Torre de Vigia diz: Estude Publicações Antigas

Focus


"Apreciando Publicações Cristãs Básicas [...] O seu zelo por conhecimento pode até levá-los a aprofundar coisas que foram publicadas muito antes de eles terem vindo à verdade, expandindo e aprofundando o seu entendimento, e maturidade cristã sempre crescente [...] Você procura publicações mais antigas para expandir e aprofundar o seu conhecimento de assuntos sobre os quais surgem questões? Estudou realmente estas publicações mais antigas? [...] Como está seu conhecimento de fundo? [...] Nunca pense: "Oh, já sei a maior parte disso." Pois descobrirá, de fato, que não sabe, e que será fortalecido pelo seu estudo adicional [...] quando tiver completado seu estudo delas, poderá procurar publicações ainda mais antigas. Lembre-se, 'o homem espiritual examina de fato todas as coisas', e devia conhecer mesmo as coisas profundas de Deus [...] Como podem todas estas pessoas obter as coisas que perderam? Só estudando publicações mais antigas e 'desenterrando' números anteriores da Sentinela mantidos na biblioteca do seu Salão do Reino local. Há muitas riquezas espirituais e ajudas em direção a conhecimento maduro nestas publicações anteriores, e o estudo delas certamente vale o seu tempo. Verificando através das publicações anteriores da Sociedade, você aprenderá onde encontrar as respostas a perguntas que surgem, e rejubilará de ver que a sua compreensão continuará a crescer. O conhecimento acrescentado que ganhará desta forma fá-lo-á mais forte na sua fé, de maior valor para os seus irmãos e de maior serviço para a organização [...] instamos consigo para que aprofunde estas revistas anteriores para se beneficiar do material que elas contêm." (The Watchtower [A Sentinela], 15 de maio de 1957, pp. 311-317 [em inglês]. Ênfase acrescentada, tal como em todas as citações desta página.)

"E já leu as publicações mais antigas da Sociedade na sua língua? Ao ponto que puder reservar tempo para ler a matéria, o aguarda uma bênção." (Manual da Escola do Ministério Teocrático, 1971, p. 21, parágrafo 9)

"Aprofunde-se na Palavra de Deus [...] Provérbios 2:4, 5, diz: 'Se continuares a buscar isso como a tesouros escondidos, acharás o próprio conhecimento de Deus.' O contexto desta passagem fala sobre a necessidade de procurar as "declarações", os "mandamentos", a "sabedoria", o "discernimento" e a "compreensão" da parte de Jeová. Buscar tesouros requer esforço e perseverança. Exige cavar fundo. O mesmo se dá quando se busca "o próprio conhecimento de Deus", o "discernimento" e a "compreensão" das coisas. Também requer aprofundar-se bem, ou penetrar abaixo da superfície das coisas. [...] Devemos ser realmente gratos pelo aprofundamento espiritual feito pela classe do "escravo" para tornar cada vez mais claros "os propósitos mais profundos e escondidos de Deus". [...] Mas isso não isenta cada cristão individual da responsabilidade de se aprofundar na Palavra de Deus, com o fim de entender a plena profundeza dos pensamentos explicados. Isto envolve procurar os textos mencionados. Significa ler as notas ao pé das páginas, nos artigos da Sentinela, algumas das quais indicam ao leitor uma publicação mais antiga, que fornece uma explicação mais plena de certa passagem ou profecia. Isso requer maior aprofundamento, fazer esforço para localizar essa publicação mais antiga e depois estudar as páginas mencionadas." (A Sentinela, 15 de junho de 1985, pp. 11, 12, parágrafos 16-18)

"Possui uma biblioteca pessoal ou da família? Contém ela volumes de Despertai! e A Sentinela, a obra Ajuda, e as publicações que usamos no Estudo de Livro de congregação e nas reuniões no Salão do Reino? Possui os Índices de Publicações da Torre de Vigia (1976-80 e 1981-85) e as publicações mais antigas da Sociedade disponíveis? Encontrará valiosas informações nas publicações mais antigas." (Nosso Ministério do Reino, janeiro de 1988, p. 6, parágrafos 4, 5)

"Já por mais de um século, deleitosas e corretas palavras de verdade, que abrangem todos os aspectos da vida, têm sido apresentadas e amplamente distribuídas em muitos idiomas através das publicações da Sociedade Torre de Vigia. Assim, muitas famílias e indivíduos têm conseguido formar em casa uma biblioteca de confiáveis obras de referência que focalizam a Bíblia. Além disso, a maioria das congregações das Testemunhas de Jeová tem excelentes bibliotecas no Salão do Reino." (A Sentinela, 15 de dezembro de 1990, p. 26)

"O conhecimento sobre Jeová e Jesus Cristo, contido na Bíblia, é mais valioso, e nossas publicações são as únicas no mundo que explicam tais riquezas espirituais em profundidade e com sabedoria piedosa. (Rom. 11:33; Fil. 3:8) Portanto, derivamos benefícios genuínos de possuirmos e fazermos pleno uso dessas publicações, tanto no nosso estudo pessoal, familiar e congregacional, como ao ajudarmos outros sedentos da verdade. Isto pode aplicar-se igualmente a muitas de nossas publicações mais antigas, como o livro O Paraíso Restabelecido Para a Humanidade -- Pela Teocracia!, de 416 páginas, lançado originalmente em 1972." (Nosso Ministério do Reino, agosto de 1993, p. 4, parágrafos 1, 2, edição brasileira, tal como nas citações seguintes.)

