Notas Sobre o Anuário das Testemunhas de Jeová de 2000

Osarsif


Índice

Nota: Para indicar onde se situam os excertos do Anuário que comentamos ou citamos, utilizamos a notação "página:parágrafo". Assim, por exemplo, "146:2" significa página 146 parágrafo 2.


Texto do ano 2000 (p. 2)

2:1 O texto das Testemunhas de Jeová para o ano 2000 é Hebreus 10:39, "Não somos dos que retrocedem [...] mas dos que têm fé." Nota: "os que retrocedem" são as dezenas de milhares de Testemunhas de Jeová que estão a sair da organização actualmente.

Conforme veremos adiante, a organização das Testemunhas de Jeová está a afundar-se em 70 países, com o número de membros a diminuir ou estagnado. Os governantes das Testemunhas de Jeová, em Brooklyn, estão desesperados e furiosos.

Para levantar o moral das tropas não há nada melhor do que ameaçar com o iminente fim do mundo:

"Pressões de toda espécie testam nossa fé. À medida que se aproxima o fim do velho sistema, essas pressões aumentam. Mas os que têm fé genuína não retrocedem."

Os que retrocederam não tinham fé genuína no Corpo Governante.


Carta do Corpo Governante (pp. 3-5)

3:1 "Evidências" imaginárias logo no primeiro parágrafo:

"Como vibramos por estarmos vivendo nesta época em que vemos o amor de Deus manifestar-se de muitos modos, bem como as evidências de que o amoroso propósito de Jeová avança irresistivelmente em direção ao seu cumprimento!"

3:2 Dizem que Isaías 43:4 aplica-se "ao Israel espiritual" (ou seja, aos ungidos). Os que não pertencem a essa elite não devem ficar invejosos pois o Corpo Governante dá-lhes (assim como uma espécie de prémio de consolação) a boa nova de que, embora as palavras de Isaías não se apliquem a eles, Deus também os ama.

3:3

"O Corpo Governante reduziu recentemente o requisito de horas mensais dos pioneiros regulares para 70 e dos pioneiros auxiliares, para 50. Isto levou a um aumento rápido no número de pioneiros."

Porque é que o Corpo Governante não diz qual foi a razão que os levou a reduzir as horas?

Se querem aumentos rápidos, eu dou-lhes uma sugestão: reduzam o requisito de horas dos pioneiros auxiliares e regulares para 2 horas por mês e eu garanto-lhes que terão aumentos fabulosos no número de pioneiros! Assim, no Anuário de 2001 poderão apresentar um aumento extraordinário no número de pioneiros como prova da bênção de Deus!

4:3 Depois de falarem das "campanhas de auxílio" levadas a cabo pela Sociedade Torre de Vigia para ajudar os países afectados por guerras e calamidades, eles dizem:

"Precisamos, porém, lembrar que nossa principal responsabilidade é participar zelosamente na obra de pregação e de ensino, que salva vidas, obra esta que é mais importante do que qualquer atividade humanitária."

A obra de impingir aos outros as ideias do Corpo Governante, que supostamente 'salvam vidas', de nada adiantará às pessoas se elas tiverem morrido por falta de ajuda humanitária.

5:1 Mencionam o exemplo de Davi para persuadirem as pessoas a irem a todas as reuniões. Será que Davi tinha de comparecer a 5 reuniões semanais? Não. Então para que é que o mencionam?

5:3

"Temos a satisfação de informar-lhes que, em outubro de 1999, quatro irmãos ungidos foram designados para servir conosco como membros do Corpo Governante. Isto foi anunciado na reunião anual. A idade média dos irmãos recém-designados é de 57 anos e os anos de serviço integral é em média de 31. Seus nomes são: Samuel F. Herd, M. Stephen Lett, Guy H. Pierce e David H. Splane."

2000 - 57 = 1943, ou seja, eles nasceram oito anos depois de a 'porta do céu' se ter fechado (segundo as Testemunhas de Jeová a 'porta do céu' fechou-se em 1935 e se depois dessa data alguém pensa que pode ir para o céu, bem pode tirar o cavalinho da chuva, que não há nada para ninguém. A não ser que um dos escolhidos antes de 1935 desista do lugar no céu, o que abrirá uma vaga! Pelos vistos, estes quatro sujeitos que agora foram nomeados governantes das Testemunhas de Jeová pertencem a este grupo de 'substitutos' ou 'segundas escolhas'...)

5:4 O Corpo Governante faz uma patética e hipócrita declaração de amor aos idosos, aos que estão "na flor da vida", aos jovens, às crianças... Dizem: "o Corpo Governante o ama afectuosamente."

