Parte 3: Cortejando o Favor de Hitler: A Atitude Anti-Semita dos Líderes das Testemunhas de Jeová

Mehmet Aslan, Grenzach-Wyhlen (Alemanha)


Além do fato de que as Testemunhas de Jeová tomaram uma posição a favor do serviço militar, existe ainda outro aspecto que estava de acordo com a linha de Hitler. Na revista Despertai! de 22 de agosto de 1995 faz-se a alegação:

"As Testemunhas de Jeová foram os primeiros alvos dos abusos nazistas, mas elas também denunciaram com veemência as atrocidades contra os judeus, os poloneses, os deficientes físicos e outros." [Despertai!, 22 de agosto de 1995, p. 9]

Não apresentam quaisquer referências -- além disso, a atitude das Testemunhas de Jeová para com os judeus era muito diferente daquela que eles descrevem acima e é uma atitude que eles têm tentado esconder: era anti-semita.

Até agora, não percebi muito bem por que Hitler abusou tanto dos judeus. Eles eram cidadãos normais que, talvez, tinham opiniões culturais diferentes mas diziam abertamente que eram cidadãos alemães, prestavam serviços ao Estado, pagavam os seus impostos, e cumpriam as suas obrigações militares.

Certamente esta era uma razão: o ódio infundado, e o dinheiro que iria parar a outros donos se os judeus fossem extintos.

Podia-se ouvir constantemente a acusação contra os judeus de que eles tinham um "espírito ganancioso". Palavras como ganância, gananciosos, etc., eram sempre usadas pelo regime de Hitler ao falar dos judeus. Certamente havia alguns judeus que trabalhavam de um modo desonesto -- tal como alguns não-judeus também. Mas a maioria deles tinham ganho o seu dinheiro de forma honesta, com diligência e dignidade, ou não? E não era o regime de Hitler realmente a ganância personificada?

Qualquer pessoa razoável podia ver através dessa loucura.

Será que a organização da Torre de Vigia foi capaz de denunciar essas atrocidades? Foram eles capazes de defender a dignidade humana para essas pessoas? Pelo menos, é isso o que a revista Despertai! afirma:

"As Testemunhas de Jeová [...] denunciaram com veemência as atrocidades contra os judeus, os poloneses, os deficientes físicos e outros." [Despertai!, 22 de agosto de 1995, p. 9]

Onde é que fizeram isso, e especificamente de que modo?

Durante o famoso congresso de Berlim-Wilmersdorf, realizado em 25 de junho de 1933, foi adotada uma Declaração especial. Nesta Declaração, lemos:

"Esta companhia de povo alemão, que são cidadãos pacíficos e obedientes à lei de todas as partes da Alemanha, todos eles trabalhando honestamente para o mais alto bem estar do povo desta terra, estando agora devidamente reunidos em Berlim neste 25.º dia de junho de 1933 A.D., declaram alegremente a nossa completa devoção a Jeová, o Deus Todo-Poderoso." [Fonte: The Christian Quest, Vol. 3, No. 1, pp. 61-69]

O modo como as Testemunhas de Jeová estavam "trabalhando honestamente para o mais alto bem estar do povo desta terra" é rapidamente tornado claro nessa Declaração. Antes de ir ao ponto central da questão, esse documento diz:

"Quando Jesus foi ter com os judeus para lhes dizer a verdade, foi o clero judeu, quer dizer, os Fariseus e sacerdotes, que se opuseram violentamente a ele". [Fonte: The Christian Quest, Vol. 3, No. 1, pp. 61-69]

E depois as Testemunhas de Jeová falam de forma muito clara:

"Judeus

"Através do termo 'clero', tal como é usado na nossa literatura, é feita referência à classe de professos instrutores religiosos, sacerdotes e jesuítas que empregam meios políticos impróprios para atingir os seus fins e juntar forças até mesmo com aqueles que negam Deus e o Senhor Jesus Cristo. Essa é a mesma classe a quem Jesus se referiu como seus perseguidores. Nós não temos qualquer criticismo em relação a qualquer instrutor religioso honesto." [Fonte: The Christian Quest, Vol. 3, No. 1, pp. 61-69]

A quem se referem eles quando falam dessa "classe a quem Jesus se referiu como seus perseguidores"? O título desse parágrafo responde:

"Judeus"

Agora as Testemunhas de Jeová são mais do que bruscas:

"Têm sido os judeus comerciantes do império britânico-americano que construíram e têm mantido os Grandes Negócios como um meio de explorar e oprimir os povos de muitas nações." [Fonte: The Christian Quest, Vol. 3, No. 1, pp. 61-69]

