Erich Frost — Líder das Testemunhas de Jeová e Traidor

Kent Steinhaug



Erich Frost

Um artigo na revista alemã Der Spiegel, de 19 de Julho de 1961, tem um artigo interessante acerca das Testemunhas de Jeová e da sua história durante a Segunda Guerra Mundial. As Testemunhas de Jeová pé-descalço (arraia-miúda) não se comprometeram muito com os nazis. Mas os seus líderes -- isso é outra história. Erich Frost esteve presente numa assembleia das TJ no Hamburger Stadtpark, em 22 de Julho de 1961, onde também esteve o presidente da Watchtower [a empresa que controla as TJ], Nathan Homer Knorr. Frost era o líder da Watchtower na Alemanha, mas depois Konrad Franke ficou com essa posição.

Todos eles estiveram presentes e a história que Frost contou à audiência (proveniente de 50 países) acerca do seu registo na guerra foi uma mentira descarada. Segundo a revista Der Spiegel, Frost denunciou as TJ à Gestapo -- disse-lhes tudo o que eles queriam saber. Ele foi um traidor, nada mais. Ele não disse nada à audiência acerca das cartas que ele enviou a Hitler, e com boa razão. Aqui está uma carta datada de 9 de setembro de 1950, na qual se vê que ele estava ansioso para que lhes devolvessem a propriedade da Watchtower. Ele também escreveu uma carta à Watchtower Bible & Tract Society (depois da guerra) onde ele disse como as TJ alemãs eram uns cidadãos fantásticos.

As provas estão em "Haftbuch Nr. 292 des Geheimen Staatspolizeiamtes in Berlin, Diensateile II b 2". O protocolo está assinado por Frost em 2 (páginas 1-5) [Estamos a tentar obter fotocópias destes documentos todos, mas é difícil porque temos de nos deslocar lá para obtê-los -- e só historiadores é que têm acesso aos arquivos. Mas havemos de encontrar uma solução], 15, 20, 21, 24, 26 e 29 de abril de 1937. E ele mandou muitas TJ para campos de concentração. Ele disse à Gestapo os locais onde eles tinham as reuniões, onde viviam as TJ e quem eram os líderes.

Aqui está um documento da Geheime Statspolizei, 1034, datado de Berlim 16.4.37. E aqui está outro, Nr. 409/37.

Naturalmente, os líderes da Watchtower sabiam disto, mas deixaram Frost branquear o seu passado naquela assembleia! Haverá alguma coisa acerca da qual esta gente não mente?


Índice