Enquanto continuarem a obedecer cegamente a esses sujeitos do Corpo Governante, eles 'amam-vos afectuosamente'. Se por algum motivo decidirem sair da organização, esse mesmo Corpo Governante não hesitará em utilizar todas as formas de difamação e calúnia contra você, dizendo inclusive que você está sob o domínio de Satã, que é um perigoso apóstata e que se alimenta "na mesa dos demónios". A sua família e todas as outras Testemunhas de Jeová receberão instruções para 'odiá-lo como o salmista Davi odiava os seus inimigos'...

Acho que só falta dizerem às Testemunhas de Jeová para seguirem o exemplo de Davi e saírem por aí assassinando esses terríveis "inimigos do povo de Deus".


Destaques do ano passado (pp. 6-30)

6:1

"O programa destacou que está próximo o fim deste velho sistema."

Provas? Zero.

Aquele teatro todo é só para fazer as Testemunhas de Jeová crer que o fim do mundo está 'mesmo ao virar da esquina'.

7:2 "Lágrimas de alegria" porque a Watchtower lançou a sua tradução da Bíblia em sérvio, croata e macedónio. Será que antes não havia qualquer tradução da Bíblia nessas línguas? Pela forma como o Anuário descreve a reacção das pessoas, até parece que não!

8:2 As Testemunhas de Jeová decididamente não têm a noção do ridículo. Reúnem meio milhão de pessoas num estádio de futebol para adoptarem "uma resolução que declarava que o caminho de Deus para a vida é o melhor". (Nota: caminho de Deus = organização Watchtower.)

9:1

"Mal haviam secado as lágrimas dos congressistas em Seul quando o furacão Georges se abateu sobre Porto Rico."

Eu bem os avisei para não fazerem congressos! Os congressos enfurecem sempre o Satanás.

11:2 Furacão Mitch:

"Além de 50 Salões do Reino e 2 Salões de Assembléias, mais de 1.800 casas de Testemunhas de Jeová foram demolidas ou danificadas."

Porque é que as Testemunhas de Jeová costumam agradecer a Deus a "protecção" que ele supostamente lhes dá noutras calamidades naturais? Será que Deus só ajuda algumas Testemunhas de Jeová? Ou só as ajuda às vezes?

11-17 Entre a página 11 e a 17 o Anuário 'toca a trombeta' por cada ajuda humanitária que a Watchtower deu às Testemunhas de Jeová em áreas atingidas por catástrofes. Acho que não foi isso o que Jesus ensinou.

16:3 Depois de catástrofes, as Testemunhas de Jeová cantam cânticos com os títulos "Jeová Nos Põe a Salvo" e "Jeová É Nosso Refúgio". Porque é que "Jeová" é impotente perante algumas catástrofes naturais? Porque é que morrem Testemunhas de Jeová em catástrofes naturais, se "Jeová" é o "refugio" delas? Ou esses cânticos são apenas retórica oca, para que as Testemunhas pensem que é Deus quem as está a proteger pelo facto de elas pertencerem à religião da Watchtower?

18:3 Dizem que foi uma "grande bênção" o Corpo Governante ter reduzido o requisito mensal de horas em Janeiro de 1999: os pioneiros regulares agora só têm de fazer 70 horas e os pioneiros auxiliares, 50 horas. Depois dizem que isso "foi uma evidência adicional de que o Senhor é benigno".

Dizem que o Corpo Governante decidiu fazer isso "por causa da pressão cada vez maior que as pessoas sentem em toda a parte para prover adequadamente às suas necessidades físicas". Parte da culpa por essa situação recai sobre a organização, que durante décadas desencorajou (quase proibiu) as Testemunhas de Jeová de obterem uma educação superior. Agora a esmagadora maioria delas tem péssimos empregos, ordenados de miséria e tem de trabalhar muitas horas por dia.

O Corpo Governante viu que se deixasse tudo na mesma, haveria um descalabro no número de pioneiros nos anos seguintes, pois eles já não podem usar a 'geração de 1914' como um chicote para fazer as Testemunhas de Jeová trabalhar. Foi por isso que reduziram o requisito de horas: para ver se conseguiam contrariar a tendência descendente que as estatísticas revelam todos os anos nos países mais importantes.

19:1 Falam do "aumento de mais de 400%" de pioneiros na Austrália, mas esquecem-se de dizer que esse país teve um decréscimo de 1% no número de publicadores! O número de pioneiros aumenta "mais de 400%" mas, paradoxalmente, o número de publicadores cai 1%. Parece que a velocidade com que eles recrutam novos adeptos não consegue acompanhar a velocidade com que os adeptos saem da organização!

19:2 Mais desonestidade: dizem que na Áustria, nos primeiros 3 meses a seguir ao anúncio da redução do requisito de horas, houve um aumento de 56% no número de pioneiros. Mas esquecem-se de informar o leitor que nesse país o número de publicadores diminuiu 1%!

