Parte 10: Os Encobrimentos das Testemunhas de Jeová: Análise das Alegações Históricas Delas

Mehmet Aslan, Grenzach-Wyhlen (Alemanha)


Na Parte 1 desta série de artigos, foi analisada a edição de 22 de agosto de 1995 de revista Despertai!, no que diz respeito às alegações das Testemunhas de Jeová.

Essa edição tinha o título: "O Holocausto -- Quem denunciou? 50.° aniversário da libertação dos campos de concentração 3-15".

O regime de Hitler causou sofrimento incalculável às pessoas, e o mero pensamento sobre esse sistema traz emoções desagradáveis. Qualquer pessoa que tenha apoiado esse sistema nesse tempo, devia hoje ser banida -- quer ainda esteja viva ou não -- e quaisquer pessoas que enfrentaram esse sistema desumano deviam ser honradas e deviam ganhar o favor público, especialmente na Alemanha.

A Sociedade Torre de Vigia sabe isso, e tenta habilmente usar o seu passado como um meio para atingir um fim, e fazer um nome melhor para si mesma junto do público. Não negamos que Testemunhas de Jeová resistiram ao regime de Hitler, que [centenas] delas foram mortas nos campos de concentração. Isto é a memória de indivíduos que deve ser respeitada, e esta documentação também não pretende mudar esse fato. Que Deus as recompense no céu.

No entanto, o modo como a organização das Testemunhas se comportou durante o regime de Hitler, e o modo como se tenta adornar com essas vítimas individuais -- é completamente impróprio, desonesto, e anti-cristão. Em vez de admitir os erros e mostrar remorso, os fatos estão sendo distorcidos a seu favor através de manipulação e argumentação astuta.

No artigo acima mencionado, são feitas as seguintes alegações:

Alegação 1 na revista: As Testemunhas de Jeová alertaram contra os perigos do regime de Hitler a partir de 1929.

Os fatos revelam que as Testemunhas de Jeová tomaram uma atitude a favor de Hitler até serem banidas em 1933, e que tentaram chegar a uma acomodação com esse sistema da melhor forma possível. Não existe evidência absolutamente nenhuma de que elas tivessem avisado contra os perigos do regime de Hitler desde 1929 -- absolutamente nenhuma evidência.

Alegação 2 da revista: "Enquanto o mundo em geral desconhecia [...] as Testemunhas de Jeová não podiam se calar".

A Despertai! de 22 de agosto de 1995 mostra que essa alegação está errada. Na página 14 é mencionado que um representante da igreja protestante tinha estado num campo -- em última análise pelas mesmas razões que as Testemunhas de Jeová: porque não estava disposto a entender-se com o regime de Hitler. Centenas de ministros protestantes e católicos foram para aos campos, eles também denunciaram. É uma deturpação dizer que só as Testemunhas de Jeová resistiram ao regime de Hitler.

Alegação 3 da revista: O choque era totalmente inevitável porque "Os cristãos verdadeiros são politicamente neutros".

Os fatos provam que as Testemunhas de Jeová não foram politicamente neutras em momento algum. Na documentação apresentada, provou-se que as Testemunhas de Jeová eram anti-semitas e a favor de Hitler.

Alegação 4 da revista: Dizem que a revista A Idade de Ouro em 1929 tinha publicado esta declaração: "O Nacional-Socialismo é ... um movimento que está agindo ... diretamente a serviço do inimigo do homem, o Diabo."

Conforme já foi dito, as Testemunhas de Jeová nunca disseram tal coisa em 1929; e até agora ninguém dentro da Sociedade Torre de Vigia conseguiu revelar onde se encontra essa citação. É simplesmente uma invenção, ou foi construída à base de remendos. Eu também não consegui descobrir onde tal citação se encontra.

Alegação 5 da revista: Devido à sua posição de "neutralidade", as Testemunhas de Jeová foram banidas em 28 de junho de 1933.

Esta alegação também não condiz com os fatos. A ordem de proibição das Testemunhas de Jeová foi feita com base num equívoco da parte das autoridades, conforme foi mostrado na documentação. Foi a atividade de Ewald Vorsteher que as autoridades ligaram às Testemunhas de Jeová, e isso foi a causa para a proibição.

Alegação 6 da revista: As Testemunhas de Jeová também denunciaram veementemente o sofrimento de outras pessoas -- incluindo o dos judeus.

Os fatos revelam que durante o regime de Hitler as Testemunhas de Jeová eram anti-semitas e contribuíram com a sua quota parte na campanha de ódio contra os judeus, o que é muito embaraçoso para elas atualmente. É obvio que os fatos sobre o comportamento das Testemunhas de Jeová durante o regime de Hitler são extremamente repulsivos -- em primeiro lugar a sua atitude anti-semita. Esse fato é como um pano vermelho para um touro, no caso do público alemão, e poderia contribuir para um considerável dano na reputação das Testemunhas de Jeová.

Portanto, as alegações das Testemunhas de Jeová têm de ser questionadas em muitos pontos, e o comportamento delas durante o regime de Hitler -- o comportamento da organização -- não devia ser louvado, mas antes condenado pelo público.


Índice