O Pior Pesadelo das Crianças das Testemunhas de Jeová

Jan Haugland


A maior parte das organizações religiosas publicam livros para crianças. A editora religiosa mais verbosa do mundo, a Sociedade Torre de Vigia, não é excepção. Em 1959 a Sociedade Torre de Vigia lançou o livro Do Paraíso Perdido ao Paraíso Recuperado, que continuaria a ser o principal instrumento para a instrução das crianças filhas de Testemunhas de Jeová até 1978.

É apropriado perguntar: Que tipo de pais lerão este género de histórias para os seus filhos? Que organização religiosa considera isto "alimento no tempo apropriado" para a instrução de crianças?

Esta descrição do "Grande Dia" em que Deus matará todos os que não são Testemunhas de Jeová, e imagens como a que se pode ver acima, provavelmente não ajudarão a curar as insónias:

20 Gog, o Diabo, usa as nações e os governantes da terra para atacar a sociedade do Novo Mundo. A maior parte da humanidade estará ao lado do Diabo. A Bíblia diz a respeito do ataque total do Diabo contra a sociedade do Novo Mundo de Jeová: "Virás pois do teu lugar, das bandas do norte, tu e muitos povos contigo, montados todos a cavalo, grande ajuntamento, e exército numeroso; e subirás contra o meu povo Israel, como uma nuvem, para cobrir a terra." -- Ezequiel 38:15, 16, Al.

21 Êste ataque contra os últimos da nação espiritual de Deus e seus companheiros, as "outras ovelhas", é realmente um ataque contra o reino de Deus. Portanto, o ataque exige a decisão da questão: Quem dominará o céu e a terra? Êle provoca a Jeová a grande ira: "Sucederá, porém, naquele dia, no dia em que vier Gogue [Gog] contra a terra de Israel, diz o Senhor Jeová, que a minha indignação subirá a meus narizes." (Ezequiel 38:18, Al) A ira de Jeová sobe-lhe ao rosto. Chega o "dia da ira de Jehovah". -- Sofonias 2:2.

22 Levado a grande ira pelo ataque total contra seu próprio povo, Jeová entra em ação. Diz Jeová: "Chamarei tôda espécie de terror contra Gog." (Ezequiel 38:21, Ver. Normal Revisada, em inglês) Jeová dá a Cristo, o Rei, a ordem de destruir o mundo iníquo do Diabo. Como? Com "tôda espécie de terror".

23 A Bíblia diz-nos quais serão alguns dêstes terrores. Jeová diz: "Uma chuva inundante, e grandes pedras de saraiva, fogo, e enxôfre farei cair sôbre êle [Gog, o Diabo], e sôbre as suas tropas, e sôbre os muitos povos que estiverem com êle." (Ezequiel 38:22, Al) Haverá grande terror no Armagedon. "Tôda espécie de terror" será usada para destruir êste velho mundo -- aguaceiros, chuvas inundantes, enchentes, terremotos, gigantescas pedras de saraiva e chuva de fogo. Haverá terror na terra, terror no mar e terror no ar.

24 O Armagedon apanhará com surprêsa chocante a todos os que estiverem fora da sociedade do Novo Mundo. Falando-nos do terror das pessoas no Armagedon, a Bíblia diz: "Está perto o dia de Jehovah. Virá da parte do Todo Poderoso como uma assolação. Portanto serão remissas todas as mãos, e se derreterá todo o coração de homem: perturbados ficarão, e delles se apoderarão ancias e dores; torcer-se-ão como a mulher que está de parto; olharão attonitos uns para os outros; os seus rostos tornar-se-ão rostos flammejantes." -- Isaías 13:6-8.

25 Calefrios de terror passarão pelas massas do povo, de modo que perderão o autocontrôle; começarão a matar uns aos outros. "Naquelle dia haverá da parte de Jehovah um grande tumulto entre elles; pegarão cada um na mão do seu proximo, e a sua mão se levantará contra a mão do seu proximo." (Zacarias 14:13) Então, "a espada de cada um se voltará contra seu irmão". (Ezequiel 38:21, Al) Mas a sua luta egoísta pela sobrevivência será em vão. Os que escaparem de ser mortos pelos seus vizinhos serão destruídos pelos exércitos celestiais de Deus.

26 Os anjos de Cristo ferirão a todos os oponentes do reino de Deus e das testemunhas do seu reino com uma terrível destruição. Uma praga que corroerá a carne destruirá a muitos. Jeová diz: "Consumir-se-á a carne delles, estando elles em pé, e os seus olhos se consumirão nas suas covas, e a sua língua se consumirá na sua boca." (Zacarias 14:12) Serão consumidas as línguas dos que zombam e escarnecem do aviso do Armagedon! Serão consumidos os olhos dos que recusam ver o sinal do "tempo do fim"! Serão consumidas as carnes dos que não querem aprender que o nome do Deus verdadeiro e vivo é Jeová! Serão consumidas enquanto estiverem ainda de pé!

27 Onde poderão as pessoas esconder-se diante desta destruição vinda da parte de Deus? Em nenhuma parte! Jeová diz: "Nenhum delles escapará. Embora cavem até o Sheol, dalli os tirará a minha mão; embora subam até o céo, dalli os farei descer. Embora se escondam no cume do [monte] Carmelo, buscal-os-ei e dalli os tirarei; embora estejam escondidos dos meus olhos no fundo do mar, dalli darei ordem á serpente, e ella os morderá." (Amós 9:1-3) Tôdas as vias de escape ficarão fechadas! Para onde quer que fujam, Deus os achará e os destruirá.

28 Terá desaparecido o poder do dinheiro! Os governos que imprimem dinheiro entrarão em colapso na destruição. Mesmo se alguns tiverem ouro e prata, não lhes comprará proteção. Deus declara: "Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia da indignação de Jehovah." -- Sofonias 1:18.

29 Haverá cadáveres em tôda parte -- de um confim da terra até o outro. Jeová diz: "Eu vou chamar uma espada que venha sobre todos os habitantes da terra." Sem serem ajuntados, sem serem enterrados, sem serem lamentados, os cadáveres serão como fertilizante sôbre o solo, assim como diz a Bíblia: "Os mortos de Jehovah se extenderão naquelle dia desde uma á outra extremidade da terra; não serão pranteados, nem recolhidos, nem enterrados; servirão de esterco sobre a face da terra." -- Jeremias 25:29, 33. (Do Paraíso Perdido ao Paraíso Recuperado, 1959, pp. 206-210, negrito acrescentado)

Do Paraíso Perdido ao Paraíso Recuperado, pp. 208-209 Do Paraíso Perdido ao Paraíso Recuperado, p. 209


Nota do tradutor:

Não se pense que a Sociedade Torre de Vigia abandonou a táctica de utilizar o terror na sua propaganda. Veja-se, a título de exemplo, esta imagem de extremo mau gosto que apareceu na página 23 da edição de 1.º de setembro de 1997 da revista oficial das Testemunhas de Jeová, A Sentinela e na página 11 da brochura O Que Deus Requer de Nós (publicada pelas Testemunhas de Jeová em 1996):

A Sentinela, 1.º de setembro de 1997, p. 23


Índice