A mesma coisa na Dinamarca: trombeteiam o aumento de 91% no número de pioneiros "nos primeiros seis meses" a seguir ao anúncio da redução de horas (estas expressões deixam adivinhar que nos meses seguintes a febre passou ou diminuiu) mas esquecem-se de dizer que a Dinamarca teve um decréscimo de 2% no número de publicadores!

Será que isto é sério?

20:1 Tiragens astronómicas das publicações da Watchtower. Eu só gostava de saber quantos hectares de floresta é que têm de ser destruídos todos os anos para que a Watchtower possa imprimir esses milhões de livros e revistas. E depois ainda têm a hipocrisia de pregar contra os que "arruinam a terra"...

22:1 Pessoas emocionalmente perturbadas são particularmente vulneráveis ao recrutamento pelas Testemunhas de Jeová. O parágrafo menciona uma "mulher angustiada" cujo filho tinha morrido num terramoto. As Testemunhas de Jeová trataram logo de a recrutar. Será que em última análise a responsabilidade pelas mortes nos terramotos não recai sobre Deus? Afinal é suposto ter sido ele a criar a terra com os terremotos. Idem para outras catástrofes naturais, como os vulcões.

22:2 Dizem que "Jeová continua a ensinar os seus servos" quando na realidade o que querem dizer é 'a organização continua a ensinar os seus servos (ou escravos)'. Falam do "maravilhoso programa educacional de Jeová" quando na realidade se querem referir ao 'programa educacional da Torre de Vigia'. A intenção de se confundirem com Deus é óbvia.

22:3 Falam do "ensinamento dado por Jeová por intermédio de sua organização" quando na realidade se querem referir ao 'ensinamento dado pelo Corpo Governante por intermédio da sua organização'.

24:1 Falam da Bulgária, mas não dizem que mentiram às autoridades, não dizem que cometeram perjúrio perante a Comissão Europeia dos Direitos Humanos, não dizem que prometeram deixar as Testemunhas de Jeová búlgaras aceitar transfusões de sangue sem sofrer qualquer tipo de sanção por parte da organização -- o que, para todos os efeitos práticos, significa que nesse país a Watchtower abandonou a proibição do sangue, enquanto noutros países continuam a morrer Testemunhas de Jeová porque a Watchtower ainda mantém a proibição.

Mais informação sobre este vergonhoso caso.

24:2 Queixam-se de terem sido difamados na França. Difamação envolve acusações falsas. Ora, muitas das acusações que lhes foram feitas acertaram na mouche. Admitem que um "relatório parlamentar classificava as Testemunhas de Jeová como 'seita perigosa'". E mencionam o imposto de 60% que as autoridades exigiram sobre os dinheiros que a Watchtower movimenta nesse país. A Watchtower pensava que podia fugir às as autoridades fiscais com a esperteza de passar a vender os seus produtos a coberto de 'contribuições voluntárias'.

Dizem ainda que distribuíram 12 milhões de panfletos intitulados: "Povo da França, vocês estão sendo enganados!" Deviam acrescentar ao título: "Pelas Testemunhas de Jeová!"

26:1 As Testemunhas de Jeová recorrem à Comissão Europeia dos Direitos Humanos para ver se se livram de pagar o imposto sobre as vendas e contribuições na França. Sobre a posição hipócrita das Testemunhas de Jeová na questão dos direitos humanos, veja este artigo.

27:3 Problemas das Testemunhas de Jeová em Moscovo. No tribunal, são acusadas de promover "inimizade religiosa". Essa é mais uma acusação que acerta em cheio no alvo. Leiam-se os artigos cheios de ódio e insultos às outras religiões, que são o pão nosso de cada dia nas publicações das Testemunhas de Jeová.

No tribunal, as Testemunhas de Jeová lêem Efésios 4:5, para provar que são "a religião verdadeira". Mas esse texto não menciona a seita das Testemunhas de Jeová, pois esta só foi inventada por Charles Russell no fim do século XIX. Portanto o argumento do advogado das Testemunhas de Jeová é uma falácia non sequitur.

"A promotora [acusação] rebateu com o argumento de que essa última passagem bíblica, que trata de Babilônia, a Grande, insulta a religião dos outros quando aplicada a eles."

Não é a passagem da Bíblia em Revelação 18:4 que insulta a religião dos outros -- é a aplicação ou interpretação que as Testemunhas de Jeová fazem dessa passagem.

Em seguida o Anuário cita uma "professora de filosofia" (que competência tem uma "professora de filosofia" para discutir interpretação do Apocalipse?) que defende ardorosamente as Testemunhas de Jeová (se está assim tão convicta, então é porque também deve ser da religião delas, portanto o seu testemunho nem sequer devia ser aceite) e diz:

"Quando os especialistas acusam as Testemunhas de Jeová por causa de seus ensinamentos, não se dão conta de que estão na realidade fazendo acusações contra a Bíblia."

