The Gentile Times Reconsidered (Os Tempos dos Gentios Reconsiderados) (Atlanta: Commentary Press, 1998, terceira edição) de Carl Olof Jonsson, contracapa.

Contracapa

Carl Olof Jonsson


Os Tempos dos Gentios Reconsiderados, do autor sueco Carl Olof Jonsson, é um tratado erudito, baseado numa investigação cuidadosa e extensa, que inclui um estudo invulgarmente detalhado dos registos históricos da Assíria e Babilônia relativos à data da destruição de Jerusalém pelo conquistador babilônico Nabucodonosor.

Esta publicação traça a história de uma longa cadeia de teorias interpretativas relacionadas com as profecias que envolvem o tempo, extraídas dos livros bíblicos de Daniel e Revelação, começando com o Judaísmo da antigüidade, atravessando o Catolicismo Medieval, os Reformadores, e entrando no Protestantismo Inglês e Americano do século XIX. Revela-se a verdadeira origem da interpretação que por fim produziu a data 1914 como sendo um ano predito no qual "os tempos dos Gentios" terminariam, uma data adotada e proclamada mundialmente até à atualidade pelo movimento religioso conhecido como Testemunhas de Jeová. A importância desta data para as pretensões exclusivistas do movimento é repetidamente enfatizada nas publicações deles. A revista The Watchtower [A Sentinela] de 15 de Outubro de 1990, por exemplo, diz na página 19:

"Durante os 38 anos que precederam 1914, os Estudantes da Bíblia, como as Testemunhas de Jeová eram então conhecidas, apontaram para essa data como sendo o ano em que os Tempos dos Gentios terminariam. Que prova notável isso fornece de que eles eram os verdadeiros servos de Jeová!"

O livro contém uma discussão esclarecedora da aplicação da profecia bíblica a respeito dos "setenta anos" de domínio babilônico sobre Judá. Os leitores acharão a informação agradavelmente diferente de todas as outras publicações sobre este assunto.

Um trabalho "muito valioso.... eu já chamei a atenção de vários correspondentes para o livro."
-- Donald J. Wiseman, Professor Emeritus de
Assíriologia na Universidade de Londres, Inglaterra

"Um estudo original e muito sério.... Várias vezes durante a minha leitura fui sobrepujado por sentimentos de admiração e profunda satisfação pela forma como o autor lida com argumentos relacionados com o campo da Assíriologia... Jonsson demonstra, com a ajuda de argumentos irrefutáveis, que é inválida a teoria das Testemunhas de Jeová segundo a qual 607 A.E.C. foi o ano em que Nabucodonosor II, no décimo oitavo ano do seu reinado, desolou Jerusalém."
-- Luigi Cagni, Professor de Assíriologia na Universidade
de Nápoles, Itália (excerto do seu Prefácio à edição italiana).

ISBN 0-914675-06-0


Índice