"Apresentação das Boas Novas -- com publicações mais antigas
O Valor Das Publicações Mais Antigas
Uma vez que essas publicações mais antigas salientam verdades bíblicas, ofereça-as com uma atitude positiva." (Nosso Ministério do Reino, janeiro de 1989, p. 8, parágrafos 3, 5)

"Apresentação das Boas Novas -- com publicações mais antigas
Que todos nós tenhamos um ministério produtivo por partilharmos o conhecimento da Palavra de Deus contido nessas publicações mais antigas! Isto poderá resultar no bem-estar eterno daqueles a quem dermos testemunho." (Nosso Ministério do Reino, janeiro de 1989, p. 8, parágrafo 7)

""Todos Nós Precisamos Estudar." Perguntas e respostas do segundo artigo no suplemento. Conclua com expressões (1) de publicadores que compram tempo oportuno e têm um bom programa de estudo, e (2) relacionadas com os benefícios derivados da leitura de publicações mais antigas mencionadas no parágrafo 5." (Nosso Ministério do Reino, janeiro de 1988, p. 2, "semana de 24 de janeiro")

"Em nosso ministério de campo durante fevereiro, estaremos apresentando algumas publicações mais antigas que se mostraram eficazes em ajudar pessoas a se desenvolver espiritualmente. Teremos a oportunidade de oferecer dois livros antigos de bolso, pela contribuição especial de Cz$ 50,00 cada livro, ou um livro antigo de tamanho regular, pela contribuição especial de Cz$ 65,00. Algo contido num deles pode ser exatamente o que a pessoa interessada necessita para suscitar o desejo de progredir espiritualmente." (Nosso Ministério do Reino, fevereiro de 1988, p. 1, parágrafo 3)

"Uma maneira de aplicarmos esta admoestação é mediante o estudo pessoal e a pesquisa. Uma boa biblioteca teocrática pode ser muito útil para esse fim. Convém possuir e usar nossa própria biblioteca em casa. Mas, a biblioteca da Escola do Ministério Teocrático localizada no Salão do Reino pode ter publicações adicionais, especialmente para os mais novos que não possuem exemplares pessoais de publicações mais antigas." (Nosso Ministério do Reino, maio de 1988, p. 7, parágrafo 1, "A biblioteca da Escola do Ministério Teocrático")

"Entreviste alguns adolescentes que têm feito bons esforços em alguns dos pontos considerados. Pergunte sobre seu programa de estudo e de serviço, bem como de preparação para as reuniões e serviço de campo. Muitos têm sido ajudados grandemente a crescer em conhecimento e entendimento por lerem algumas publicações antigas, tais como o livro "Seja Feita a Tua Vontade na Terra", "Mistério" e Babilônia. Peça comentários à assistência sobre os benefícios derivados da leitura de tais publicações antigas. Encoraje os jovens a beneficiarem-se com tal leitura." (Nosso Ministério do Reino, novembro de 1984, p. 2, "semana de 25 de novembro")

"Apresentação das Boas Novas -- com publicações mais antigas
Gostaria de ver as pessoas com quem estuda a Bíblia aprofundarem seu entendimento e conhecimento bíblico? Por que não recomenda que leiam alguns dos livros antigos? E, se for recém-associado com a organização de Jeová e ainda não tiver lido pessoalmente algumas dessas publicações antigas, talvez queira acrescentá-las à sua biblioteca e lê-las, ou usá-las como fonte de referências conforme tiver oportunidade." (Nosso Ministério do Reino, maio de 1983, p. 4, parágrafo 5)

"Certo dia, por volta de outubro de 1941, enquanto pregava no mercado, alguém me falou sobre uma Testemunha de Jeová que morava numa cidade próxima. Era um ex-policial chamado Christos Triantafillou. Fui vê-lo e descobri que ele era Testemunha de Jeová desde 1932. Fiquei muito contente quando ele me forneceu muitas publicações antigas da Torre de Vigia. Elas realmente me ajudaram a progredir espiritualmente." (A Sentinela, 1.º de outubro de 1999, p. 23, parágrafo 4)

"Decidi ler algumas publicações mais antigas da Torre de Vigia, para ver se podia encontrar quaisquer contradições. Mas estas publicações só fortaleceram minha fé na Bíblia como a Palavra de Deus e nas Testemunhas como o seu povo." (A Sentinela, 1.º de janeiro de 1982, p. 10, parágrafo 2)


Índice · English