In Search of Christian Freedom (Em Busca de Liberdade Cristã) (Atlanta: Commentary Press, 1991) de Raymond Franz (1922-2010), pp. 524-534.

Capítulo 15: O Alcance das Boas Novas

Raymond Franz


Estou espantado com a prontidão com que vos afastastes daquele que vos chamou e decidistes seguir uma versão diferente das Boas Novas. -- Gálatas 1:6, Jerusalem Bible.

Nas boas novas apresentadas nas Escrituras que a liberdade cristã se baseia. A própria proclamação dessas boas novas é uma chamada à liberdade. Não seriam boas novas se não conduzissem à liberdade. É por causa de aquilo a que conduzem que são "boas novas gloriosas," e que desde o seu início têm sido "boas novas de grande alegria," e não pode ser prestado às pessoas nenhum serviço melhor do que partilhar as boas novas com elas.1 As boas novas podem trazer-lhe numa medida ainda maior a liberdade do medo, culpa e ansiedade, substituindo estas por uma confiança crescente, esperança e paz mental e de coração. Para terem estes efeitos, contudo, essas boas novas não podem ser apresentadas de uma forma adulterada e humanamente manipulada.

Não há dúvida que as Testemunhas de Jeová acreditam que fazem parte de um esforço urgente para tornar as boas novas conhecidas mundialmente. Elas acreditam que as próprias vidas das pessoas dependem de ouvirem e aceitarem a mensagem que trazem. Embora a profundidade desta crença, e a motivação que produz, possam variar (e variam mesmo) de Testemunha para Testemunha, tem ao menos de admitir-se que mesmo como um todo as Testemunhas são mais do que meros freqüentadores de igreja ou ouvintes passivos.

Para muitas Testemunhas, uma das provas mais fortes de que a organização da Watch Tower é mesmo a única entidade que Deus aprovou como seu instrumento é a crença de que esta é a única organização na terra que está a tornar conhecidas as "boas novas do reino" e cumprindo o predito "testemunho a todas as nações" que deverá preceder o fim.2 O ensino da Watch Tower é que a parábola das "ovelhas e cabritos," e a divisão de pessoas de "todas as nações" em duas classes, com o destino eterno dos indivíduos sendo pesado na balança, estão agora a ser cumpridas pelo trabalho de porta-a-porta das Testemunhas de Jeová ao distribuírem a literatura da Watch Tower e, em maior ou menor grau, visitarem novamente as pessoas. Ao exortar as Testemunhas à atividade porta-a-porta, a organização freqüentemente faz uso das instruções de Jeová ao "homem com um tinteiro" da visão do capítulo nove da profecia de Ezequiel, argumentando que a única maneira em que esta pessoa simbólica podia ter desempenhado a sua missão de "pôr um sinal na testa" daqueles que escapariam à vindoura destruição seria contatando toda a gente, principalmente por alcançá-los nos seus lares.3

Também aqui a alegação é que as Testemunhas de Jeová, e só as Testemunhas de Jeová, estão a realizar esse trabalho de "marcação" mundialmente. Os 8.800, ou perto disso, "ungidos" dentre eles são a "classe do vigilante" dos tempos modernos e é dito terminantemente que, "é claro, aqueles que se recusam a escutar o 'vigilante' de Jeová não têm esperança de sobreviver."4 Aqueles que aceitam a sua mensagem recebem o "sinal" salvador na sua testa, ou fonte de inteligência. É dito às Testemunhas que a não participação nesse trabalho pode torná-las "culpadas de sangue" em relação àqueles que morrem. Todo este trabalho de testemunho, marcação, separação, com conseqüências de vida ou morte, deverá ser completamente realizado durante o tempo de vida de uma geração que já existia em 1914. As Testemunhas recebem constantemente uma grande quantidade de relatórios de aumento do número de Testemunhas em vários países como evidência de que isto é tudo verdade, que a organização deles está a realizar esta crucial tarefa mundialmente, por si mesma e separada de todas as outras religiões.

Que validade têm essas alegações e até que ponto está a ser realizado o objetivo anunciado?

Quão Global é o "Testemunho Mundial"?