As interpretações que as várias religiões dão à Bíblia variam muito. As Testemunhas de Jeová não podem afirmar que são donas da Bíblia.

O comentário da apologista das Testemunhas de Jeová tem subjacente a ideia de que os "ensinamentos" da Watchtower e a Bíblia são a mesma coisa, o que não corresponde à realidade.

27:4 Dizem que as acusações que lhes foram feitas eram falsas porque as citações dos seus livros tinham sido tiradas do contexto. Bah! Que desculpa tão esfarrapada.

Depois mencionam cinco "estudos científicos" por "profissionais russos para refutar as queixas da acusação". Quem encomendou esses "estudos científicos"? E quem os pagou? Há outros "estudos científicos" que contradizem esses?

No fim do parágrafo, ainda têm o descaramento de falar de "respeito pela liberdade de religião". Contraste isso com a política da desassociação da Watchtower e tudo o que isso envolve.

28:1 Raciocínio circular para provar que Jesus não errou.

Todo o palavreado deste parágrafo pode ser usado para desculpar e legitimar qualquer seita maluca. Portanto não tem qualquer valor.

29:1 Mais uma referência hipócrita aos "direitos humanos". Citam em sua defesa mais uma testemunha suspeita e bizarra: uma advogada fundamentalista que apesar de não ser Testemunha de Jeová vem de Bíblia em punho citar os mesmos versículos isolados do contexto que as Testemunhas de Jeová costumam usar quando vão de porta em porta recrutar pessoas e angariar dinheiro. Depois, numa cena patética, a advogada "desafia o "especialista" religioso da acusação a indicar em que as Testemunhas de Jeová estão erradas." Isto é pura hipocrisia! Se essa sujeita está assim tão convencida de que as Testemunhas de Jeová estão certas, então porque é que não entra para a religião delas?

29:2 O tribunal designou especialistas (e o Anuário tem a arrogância de colocar essa palavra entre aspas) para analisar a literatura das Testemunhas de Jeová. Se souberem procurar, eles vão encontrar matéria mais do que suficiente para correr com as Testemunhas de Jeová para fora da Rússia.

30:1 Fazem-se de vítimas e dizem que "são 'odiados' pelos opositores da mensagem do reino" (eufemismo para 'doutrinas disparatadas e perigosas da Watchtower').

30:3 Usam a Bíblia para dizer que todos os que lutam contra a Watchtower serão derrotados. Eles só usam este argumento quando lhes convém. Não os vemos citar esses versículos no caso dos cerca de 30 países em que a organização deles está ilegalizada -- em praticamente todo o mundo árabe e na China, que tem mais de 1.200.000.000 habitantes.

De qualquer forma, esse tipo de argumentação que o Anuário usa é falacioso porque qualquer bando de lunáticos pode pegar na Bíblia e ameaçar os seus inimigos com versículos cuidadosamente escolhidos.


Relatório mundial: totais gerais de 1999 (pp. 31-64)

Para comparações com estatísticas de anos anteriores, recomendamos estas páginas.

31:quadro Em 1998 o aumento no número de publicadores foi 3,6%. Em 1999 foi 2%. Está a haver uma desaceleração no crescimento.

Ungidos em 1998: 8756.
Ungidos em 1999: 8755.

Dá para acreditar? Num ano só morreu um ungido? Entre um grupo com quase 9000 pessoas só morre uma num período de um ano? Pessoas essas que têm quase todas mais de 85 anos? Acho que agora começamos a perceber porque é que a Sociedade Torre de Vigia usa tantas vezes a expressão "pessoas que professam ser dos ungidos" e "verdadeiro restante" -- isto deixa subentendido que há um 'falso restante' ou 'falsos ungidos' nas congregações. Claro como água. E os números do Anuário provam-no.

32-39 Relatório mundial. O panorama é francamente desolador. Desde o fiasco de 1975 que não se via nada assim. Excertos da lista que o Anuário apresenta.

  • Açores: -1%
  • Alasca: -1%
  • Alemanha: -1%
  • Austrália: -1%
  • Áustria: -1%
  • Bélgica: -2%
  • Brasil: +4% (uma Testemunha de Jeová por cada 310 habitantes. Média de publicadores em 1999: 483.113. Baptizados: 43.098. Congregações: 7.730. Estudos: 462.170. Memorial: 1.260.961.)
  • Canadá: -1%
  • Dinamarca: -2%
  • Eslováquia: -1%
  • Espanha: -1%
  • Estados Unidos da América: 0% (na realidade este 0% é um decréscimo de 944.218 para 940.650)
  • Finlândia: 0%
  • França: -3%
  • Grã-Bretanha: -1%
  • Holanda: -2%
  • Irlanda: 0%
  • Itália: 0%
  • Japão: 0% (na realidade este 0% é um decréscimo de 222.347 para 222.078)
  • Líbia: 2 Testemunhas de Jeová para uma população de quase 6 milhões de pessoas!
  • Luxemburgo: 0%
  • Noruega: -1%
  • Nova Zelândia: 0%
  • Polónia: -1%
  • Portugal: 0%
  • República Tcheca: -1%
  • Suécia: -2%
  • Suíça: -2%

