maiores abalos na história da Watchtower Bible and Tract Society [Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, ou Testemunhas de Jeová], agora conhecido como o Incidente Franz.

Os anos setenta foram um tempo de relativa liberdade de pensamento dentro do círculo interno de liderança da Watchtower, e muitos de nós ali em Betel estávamo-nos a reunir para estudar a Bíblia sem as publicações da Watchtower, como parte de um esforço para nos chegarmos mais a Jeová e sentir melhor o caminho Cristão. O nosso objectivo não era causar dissenção, pois muitos de nós (eu próprio incluído) estávamos muito felizes com os nossos trabalhos e com os nossos amigos ali, e apesar da propaganda que a Watchtower faz agora, nós respeitávamos a liderança do Corpo Governante. Contudo, depressa se espalhou o rumor que nós estávamos a aprender demasiado, o que era contrário aos ensinos da Watchtower e em vez de escolher a discussão ou a aceitação de pontos de vista diferentes em público (embora em privado até os membros do Corpo Governante partilhassem muitos pontos de vista doutrinais divergentes), a liderança tornou-se paranóica e começou uma política de controlo absoluto da informação, não permitindo nenhuma discussão, pública ou privada, que questionasse as doutrinas oficiais deles ou a sua autoridade como o "escravo fiel e discreto" mencionado em Mateus 24:45.

Consequentemente, Randall saiu da sede em 1980 e regressou à Califórnia para continuar a sua pesquisa. Ele foi designado ancião na Congregação de El Segundo em 1980, mas apresentou uma carta de resignação no início de 1981 (para grande surpresa das Testemunhas) depois de concluir a sua pesquisa. Depressa se espalhou em Betel o rumor de que ele era um "apóstata," e foram feitos mais interrogatórios em Betel para se certificarem de que todos os seus anteriores amigos estavam livres de "mancha" de pensamentos contrários aos do Corpo Governante. (Randall tinha enviado cópias da sua carta de resignação aos membros individuais do Corpo Governante, resumindo as razões porque se ia embora.)

Randall fez muita pesquisa acerca da história e da sociologia da organização Watchtower enquanto ainda estava na sede em Betel, bem como acerca da história dos começos da Igreja Cristã nos primeiros três séculos. Esta pesquisa levou-o à conclusão de que o Cristianismo ortodoxo representava melhor a obra da Igreja Cristã em termos de doutrina e prática. Randall serviu como pastor licenciado junto da Foursquare International durante cerca de oito anos, e servindo a sua própria congregação (Hope Chapel of Manhattan Beach, CA) durante três anos. Depois de se debater com a questão da infalibilidade da Bíblia no início da década de 90, Randall decidiu desistir do pastoreio e focar a sua atenção em educar o público a respeito dos cultos e de religiões autoritárias. Muito material relacionado com a ortodoxia e doutrina Protestante está disponível através da sua página na Internet, e tudo isso representa a ortodoxia conservadora, visto que é opinião de Randall esta representar melhor a obra do ensino da Bíblia. Contudo, é nossa opinião que as razões mais importantes e óbvias para a escravidão aos cultos ou às seitas são emocionais e psicológicas, daí a mudança do nome para Free Minds, Inc. e a ênfase mais recente em questões relacionadas com o controlo da mente, coerção e persuasão, etc.

É nossa opinião que o que define uma seita é o grau de engano e mecanismos de controlo usados pela liderança de qualquer grupo específico, seja ele religioso, político ou relacionado com auto-ajuda. Não é nosso propósito julgar outros quanto ao seu estilo de vida ou quanto aos seus pontos de vista. Nós somos um serviço de informações que, embora se dirija primariamente a Cristãos, encara com naturalidade a ligação com o resto do planeta através da Internet, acreditando que a educação e a discussão promovem o crescimento mais saudável das nossas almas. Se o Cristianismo ou qualquer outra maneira de ver o mundo não pode tolerar a crítica e o debate, não valem nada. Não há lugar para o medo e a superstição nesta página da Internet. Se o leitor está simplesmente à procura de um reforço dos pontos de vista que já tem, pensando que isto é alguma espécie de clube onde se pode reunir para apresentar a "verdade autêntica" aos perdidos, pode ficar desapontado. Deus, juntamente com o amor que ele tem posto nos nossos corações, é quem nos está a ensinar as coisas do Espírito. Contudo, algumas das outras coisas são deixadas à nossa conta. Os seus comentários e as suas críticas são bem-vindos. O humor também é muito apreciado!


Índice · English