Tendo um começo pequeno nos Estados Unidos no fim da década de 1870, as Testemunhas de Jeová estão hoje ativas em 212 países e ilhas. Os milhões de horas gastas anualmente no testemunho e as centenas de milhões de publicações distribuídas em dezenas de línguas são todos fatos estabelecidos. Se a organização Watch Tower se tivesse contentado em dizer que realizou uma proclamação internacional digna de nota da sua própria mensagem, não haveria qualquer razão para discordar. Mas essa organização vai muito além disto, ao afirmar que ela, e só ela, é o instrumento através do qual Deus está a tornar conhecidas as boas novas a toda a humanidade, cumprindo deste modo a visão do anjo que tem "boas novas eternas para declarar, como boas notícias aos que moram na terra, e a toda nação, e tribo, e língua, e povo."5

Um exemplo da imagem que a organização tem de si própria é encontrado na Watchtower de 1.º de Março de 1985, num artigo intitulado "Lança-se luz em Meio às Trevas da Terra," que trata do capítulo sessenta da profecia de Isaías. Ao discutir os versículos 8 a 11 desta profecia, o artigo aplica o "lançar" da luz como ocorrendo particularmente de 1919 em diante, menciona o número decrescente de Testemunhas "ungidas," e depois diz (páginas 16, 20):

Este grupo que já fica idoso diminui em número, ao passo que um após outro termina a sua carreira terrestre em integridade. Restam ainda uns 9.000 deles. Mas outros, que ascendem a milhões, afluem como pombas para "as aberturas de seu pombal," encontrando refúgio na organização de Deus. ([Isaías 60:8] NM; The New English Bible) São como as revoadas de pombos vistos na Palestina em certas épocas do ano -- voando como nuvem, tão numerosos, que realmente obscurecem o céu.

... A seguir, Jeová dirige-se à sua organização, dizendo: "A nação e o reino que não te servirem perecerão; e as próprias nações, sem falta, sofrerão a devastação." [Isaías 60:12] Todas as nações orgulhosas do mundo e outros opositores serão humilhados no Armagedom .... Jeová declara: "Vou fazer tremer todas as nações, e terão de entrar as coisas desejáveis de todas as nações; e eu vou encher esta casa de glória." (Ageu 2:7) Mas os perseguidores, os apóstatas e outros opositores desrespeitosos ver-se-ão compelidos a 'encurvar-se' -- reconhecendo, para o seu vexame, que as Testemunhas de Jeová realmente representam a organização de Deus -- a "cidade de Jeová, Sião do Santo de Israel." -- Isaías 60:12-14.

O artigo seguinte intitulado "Jeová 'Apressa Isso'" apresenta exemplos de notável aumento no número de Testemunhas em vários países e na sua conclusão diz (página 22):

Alegramo-nos de que, nos últimos anos, Jeová tem cuidado tão maravilhosamente da expansão das dependências das congêneres da Sociedade Torre de Vigia. Atualmente, essas congêneres estão equipadas para ajudar grandes bandos de "pombas."

Portanto, participemos todos em deixar brilhar a luz das boas novas do Reino para outros milhões de pessoas! Indiquemos a todas as "pombas" regressantes o caminho para a "salvação" atrás das muralhas protetoras da organização de Jeová, e aumentemos o "louvor" de Jeová nos portões dela.

As Testemunhas de Jeová tiveram de fato um aumento notável em muitos países do mundo, algumas áreas produzindo um aumento maior e mais rápido do que outras. Conforme foi visto, é dada muita ênfase a essa expansão como sendo evidência convincente da benção divina. Mas será que o aumento no número de adeptos de uma religião é sempre um guia ou indicador seguro quanto a ser ela especialmente escolhida por Deus?

Nunca se diz que outras religiões, como os Adventistas do Sétimo Dia ou os Mórmons -- religiões que, tal como a organização Watch Tower, tiveram o seu início nos Estados Unidos durante o século dezanove -- registaram aproximadamente a mesma percentagem de aumento que as Testemunhas de Jeová.6 Obviamente, se o aumento numérico fosse o critério para determinar a aprovação e benção de Deus, então o enorme aumento mundial da fé Católica Romana num período de séculos, especialmente desde o quarto século, devia ser prova definitiva de que teve a benção divina. Contudo, o padrão usado para validar as suas próprias pretensões não é aplicado pela organização Watch Tower a outras religiões.7

Se o objetivo era alcançar um estatuto internacional, esse objetivo foi conseguido. Mas se o objetivo é alcançar toda a humanidade com a mensagem da Watch Tower antes que chegue a destruição -- durante o tempo de vida da geração de 1914 -- então os resultados alcançados ficam muito, muito aquém desse objetivo.