Total geral: +2%. Esta é a percentagem de crescimento mais baixa dos últimos vinte anos. Os aumentos mais significativos são nos países do 3.º mundo. O número de membros está a cair em todos os países desenvolvidos do Ocidente, incluindo os Estados Unidos da América, onde as Testemunhas de Jeová têm o seu quartel general, e no Japão, onde são conhecidas pela sua lealdade cega à Sociedade Torre de Vigia.

É frequente as Testemunhas de Jeová explicarem os aumentos invocando a "bênção de Deus". Será que o panorama desolador descrito acima (que não tem paralelo nos últimos vinte anos) significa que Deus não está a abençoar as Testemunhas de Jeová? Ou só usam o argumento da "bênção de Deus" quando lhes convém?

A lista que consta do Anuário mostra que neste momento há 70 países em que o número de Testemunhas de Jeová está a diminuir ou estagnou. No ano passado os países nestas condições eram "só" 45, o que significa que a situação está mesmo a ficar desesperada para as Testemunhas de Jeová!

Nos próximos meses com certeza vão aparecer nas revistas das Testemunhas de Jeová mais avisos contra a Internet e contra os perigosíssimos "apóstatas odiadores do povo de Deus"...

40-41:mapa Países coloridos a castanho: são países nos quais as actividades da seita das Testemunhas de Jeová estão proibidas ou ilegalizadas pelo governo (mundo árabe e China, principalmente).

43:1 O Anuário explica como é que as Testemunhas de Jeová conseguiram realizar a proeza de fechar a porta do céu em 1935: diz que foi "por meio das Escrituras". Eu já li a Bíblia de uma ponta à outra e não consegui encontrar lá a data 1935. Será que alguém arrancou da minha Bíblia a página que menciona essa data?

"Em 1935, por meio das Escrituras as Testemunhas de Jeová ficaram sabendo a respeito do propósito de Deus de ajuntar uma grande multidão agora, durante o atual sistema de coisas, a fim de que sirva a Jeová para sempre numa Terra paradísica."

A verdadeira razão porque em 1935 o "Juiz" Rutherford decidiu fechar a porta do céu foi porque ele não queria abandonar a sua interpretação que dizia que o número 144.000 mencionado na Bíblia, em Revelação (Apocalipse), é literal. O "Juiz" sabia que mais cedo ou mais tarde o número dos seus seguidores ultrapassaria 144.000 e como todos eles esperavam ir para o céu, isso invalidaria a sua interpretação literal de Revelação.

Entre ter de abandonar a sua interpretação literal do número 144.000 ou criar um novo grupo de 'cristãos de 2.ª classe' que não vão para o céu, o "Juiz" Rutherford preferiu esta segunda alternativa, que tinha a vantagem adicional de fazer os 'cristãos de 1.ª classe' sentirem-se superiores. (Claro que Rutherford decidiu que ele próprio pertencia à '1.ª classe'.)

"Hoje milhares de Salões do Reino como aquele estão superlotados de pessoas que aceitaram com prazer as animadoras promessas da Bíblia e que acatam suas normas justas."

Na realidade, essas pessoas aceitaram as promessas do Corpo Governante. Brooklyn é uma gigantesca fábrica de fazer promessas.

47:1 Tal como o Anuário do ano passado, este também diz que os "membros da família de Betel [...] fazem parte da Ordem de Servos Especiais de Tempo Integral."

Tal como os Católicos têm ordens religiosas (franciscanos, dominicanos, jesuítas, etc.) as Testemunhas de Jeová têm a sua ordem religiosa selecta. Obviamente que isto não passa de um estratagema para contornar o fisco e evitar o pagamento de certos impostos.

50:1 Sobre África:

"Nos anos 20, foi feita uma pregação pública intensiva nesse continente."

... anunciando que o fim do mundo (o "Armagedom") viria em 1925 e que "milhões que agora vivem jamais morrerão" e que os profetas da antiguidade ressuscitariam nesse ano.

Claro que o Armagedom não veio (portanto eles são falsos profetas) e os "milhões" que ouviram essas promessas das Testemunhas de Jeová já estão mortos e enterrados há muito tempo. Escusado será dizer que os profetas da antiguidade também não ressuscitaram.

É pena que o Anuário não diga aos seus leitores qual era o tema dessa "pregação pública intensiva" que as Testemunhas de Jeová fizeram em África e noutras partes do mundo antes de 1925.

