O "Cartão do Sangue" — Opcional ou Obrigatório Para as Testemunhas de Jeová?

Rational Witness


Há algum tempo atrás houve no fórum H2O uma discussão acerca do Cartão Declaração Médica Antecipada/Isenção ["cartão do sangue"] e sobre a questão de saber se as TJ eram forçadas a preenchê-lo ou não. Aqui estão as instruções que constam da p. 2 do boletim de informação interno das TJ intitulado Nosso Ministério do Reino de Janeiro de 1999 [edição portuguesa], para a distribuição do dito cartão numa das reuniões das TJ. Eu enfatizei certas partes para que o leitor veja bem o que eles estão a dizer:

REUNIÕES DE SERVIÇO PARA JANEIRO

Semana de 4 de Janeiro

[...] 20 min: Preenchimento de documentação legal sobre tratamento médico sem sangue. (Atos 15:28, 29) Discurso a cargo de um ancião qualificado, resumindo os pontos chaves da carta de 15 de Outubro de 1991; inclui a informação nas cartas de 16 de Outubro de 1997 e de 4 de Dezembro de 1997, que abordam o uso da declaração actualizada "Isenção de responsabilidade". Cartão Declaração Médica Antecipada/Isenção: Explique novamente que o novo modelo deste cartão pede também a menção do número, data de emissão e entidade emitente do bilhete de identidade do titular e das duas testemunhas. Estes dados, junto com as assinaturas que correspondem àquelas nos respectivos bilhetes de identidade, conferem a este cartão um acrescentado valor jurídico. Após esta reunião, as Testemunhas baptizadas receberão o novo cartão, e os que têm filhos menores não-baptizados receberão um Cartão de Identificação para cada filho. Os cartões não devem ser preenchidos esta noite. Devem ser preenchidos com cuidado, em casa, mas NÃO devem ser assinados. Todos os cartões serão assinados e datados depois do próximo Estudo de Livro de Congregação, na frente das testemunhas, sob a supervisão do dirigente de estudo de livro. Antes de assinar, verifique se todos os dados dos cartões foram preenchidos. As testemunhas devem realmente ver o dono do cartão assinar o documento. Adaptando os dizeres do cartão às suas próprias circunstâncias e convicções, os publicadores não-baptizados podem preparar a sua própria declaração, para si e para os seus filhos. Declaração "Isenção de responsabilidade": Ela existe em duas modalidades, para adultos e para menores sem capacidade de entender o que está envolvido. É um documento mais específico sobre tratamento médico para ser usado em casos de internamento hospitalar, provendo protecção legal básica. Muitos médicos têm reagido de forma muito favorável a este documento. Os publicadores baptizados [nota de Osarsif: parece que a palavra "baptizados" não consta das instruções dadas na edição americana deste km] que ainda não possuírem este documento podem obter do secretário uma minuta da declaração. Os dirigentes do estudo de livro devem fazer uma lista para se assegurar de que todos os membros do seu grupo recebam a ajuda que necessitarem para preencher o cartão Declaração Médica Antecipada/Isenção. [negrito acrescentado]

Será que vemos nestas instruções alguma coisa que sugira que o cartão é "opcional" para as Testemunhas de Jeová?

Com base na sua experiência como TJ, responda a esta pergunta: como seria encarado pelas outras TJ alguém que recusasse assinar e trazer sempre consigo o cartão do sangue? Será que o dirigente do seu estudo do livro diria simplesmente: 'Claro, eu compreendo... não há qualquer problema'?


Índice · English