Basta considerar que a população da China, que ultrapassa agora um bilião de pessoas, representa um quinto da população total do mundo e não existe senão um punhado de Testemunhas de Jeová entre essa enorme população.

Existem cerca de 10.000 Testemunhas na índia, mas com a sua população de 915 milhões de pessoas isso representa apenas uma Testemunha para cerca de 90.000 pessoas. à medida que o número de Testemunhas na índia está a crescer (a uma taxa de 11 porcento em 1990), a população da índia também está a crescer a uma taxa de cerca de 26 milhões de pessoas por ano. Atualmente o tempo médio gasto em "serviço de campo" por cada Testemunha na índia é cerca de uma hora por dia.8 A essa taxa, mesmo se o julgamento divino se pudesse basear em apenas vinte minutos de "testemunho" a um indivíduo, ainda assim as Testemunhas apenas conseguiriam alcançar pouco mais de um porcento das pessoas num ano. Mas a percentagem anual de aumento da população da índia é três porcento. E uma grande parte das horas gastas "testemunhando" envolvem falar com as mesmas pessoas em "revisitas" e "estudos bíblicos domiciliares" ou simplesmente voltar a "territórios" cobertos anteriormente. Se todos os fatores continuassem como agora -- a taxa anual de aumento da população da índia, o aumento anual de 11% das Testemunhas (é altamente improvável que se mantenha) -- e se 80% de todo o tempo gasto fosse estritamente usado a contatar pessoas às quais não tivesse sido dado "testemunho" antes, no ano 2014 as Testemunhas só teriam alcançado pouco mais de metade da população da índia com esses vinte minutos de testemunho de julgamento de "vida ou morte." Além disso, esse longo período de oportunidade não se encaixa de maneira nenhuma no cenário que a organização estabelece, pois é dito regularmente às Testemunhas que "nós estamos no limiar da 'grande tribulação.'"9

A razão no Paquistão com os seus 106 milhões de habitantes é ainda mais desproporcionada (377.224 pessoas para cada Testemunha).

As populações da China, índia e Paquistão juntas representam dois quintos da população mundial -- duas em cada cinco pessoas que vivem na terra. E só uma insignificante fração desta enorme população tem nem que seja um pequeno conhecimento da mensagem da Watch Tower. Seria puro egoísmo se uma organização qualquer acreditasse que um Deus justo e amoroso poderia basear um julgamento de vida ou morte de toda a humanidade numa base tão terrivelmente desequilibrada e frágil.10

A todos estes podemos adicionar outros cerca de 635 milhões de pessoas que se encontram nos países predominantemente muçulmanos da Arábia, África do Norte e Ocidental, Indonésia, Bangladesh, Afeganistão e Turquia, onde também só uma fração diminuta da população foi contatada. Lembro-me que quando visitei Marrocos numa viagem de "supervisão de zona" em 1978, os missionários da Watch Tower ali informaram-me que a sede em Brooklyn tinha-os instruído estritamente que não deviam tentar testemunhar aos muçulmanos mas deviam restringir o seu testemunho somente à pequena população européia, predominantemente cristã, daquele país.11

Na realidade, as Testemunhas de Jeová hoje estão a contatar na melhor das hipóteses cerca de metade da população da terra numa escala que mereça referência. Em certos países a cobertura é intensiva e no Hemisfério Ocidental, Europa e noutras terras as Testemunhas visitam os lares em algumas áreas com uma grande freqüência, com poucas semanas de intervalo entre as visitas. No entanto, mesmo nesses países, incluindo os Estados Unidos, onde a organização Watch Tower nasceu, o fato é que o que é dito às portas é breve, normalmente muito rotineiro e centra-se quase sempre na oferta de certa literatura. A grande maioria das pessoas tem apenas uma vaga idéia quanto ao que a organização ensina, sobre o que trata a sua mensagem. Basta-nos perguntar a pessoas escolhidas aleatoriamente nesses países o que é que elas sabem acerca das Testemunhas de Jeová para descobrir que, embora possam encarar as Testemunhas como basicamente boas pessoas, para uma grande percentagem a única coisa que elas sabem da religião das Testemunhas é que elas levam literatura de porta em porta, são contra as outras religiões, e talvez que não aceitam transfusões de sangue, ou não votam, ou posições negativas similares.