51:3 Mais uma situação em que as Testemunhas de Jeová, oportunisticamente, vão recrutar novos adeptos entre os emocionalmente vulneráveis. Neste caso, uma Testemunha de Jeová que estava num hospital foi de cama em cama prometendo saúde aos doentes se eles se convertessem à sua religião!

55:1 Mais oportunismo e predação sobre pessoas emocionalmente vulneráveis: agora as Testemunhas de Jeová lançam-se sobre os 17.000 lares de idosos (asilos) dos Estados Unidos da América para prometer saúde aos velhinhos -- e recrutá-los para a organização, claro!

55:2 Ainda outro exemplo de oportunismo e predação sobre pessoas emocionalmente vulneráveis: Testemunhas de Jeová vão pregar para o cemitério (prometendo a ressurreição dos mortos, naturalmente!) para recrutar mais adeptos! Que falta de escrúpulos.

57:1 Sobre a Europa e a Ásia:

"Jeová declarou ali pela primeira vez as boas novas a Abraão. [...] Foi ali também que Jesus Cristo lançou a base para uma obra de evangelização que se estende até os nossos dias."

O parágrafo insinua que Deus e Jesus andavam alegremente a declarar as doutrinas que as Testemunhas de Jeová têm hoje. Nada mais falso. As doutrinas alucinadas da Watchtower são o resultado de 120 anos de flip-flops de Charles Russell e dos seus seguidores. O efeito do parágrafo é enganar o leitor.

63:1 Falam outra vez de "Jeová e seu amoroso propósito para com a humanidade". Este "amoroso propósito" consiste nisto: segundo as Testemunhas de Jeová, Deus vai executar 99,9% da Humanidade! Uáu! Que "amoroso propósito"!


Grã-Bretanha (pp. 66-147)

60:imagem O Corpo Governante deixa as mulheres usarem os seus vestidos indianos tradicionais, mas os homens (vêem-se alguns na imagem, mas foram convenientemente escondidos lá para trás) têm de usar fato e gravata, à maneira dos Ocidentais. Porquê?

80:3

"Franziska explicou que as Testemunhas de Jeová nunca participaram em guerras."

Que a senhora Franziska seja ignorante quanto à história da sua própria religião, ainda talvez se perceba. O que já não se percebe é qual a razão porque o escritor do Anuário deixa passar estas mentiras. Será que é para enganar o leitor com uma falsa imagem das Testemunhas de Jeová? O próprio livro Proclamadores (p. 191) admite que durante a Primeira Guerra Mundial algumas Testemunhas de Jeová foram para as trincheiras com armas e baionetas.

Será que a senhora Franziska já leu alguma coisa sobre o incidente da história das Testemunhas de Jeová que ficou conhecido como o "caso dos Standfasters"?

O livro Está Próxima a Salvação do Homem da Aflição Mundial! (publicado pela Sociedade Torre de Vigia em 1976) diz nas páginas 109-110:

"De modo similar, o restante hodierno do Israel espiritual teve de fazer algumas reformas quanto ao seu caminho e seus pensamentos, quando a Primeira Guerra Mundial terminou em 11 de novembro de 1918 e eles entraram ainda vivos no período de após-guerra, na terra. Ficarem exilados do pleno favor de Deus, no domínio de Babilônia, a Grande, estava prestes a terminar, e era o tempo correto de pensarem nas suas falhas e faltas com respeito à adoração e ao serviço de Deus. Haviam caído sob uma responsabilidade comunal por causa do derramamento de sangue e da violência da Primeira Guerra Mundial."

E na página 178:

"Durante a Primeira Guerra Mundial, de 1914-1918 E.C., alguns do restante do Israel espiritual aceitaram serviço não-combatente nas forças armadas, e assim passaram a ter culpa de sangue por sua participação na responsabilidade comunal pelo sangue derramado na guerra."

Em face disto, fica evidente que o Anuário está a tentar fazer revisionismo.

E já que falamos de guerras: onde é que a senhora Franziska e as outras Testemunhas de Jeová estariam hoje se aqueles a quem elas chamam depreciativamente "mundanos" não tivessem lutado na Segunda Guerra Mundial contra os nazistas, fascistas, japoneses e, mais tarde, contra os comunistas? Provavelmente estariam a apodrecer em campos de concentração ou já teriam sido mortas, em vez de andarem por aí alegremente a recrutar au pairs ingénuas para a sua seita (página 79).

Quando a senhora Franziska diz (ainda na página 80 parágrafo 3) que as Testemunhas de Jeová se recusaram a apoiar o regime nazista, isso também não é completamente verdade. Veja o site Observatório para mais informações.

102:2 O Anuário gosta de dizer que Deus abençoa a construção dos prédios das Testemunhas de Jeová.

115:1

"Este tinha sido o local de uma memorável assembléia, de 2 a 10 de setembro de 1941, quando foi lançado o livro Filhos."

