A Incrível Ignorância da Sociedade Torre de Vigia Sobre o Corpo Humano

Norman Hovland


Ensinos babilônicos são sempre condenados com veemência pela Torre de Vigia. Não existe nada considerado tão mau e abominável como isso. Assim, é um fato notável que a própria Sociedade Torre de Vigia seja culpada de ensinar idéias babilônicas. Vejamos um exemplo bem documentado disso, onde a Sociedade Torre de Vigia durante 15 anos, entre 1971 e 1986, anunciou idéias babilônicas como se fossem verdade:

2 Os antigos egípcios criam que o coração físico fosse a sede da inteligência e das emoções. Pensavam também que ele tinha vontade própria. Os babilônios diziam que o coração abrigava tanto o intelecto como o amor. O filósofo grego Aristóteles ensinou que o coração era a sede dos sentidos e o domínio da alma. Mas, com o passar do tempo e maior conhecimento, tais conceitos foram abandonados. Por fim, o coração ficou conhecido pelo que é, uma bomba para fazer circular o sangue através do corpo. [A Sentinela, 1 de Junho de 1986, p. 15]

A Sentinela disse: "Mas, com o passar do tempo e maior conhecimento, tais conceitos foram abandonados." Isto é evidentemente verdade no que diz respeito à população em geral e à comunidade médica, mas como de costume Brooklyn escarneceu desta "sabedoria do mundo". Como é norma, o conhecimento não aumentou com o passar do tempo na sede da Sociedade Torre de Vigia. Ali eles ainda se apegavam à antiga "sabedoria" dos babilônios, egípcios e Aristóteles. Como? Veja esta citação do único canal de comunicação de Jeová:

A Bíblia não fala de um coração simbólico ou espiritual, distinto do coração carnal ou literal, assim como tampouco fala de uma mente simbólica, e por isso não queremos cometer o engano de considerar o coração literal apenas como uma bomba carnal, assim como faz hoje a fisiologia ortodoxa.

As sensações do coração são registradas no cérebro. É nisso que o coração, com seus desejos e suas afeições, exerce influência sobre a mente, para tirar conclusões que têm que ver com as motivações.

Há uma relação íntima entre o coração e a mente, mas trata-se de duas faculdades diferentes, situadas em lugares diferentes. O coração é uma bomba muscular de projeção maravilhosa, mas, o que é ainda mais significativo, estão incluídas nele nossas faculdades emocionais e motivadoras. O amor, o ódio, o desejo (bom e mau), a preferência de alguma coisa dentre outra, a ambição, o medo -- de fato, tudo o que serve para nos motivar com relação às nossas afeições e aos nossos desejos se origina do coração. [A Sentinela, 1 de Setembro de 1971, p. 518]

Conforme podemos ver claramente, os ensinos da Torre de Vigia estavam em perfeita harmonia com os antigos ensinos egípcios e babilônicos nesta matéria. A Torre de Vigia disse que "não queremos cometer o engano de considerar o coração literal apenas como uma bomba carnal, assim como faz hoje a fisiologia ortodoxa." A Torre de Vigia queria que os seus seguidores fiéis soubessem o que o coração era na realidade e não fossem tão ignorantes como os idiotas da "fisiologia ortodoxa". Eles explicaram como o coração funcionava realmente, através da descrição do que acontece quando estamos a comprar um terno ou um vestido novo:

3 Conforme já aprendemos antes, o coração nem sempre atende à mente. Há ocasiões em que o coração se sobrepõe à mente, apesar da sua força de lógica. Devemos lembrar-nos de que o coração também raciocina, embora isto não tenha tanto que ver com a lógica, como tem que ver com o que ocorre no coração à medida que as nossas motivações, nossas afeições e nossos desejos, tomam forma e ganham ímpeto em certa direção, quer para o bem, quer para o mal.