Por terem no fundo bom coração, muitas Testemunhas sentem-se perturbadas com o pensamento de o destino das pessoas, seja a vida eterna seja a destruição eterna, ser supostamente decidido mediante a sua resposta à proclamação pública da organização das Testemunhas. Foi exposto o ponto de vista que a morte (sem possibilidade de ressurreição) no Armagedom de milhões de pessoas que vivem em países como a China, o Paquistão ou a índia é justificada pelo que se chama "responsabilidade da comunidade."12 Mas isto pouco contribui para acalmar a preocupação. A alegação de que quando um governo não permite que a organização Watch Tower desenvolva atividades no país controlado por esse governo, então as pessoas -- porque apoiam o governo -- partilham automaticamente a responsabilidade pela rejeição da organização Watch Tower e da sua mensagem, aparece como uma tentativa muito imaginativa de justificar a destruição eterna destas largas centenas de milhões de pessoas, homens, mulheres e crianças. Especialmente naqueles casos em que a grande maioria das pessoas comuns não fazem a menor idéia de qual é a mensagem da organização Watch Tower ou talvez nem sequer saibam da sua existência.13

Numa linha de raciocínio de certa forma similar está um comentário feito numa Assembléia de Distrito realizada em Nova Iorque em 1980 para Testemunhas de língua francesa (principalmente procedentes do Haiti) que viviam naquela área.14 O presidente da Watch Tower, Fred Franz, falou à audiência durante o programa e no seu discurso relatou a experiência que tinha tido com um homem que estudara anteriormente para ser padre Católico Romano e que estava agora a estudar com as Testemunhas de Jeová. Ele contou as perguntas do homem acerca do Armagedom e nomeadamente se podia realmente ser verdade que "apenas aqueles que se tornarem Testemunhas de Jeová sobreviverão ao Armagedom e todos os outros sofrerão a destruição eterna." O presidente disse que a sua própria resposta foi, "é o que as Escrituras parecem indicar." O homem disse, "Mas até pequenas crianças?" O presidente disse que respondeu, "Bem, pequenas lêndeas tornam-se depois piolhos, e ratinhos crescem até se tornarem ratos grandes." O fato de ele ter contado esta experiência e estas respostas diante de toda a assembléia demonstrou claramente a crença dele de que tal ponto de vista era válido.

Talvez aquelas respostas satisfaçam alguns, não sei. Mas tenho a certeza que seriam profundamente perturbadoras para outros. Também me parece que é o fato de as predições da organização serem tão centradas em si mesmas que obriga as pessoas a virem com estas opiniões extremas, que pretendem legitimar as pretensões dogmáticas e exageradas sobre a importância do que a organização está a fazer.

É essa mesma posição exclusivista extrema que faz com que a organização não considere o que outras denominações religiosas fizeram ou estão a fazer como sendo parte da proclamação das "boas novas do reino," ou pelo menos minimize severamente a importância dos seus esforços. Em 1979, ao acompanhar missionários na atividade casa-a-casa no Alto Volta, país da África Ocidental, lembro-me de ter reparado que eles levavam duas ou até três traduções da Bíblia diferentes, por causa das várias línguas africanas faladas pela população de Ouagadougou, a capital do país. Pensei então no fato de que uma boa parte do seu testemunho seria muito limitado, coxo, senão tivessem essas traduções. E no entanto essas traduções não lhes tinham vindo parar às mãos através da organização Watch Tower; foram feitas por missionários e tradutores de outras denominações religiosas. O feito de traduzir a Bíblia, no todo ou em parte, para mais de 1.900 línguas é verdadeiramente notável.15 A Watch Tower Society chama atenção para o fato dessa realização mas é relutante em reconhecer o crédito devido àqueles que a fizeram, simplesmente porque eles não eram Testemunhas de Jeová. E no entanto a Bíblia é a própria fonte das boas novas, é onde as boas novas, tal como foram pregadas por Cristo e pelos seus apóstolos e discípulos, podem ser lidas na sua forma original, inalterada e não adulterada.