Isto segue precisamente a linha do regime de Hitler. O povo alemão conhecia essa fraseologia. Os judeus: eles são os Iníquos, os Exploradores e os Opressores. Certamente alguns judeus tinham a sua parte nos Grandes Negócios, mas deles também eram empregadores de muitas pessoas que de outro modo estariam desempregadas. Sem dúvida também existiam alguns judeus desonestos, mas suprime-se [na Declaração] que muitos judeus eram pessoas de mentalidade bastante social [com preocupações sociais]. O tratado continua:

"Este fato aplica-se particularmente às cidades de Londres e de Nova Iorque, o baluarte dos Grandes Negócios. Este fato é tão manifesto na América que até existe um provérbio a respeito da cidade de Nova Iorque que diz: 'Os judeus são os donos dela, os católicos irlandeses governam-na, e os americanos pagam as contas' [...] Resolvem, que cópias desta Declaração sejam respeitosamente entregues a altos funcionários do governo e que seja dada à mesma [Declaração] grande publicação para o povo, para que o nome de Jeová possa ser mais conhecido.

"Watch Tower Bible and Tract Society [Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados],

"Magdeburgo" [Fonte: The Christian Quest, Vol. 3, No. 1, pp. 61-69]

Embora as Testemunhas de Jeová concluam o seu tratado desejando "que o nome de Jeová possa ser mais conhecido", certamente o modo correto de conseguir isso não é espalhando palavras cheias de ódio contra um grupo que de qualquer modo já estava a sofrer muito.

E se as Testemunhas de Jeová pretendiam dar a esse tratado uma "grande publicação", é amplamente conhecido que elas se aplicaram de forma séria e decidida a isso: 2.500.000 cópias dessa campanha de ódio foram metidas nas caixas de correio e inflamaram ainda mais o ódio contra os judeus.

Este documento de 1933 prova que as Testemunhas de Jeová tiveram a sua quota parte de responsabilidade, de modo que as atrocidades contra os judeus não foram condenadas, mas antes aprovadas pelas Testemunhas de Jeová.

A revista Trost (a edição alemã da Consolation [Consolação, o antigo nome da revista Despertai!]) de 15 de julho de 1938 também prova que os judeus não eram bem vistos pelas Testemunhas de Jeová. Em seções dessa revista, as Testemunhas de Jeová dizem que os judeus eram "aliados dentro da organização do Diabo".

Dizem ainda isto:

"Os Judeus na Palestina

"Por esta razão os olhos deles estão cegos e os ouvidos deles estão surdos para a verdade de Deus. As coisas que Deus disse através dos seus profetas para o seu povo apóstata desde tempos imemoriais, hoje estão muito atualizadas. Tal como eles confiaram na 'Vara do Egito' em vez de em confiarem em Jeová, eles agora confiam na Inglaterra. De forma muito eloqüente, os judeus ingleses tentam convencer o governo inglês de como a Inglaterra precisa de um estado político judaico na palestina por razões imperialistas inglesas, e de quão leais são os judeus hoje são ao Império Britânico, e que eles estão mais uma vez preparados para derramar o seu sangue por esse império.

"Assim, aqui mais uma vez no seu antigo país nativo, este povo segue um caminho sem o conhecimento de Jeová e do seu Rei ungido Jesus, o Messias. Através de meios e pensamentos humanos eles tentam tomar posse desse país, e eles não vêem como Jeová continua a 'tirar as rodas dos seus carros' para que eles não alcancem os fins estabelecidos por eles mesmos. Eles clamam por mais 'religiosidade' tal como todos os outros aliados dentro da organização do Diabo. Os judeus também estão cegos para com o fato de que a 'velha bruxa' em Roma devota toda a sua energia para impedir que os judeus se tornem independentes. Os sacerdotes dela são os agitadores mais maliciosos; os seus 'lugares santos' ficam em perigo, clamam eles, se os judeus se tornarem mais numerosos! É por isso que a Inglaterra, no seu acordo com a Itália, tem de garantir os 'justificados interesses italianos (isto é católicos)'; nomeadamente, o direito de a 'velha bruxa' embaçar as mentes das pessoas pobres nas suas escolas e mosteiros para por fim sangrá-los até ficarem brancos.

"Os judeus são a epítome do fato de quão terrível é não estar sob as bênçãos de Jeová. Separados da graça de Deus, também aqui eles andam agitados. Semeando ventos, eles estão ceifando tempestades! Por quanto tempo mais?" [Trost (Consolação), de 15 de julho de 1938]

Foi essa a pergunta feita pela revista. Não por muito mais tempo! Hitler já tinha os seus planos para os judeus, e as Testemunhas de Jeová apoiaram a campanha de ódio contra os judeus.

Hitler deve ter ficado satisfeito com isso. Muito satisfeito.


Índice