4 Para ilustrar isso, suponhamos que chega a ocasião em que tenha de decidir-se a comprar um terno ou um vestido novo. Primeiro, a mente é confrontada com certos fatos. Talvez a roupa velha já tenha perdido a utilidade ou há necessidade duma mudança por outro motivo bom. O coração também entra nesta questão, visto que há o desejo, no coração, de ter aparência mais apresentável. O coração e a mente estão de acordo, de que se compre um novo vestido ou um novo terno. A mente reúne então informações sobre os preços, a qualidade, o estilo e assim por diante, para que, quando for fazer a compra, tenha uma boa idéia sobre que terno ou vestido comprar. Mas quando chega à loja, encontra na vitrina algo que atrai muito o olhar, à espera dum comprador impulsivo. Não é realmente prático para sua pessoa; envolve muito mais dinheiro; é bastante avançado na moda; mas quanto agrada ao coração! "É o deleite do coração!" [...]Se não tiver muito cuidado, o coração se sobreporá à mente. Sentir-se-á motivado a seguir certo proceder contrário ao bom senso. [A Sentinela, 1 de Setembro de 1971, p. 524]

Transplantes de coração também mudariam a sua personalidade:

"No Centro Médico da Universidade de Stanford, no ano passado, um homem de 45 anos de idade recebeu um novo coração de um doador de 20 anos de idade, e pouco depois anunciou a todos os seus amigos que estava celebrando seu vigésimo aniversário. Outro recebedor resolveu viver à altura da excelente reputação do destacado cidadão local que foi o doador. Um terceiro homem expressou grande temor de efeminação, por ter recebido o coração duma mulher, embora se tranqüilizasse um pouco ao saber que as mulheres vivem mais do que os homens." [A Sentinela, 1 de Setembro de 1971, p. 519]

Conforme provam estes fatos, a Torre de Vigia, em completa harmonia com os babilônios da antigüidade, ensinou que "o coração físico [era] a sede da inteligência e das emoções." Por isso, todas as Testemunhas de Jeová fiéis e leais TINHAM de acreditar neste grande exemplo de "alimento no tempo apropriado" entre 1971 e 1986, quando subitamente se tornou permissível para todas as Testemunhas de Jeová "cometer o engano de considerar o coração literal apenas como uma bomba carnal, assim como faz hoje a fisiologia ortodoxa."

Que espantoso exemplo do nível geral de conhecimentos em Brooklyn!

Vamos resumir este espantoso exemplo de "luz progressiva" da literatura da Torre de Vigia. Primeiro, a "verdade" de 1971:

[...] não queremos cometer o engano de considerar o coração literal apenas como uma bomba carnal, assim como faz hoje a fisiologia ortodoxa. [A Sentinela, 1 de Setembro de 1971, p. 518]

Comparemos agora essa citação com a declaração feita na Sentinela de 1986:

Mas, com o passar do tempo e maior conhecimento, tais conceitos foram abandonados. Por fim, o coração ficou conhecido pelo que é, uma bomba para fazer circular o sangue através do corpo. [A Sentinela, 1 de Junho de 1986, p. 15]

Portanto, apesar do fato de já ser conhecido para a maioria das pessoas durante várias centenas de anos que o coração era uma bomba para fazer circular o sangue, aqueles que tiveram a infelicidade de obter as suas informações através do "canal de Jeová" na terra, que ele usa para distribuir "alimento no tempo apropriado", tiveram de esperar até 1986 antes de lhes ser dito o que o coração físico realmente era: uma bomba! Fato esse que já era do conhecimento geral há muito tempo fora da Sociedade Torre de Vigia. Fantástico, não acham?

Como criador do corpo humano, temos de concluir que Jeová realmente manteve os seus "servos fiéis" do seu "canal de comunicação" extremamente ignorantes sobre este assunto. Ou isso, ou então a conclusão mais lógica e natural: ele nada tem a ver com este auto-proclamado "canal". De que outra forma se pode compreender este apego a idéias babilônicas, muito tempo depois de toda a gente ter abandonado tais idéias pagãs? É claro que a Torre de Vigia não mencionou com uma única palavra sequer o que tinha sido dito sobre o coração em 1971, como sempre confiando na bem conhecida amnésia dos seus membros. Vemos todos os dias nas páginas do fórum H2O excelentes exemplos desta amnésia. Esta incrível ignorância sobre o corpo humano também se manifesta na idéia completamente maluca de que receber uma transfusão de sangue é o mesmo que comer sangue.


Índice · English