Ao visitar não apenas o Alto Volta mas também o Senegal, Mali, Costa do Marfim e Benin, reparei que em todas essas terras -- onde as religiões principais são o animismo e o Islão -- as Testemunhas eram apenas umas poucas centenas no máximo. No entanto, ao chegar a Camarões encontrei mais de 10.000 Testemunhas. Porquê o contraste? A principal diferença era que Camarões tinha uma percentagem muito maior da população que professava o cristianismo. Essa circunstância, contudo, era o resultado da atividade missionária anterior feita por outras organizações religiosas, Católicas e Protestantes, e tinha sido realizada antes que a organização Watch Tower sequer aparecesse em cena. E esta situação repete-se em muitas partes do mundo, o grau de sucesso da atividade da Watch Tower em qualquer país é muitas vezes correspondente à extensão em que outras organizações religiosas introduziram previamente a Bíblia nesse país. Em virtualmente todos os países em que se podem encontrar Testemunhas, outras denominações cristãs já lá estiveram e, pelo menos em parte, prepararam o caminho, especialmente ao traduzirem as Escrituras. Nos sítios em que esses sistemas das igrejas ainda não lançaram uma fundação, os esforços das Testemunhas raramente conseguem um número significativo de conversões.16

Dizer que uma vez terminado o período do primeiro século, pouco ou nada foi feito quanto à divulgação das boas novas durante os dezassete séculos seguintes -- até que finalmente a organização Watch Tower apareceu no fim da década de 1870 -- é fazer as palavras de Jesus em Mateus 28:18-20 soarem falsas. O que ele assegurou firmemente aos seus seguidores no seu trabalho de fazer discípulos foi que "Eis que estou convosco todos os dias, até à terminação do sistema de coisas."

Quão Eficaz é o Testemunho?

Se a trombeta não fizer soar uma chamada clara, quem se preparará para a batalha? Assim também é convosco. A menos que faleis palavras inteligíveis com a vossa língua, como é que alguém saberá o que estais dizendo? Estareis apenas a falar para o ar. -- 1 Coríntios 14:8, 9, New International Version.

Além da quantidade e extensão desta atividade de testemunho, que dizer da sua qualidade? Meros números num quadro não revelam isto.

Mesmo sem aprofundar muito a questão, dá para ver problemas óbvios -- que de longe a maior parte do que é chamado "declarar as boas novas" é simplesmente uma apresentação e distribuição de livros e revistas, a grande maioria dos quais admitidamente nunca são lidos.17

Durante os meus cinqüenta anos de serviço ativo, acompanhei individualmente milhares de companheiros Testemunhas em muitos países quando eles iam de porta em porta. Raramente senti que o que eles diziam às portas se poderia qualificar como alguma coisa que se aproximasse de um testemunho efetivo do cristianismo. Afirma-se que é através de tal atividade que a divisão de pessoas em classes de ovelhas e cabritos está a ser efetuada sob direção angélica com um desfecho de vida ou morte em jogo. Eu não posso acreditar que um Deus justo iria alguma vez julgar um humano qualquer digno de ser salvo na base da sua aceitação ou não aceitação das apresentações porta-a-porta que ouvi -- ou daquelas que eu próprio fiz em conformidade com as instruções de "serviço de campo" da organização. A impressão geral com que muitos ouvintes ficaram é inquestionavelmente a de pessoas interessadas em vender literatura religiosa ou em advogar as suas crenças sectárias particulares.

Igualmente significativa é a falta geral de preocupação séria de dar ajuda adicional àqueles que são visitados (uma atitude que tem sido endêmica na organização desde que me lembro). Certamente que isto não é verdade a respeito de todas as testemunhas, mas de uma vida inteira de associação posso acrescentar o meu testemunho ao de outros já citados, em como aqueles a quem isto não se aplica são a excepção em vez da regra. É manifesto entre muitas Testemunhas um sentimento predominante de satisfação assim que cumprem o "dever" de gastar uma hora ou mais em algum testemunho porta-a-porta; eles "deram o seu tempo" e isso é evidentemente a sua maior preocupação. A grande maioria daqueles que aceitam literatura não são revisitados. Embora uma enorme quantidade de literatura seja distribuída, a eficácia desta distribuição gigantesca é muito limitada.18

Um ancião de longa data, respondendo a um pedido organizacional de comentários no fim da década de 1970, escreveu para a sede:

Nós cobrimos os Estados Unidos da América com a nossa literatura e em menor grau o resto do mundo. Quando perguntamos honestamente a nós mesmos que proporção dos milhões de livros e revistas e folhetos que publicamos são alguma vez lidos pelas pessoas, seria provavelmente alarmante para nós verificar como são poucos.