Nesse livro os casais eram incentivados a adiar o seu casamento e a não ter filhos (páginas 312, 313 e 366) pois o Armagedom estava mesmo ao virar da esquina. Agora, 60 anos depois dessa data, é evidente que as Testemunhas de Jeová foram enganadas pela organização nessa "memorável assembléia". É claro que o Anuário não diz nada sobre o vergonhoso conteúdo do livro Filhos e as Testemunhas de Jeová em geral não têm acesso ao livro.

119:3 Ao falar da inauguração em 1993 de uma gráfica e escritórios pelo governante das Testemunhas de Jeová Albert D. Schroeder, o Anuário sai-se com este comentário:

"Nessa época, 127.395 participavam no serviço de campo em todo o país -- havia realmente motivo de alegria!"

"Nessa época", em 1993, talvez houvesse motivo de alegria. Mas porque é que o Anuário não diz o que aconteceu depois? Vejam estes dados sobre o número dos que "participavam no serviço de campo" na Grã-Bretanha entre 1995 e 1999.

  • 1995: 125.138
  • 1996: 124.623
  • 1997: 123.318
  • 1998: 123.191
  • 1999: 121.723

Muito interessante, não acham?

120:1

"Mas logo foram reiniciadas as operações de impressão em Londres, e dezenas de milhões de revistas com verdades vitalizadoras saíam numa torrente contínua das impressoras de nossa nova gráfica."

Na organização das Testemunhas de Jeová, a norma é essas "verdades vitalizadoras" passarem o prazo de validade (caducarem) pouco tempo depois e terem de ser rejeitadas como "velha luz" em favor das "novas luzes" que entretanto o Corpo Governante tiver inventado.

Pense nos hectares de floresta que têm de ser destruídos para fabricar papel para essas dezenas de milhões de revistas idiotas e completamente inúteis, que a Watchtower imprime numa torrente contínua.

120:2

"... carregamentos de revistas transportadas sem custo por causa do carácter caritativo da Sociedade."

"Caritativo"? Isto é um insulto à inteligência do leitor! Pensam que nós não sabemos dos milhões de dólares que entram nos cofres da Watchtower todos os anos? O que é que há de caritativo em mandar 6 milhões de pessoas de porta em porta a pedir dinheiro para a organização?

121:1 Um parágrafo inteiro a falar de como transferiram as operações de impressão e 50 betelitas de França para Inglaterra, e não dizem nem sequer uma palavra sobre o motivo da mudança!

Porque é que não dizem que o motivo por detrás da mudança era o facto de as autoridades francesas andarem atrás da Sociedade por esta não pagar os impostos (fuga ao fisco)? Porque é que não dizem que as autoridades francesas chegaram ao ponto de penhorar equipamentos do Betel para obrigar as Testemunhas de Jeová a pagar o que deviam?

124:1 O Anuário diz que em Malta existem "congregações prósperas" da Sociedade Torre de Vigia. Segundo a página 36, Malta teve em 1999 um decréscimo de 2%. Será que isso é ser próspero? Ou o Anuário está a enganar-nos mais uma vez?

128:1 Swingle, que é um dos 13 governantes das Testemunhas de Jeová, diz que "carreiras no mundo" são como "polir o cobre de um navio que está afundando" e em seguida o Anuário elogia Testemunhas de Jeová que "desfizeram-se de sua confortável casa, com estábulos e cavalos" para poderem andar de porta em porta a recrutar adeptos para a Watchtower.

A Torre de Vigia também elogiou as Testemunhas de Jeová que se desfaziam dos seus bens para se tornarem pregadores (e de facto até as encorajou) nos anos que antecederam 1975 e todos sabemos quais foram as terríveis consequências disso quando o fim do mundo não veio em 1975: pessoas na miséria, sem terem onde viver, desapontadas e com a vida destruída.

Portanto eu sugiro aos senhores sem escrúpulos do Corpo Governante (que vivem em luxuosos hotéis da Watchtower, em Brooklyn, Nova Iorque) que PAREM de incentivar as Testemunhas de Jeová a enveredar por um estilo de vida que as leva à miséria e a ficar com a vida destruída.

Quanto à metáfora usada por Swingle, sobre "um navio que está afundando", parece-me uma metáfora muito apropriada para descrever o estado actual da organização das Testemunhas de Jeová: há 70 países em que o número de Testemunhas de Jeová está a diminuir ou estagnou. A situação é tanto mais grave quando vemos que entre esses 70 países estão praticamente todos os países desenvolvidos, onde as pessoas são mais instruídas, incluindo a Europa, os E.U.A. e o Japão.

As poucas Testemunhas de Jeová que tiveram a lucidez de desobedecer à Watchtower e arranjaram uma "carreira no mundo" estão hoje com um bom nível de vida num mundo que, em contraste com a agonizante organização da Watchtower, não se está a afundar.