... Mesmo entre os nossos irmãos, se olharmos honestamente para os fatos, provavelmente menos de metade da literatura que chega a casa de uma família é alguma vez lida pela maioria dos irmãos.19

Outro ancião respeitado, também respondendo a um pedido organizacional de observações, escreveu:

Conforme discutido previamente, a nossa literatura não está a ser lida pelos publicadores [Testemunhas] ou pelo público. Cerca de um terço dos publicadores lê a literatura, menos ainda o público. De fato, tive vários anciãos que me disseram sentirem-se culpados ao colocar livros de 384 e 416 páginas ao público, porque sentem que os livros eram algo penoso, cansativo, quando os estudávamos nas noites de Terça-feira; eles próprios não os leriam uma segunda vez, e interrogavam-se como é que o público podia alguma vez ter apetite para eles se afetavam as Testemunhas dessa maneira.20

Portanto, uma grande parte do testemunho que é dado na realidade vai "para o ar," sem conseguir verdadeiramente informar e avisar as pessoas. É como se a distribuição de centenas de milhares de publicações por si só desse à organização um sentimento de tarefa cumprida, sem nenhuma preocupação real com o fato de a grande maioria dessas publicações não ser lida. Métodos alternativos ou mais eficazes de ajudar as pessoas do que a distribuição de livros e revistas porta-a-porta, nem sequer são considerados. Foi erigido um grande sistema de publicação que está a produzir constantemente um grande fluxo de literatura que requer escoamento. A necessidade de distribuir tem precedência sobre outras necessidades mais vitais. No passado o boletim mensal de serviço de campo da organização, Nosso Ministério do Reino, promoveu por vezes que se desse maior ênfase à própria Bíblia na atividade casa-a-casa. Mas invariavelmente poucos meses depois apareciam artigos a lembrar as Testemunhas que continuassem a oferecer os livros e as revistas e verifica-se um retorno ao padrão usual de ênfase na colocação de literatura.21

As boas novas acerca do Filho de Deus são chamadas as "gloriosas boas novas."22 Restringir o torná-las conhecidas, ou igualar a sua proclamação essencialmente à distribuição de literatura de qualquer sistema religioso é reduzir em muito a sua grandeza, trivializá-las e desconsiderá-las em vez de as magnificar.

Minimizando tudo o que tem sido feito por qualquer outro grupo religioso no passado, a Watchtower de 1.º de Maio de 1981, página 17, afirma:

Que a pessoa de coração honesto compare o tipo de pregação do evangelho do Reino feito pelos sistemas religiosos da cristandade durante todos os séculos com aquele feito pelas Testemunhas de Jeová desde o fim da I Guerra Mundial em 1918. Não são do mesmo tipo. O das Testemunhas de Jeová é realmente um "evangelho," ou "boas novas," de que o reino celestial de Deus foi estabelecido pela entronização do seu Filho Jesus Cristo no fim dos tempos dos gentios em 1914.

Como ela própria reconhece, a organização Watch Tower tem o seu próprio "tipo" especial de boas novas, ligadas inextricavelmente a uma certa data.

[Nota: no livro este capítulo tem mais 20 páginas.]


Notas

1 2 Coríntios 4:4; Lucas 2:10.

2 Mateus 24:14.

3 Ezequiel 9:1-11; veja a Watchtower de 1.º de Março de 1985, página 14.

4 The Watchtower, 15 de Setembro de 1988, páginas 14, 15.

5 Revelação 14:6.

6 Por exemplo, em 1961 as Testemunhas de Jeová relataram 900.000 membros, os adventistas 1.200.000 membros. Em 1984, as Testemunhas de Jeová tinham aumentado para 2.800.000, os adventistas para 4.000.000. Os mórmons aumentaram aproximadamente na mesma proporção durante o mesmo período. Há poucos anos a Igreja Mórmon (Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias) relatou 6.2 milhões de membros, dos quais 2.2 milhões em cerca de 115 terras fora dos Estados Unidos. Os padrões para determinar se alguém é "membro" certamente variam -- as Testemunhas só alistam aqueles que relatam tempo no "serviço de campo," enquanto as outras religiões referidas incluem um leque mais vasto -- mas seja qual for o padrão, o fato é que a taxa de crescimento ou percentagem de aumento numérico é aproximadamente a mesma.

7 Poderíamos considerar como apenas um exemplo moderno a religião chamada Igreja de Jesus Cristo fundada na década de 1920 por Simon Kimbangu no país africano do Zaire. Hoje tem aproximadamente 7 milhões de membros em vários países.

8 Esta média é calculada a partir das horas dos "pioneiros" de tempo inteiro junto com as dos "publicadores da congregação."

9 Como na Watchtower de 1.º de Março de 1985, página 21.

10 Os números citados nestes parágrafos são tirados dos quadros das edições da Watchtower de 1.º de Janeiro de 1990 e de 1991.

11 Esta regra era assim para que eles pudessem evitar a expulsão do país como sendo culpados de fazer proselitismo.

12 Veja a Watchtower de 15 de Abril de 1971, páginas 285-287; 15 de Junho de 1965, páginas 366, 367; Awake!, 8 de Novembro de 1963, páginas 27, 28.

13 Veja, por exemplo, a Watchtower de 15 de Novembro de 1957, páginas 694, 695.

14 A assembléia realizou-se de 7 a 10 de Agosto no Salão de Assembléias de Long Island City das Testemunhas de Jeová.

15 Veja a Awake! de 8 de Julho de 1990, página 28.

16 Mesmo na China (onde as Testemunhas estabeleceram uma plataforma modesta) existem cerca de 4.000 igrejas Protestantes que abriram novamente desde a violenta Revolução Cultural de 1966-76. Ao todo, cerca de 2.9 milhões de Bíblias foram produzidas na China só desde 1980, e a provisão de 5 milhões de dólares americanos em 1986 pela United Bible Society (Sociedade Bíblica Unida) em equipamento de impressão aumentou consideravelmente a produção. Em vista das fortes restrições governamentais que ainda existem, isto é ainda mais notável. E no entanto aqueles que promovem e realizam esta tarefa são todos classificados, segundo a doutrina da Watch Tower, como parte de "Babilônia a Grande," a grande meretriz e inimiga violenta do cristianismo.

17 Veja as declarações de representantes altamente colocados citadas no Capítulo 6, páginas 188, 189, 198, 200, 203, dizendo que relatar horas e "colocar" literatura são geralmente os objetivos da maioria dos "publicadores."

18 Evidência adicional para esta eficácia é indubitavelmente vista na notavelmente grande quantidade de tempo gasto mundialmente cada ano em comparação com o número de pessoas batizadas. Durante os dez anos de 1981 a 1990, foram necessárias em média 3003 horas de serviço de campo para cada pessoa levada ao batismo. Isto é equivalente a gastar 8 horas por dia durante 375 dias para encontrar e levar uma pessoa ao batismo. A média atual é mais do que o dobro da média durante a década de 1950 (nesse tempo era 1283 horas de serviço de campo por pessoa batizada).

19 Memorando de Dallas F. Wallace, que ainda é um ancião proeminente e uma figura destacada na aquisição de propriedades pela organização.

20 De um memorando submetido por Charles F. Leibensperger, 1 de Março de 1978. Ele é um ex-membro do pessoal da sede e ainda é um ancião destacado.

21 Certa ocasião, quando havia um grande stock de uma certa publicação, embora esse livro tivesse sido estudado anteriormente por todas as congregações nos grupos "de estudo do livro", a sede tornou a programar o uso dessa publicação, sabendo que o número de novas pessoas que entretanto se tinham começado a associar levariam grande parte senão todo o stock. A necessidade de acabar com aquele stock determinou como é que centenas de milhares de pessoas gastariam muitas horas do seu estudo. O que as suas necessidades espirituais de fato indicavam como apropriado não foi o fator determinante.

22 2 Coríntios 4:4.


Índice