136:1 Dizem que "as Testemunhas de Jeová [na Grã-Bretanha] se regozijam de ver todo ano muitos outros que aceitam" entrar nas religião delas. Todo ano? Como é que isso pode ser verdade se desde 1995 o número de Testemunhas de Jeová na Grã-Bretanha tem diminuído ano após ano?

Média de publicadores 1995-1999.

  • 1995: 125.138
  • 1996: 124.623
  • 1997: 123.318
  • 1998: 123.191
  • 1999: 121.723

Então? Será que depois de ver estes números ainda se "regozijam"? Ou sentem calafrios?

"Desde 1972, o número de Testemunhas ativas na Grã-Bretanha quase dobrou, havendo agora um total de 126.535."

Esse número é o que as Testemunhas de Jeová chamam "auge" de publicadores (que, curiosamente, é inferior ao valor indicado na página 120 para o ano de 1993!) A média de publicadores é um indicador muito mais seguro do estado real da obra das Testemunhas de Jeová na Grã-Bretanha (a Sociedade reconhece isto, pois as "% de aumento sobre o ano anterior" nas páginas 32-39 são feitas sobre a média de publicadores, não são feitas sobre o auge. Será que um auge alto tem alguma importância se a média for bastante inferior? Não.)

Tendo em consideração que as Testemunhas de Jeová se têm estado a "afundar" cada vez mais na Grã-Bretanha durante os últimos cinco anos, como mostram os números citados acima sobre a média de publicadores, deixo ao cuidado do leitor avaliar se os escritores do Anuário estão a ser honestos nesse parágrafo 1 da página 136.

139:legenda "A obra de testemunho ainda não terminou". Pois não. Mas já faltam poucos meses! Vejam o que a Sentinela de 1.º de Janeiro de 1989 disse na página 12 parágrafo 8 sobre a data em que terminará a "obra de testemunho":

Como vemos, a Sentinela diz que a obra será "terminada em nosso século 20", ou seja, até ao fim do ano 2000.

As Testemunhas de Jeová têm pela frente mais uma embaraçosa falsa profecia!

140:1 Mais hipocrisia:

"A fiel perseverança e a bênção de Jeová são dois dos mais importantes fatores que contribuem para o aumento que se tem visto."

E a diminuição que se tem visto? Não querem comentar? Será que a diminuição dos últimos 5 anos na Grã-Bretanha evidencia falta de perseverança ou falta da bênção de "Jeová"?

144:2 Uma Testemunha de Jeová completamente cega pela Watchtower diz:

"Este sistema está agora no fim. É certo que vai acabar. Depois disso, teremos a maravilhosa perspectiva de participar na restauração desta Terra em condições paradísicas."

E enterrar 6.000.000.000 de cadáveres, não é? Que "maravilhosa perspectiva"! Ah, já me esquecia! Segundo as doutrinas das Testemunhas de Jeová, esses pobres diabos que forem mortos no Armagedom não serão enterrados, "servirão de esterco sobre a face da terra", como diz o livro Do Paraíso Perdido ao Paraíso Recuperado, 1959, p. 210.

146:2 Como não podem apresentar o aumento no número de publicadores como evidência de bênção de Deus (pois nos últimos 5 anos têm tido diminuições sucessivas), eles falam dos milhões de revistas e livros que distribuíram. Nem sequer comentam a diminuição do número de publicadores.

147:1

"A colheita que está sendo feita durante a terminação deste sistema de coisas está obviamente perto de seu fim."

Sim, sim, obviamente! Lendo a Sentinela de 1989 que mencionei acima (e que diz que a obra de pregação terminará dentro de alguns meses -- o mais tardar em 31 de Dezembro de 2000), fica perfeitamente óbvio que a "colheita" está perto de seu fim. O que não parece estar "perto de seu fim" são as falsas profecias que o Corpo Governante continua a publicar nas suas revistas.

"E estão decididas a continuar a dar testemunho até que Deus diga que basta."

Quando "Deus" disser que basta, mandem-me um e-mail a avisar...

Comentários finais: é inadmissível que não tenham comentado a 'grande evasão' dos últimos 5 anos. E é inadmissível que o correspondente da revista Despertai! na Grã-Bretanha tenha tido a hipocrisia e o descaramento de escrever na edição de 8 de Agosto de 1999, p. 31 um infame artigo com o título: "O Declínio da Religião na Grã-Bretanha", no qual ataca violentamente as Igrejas Católica e Anglicana por estarem a perder membros.

Nesse artigo ele não diz absolutamente nada sobre a situação idêntica em que se encontram as Testemunhas de Jeová nesse país e até tenta traçar um contraste entre elas e as outras Igrejas! Será que o objectivo do artigo era desviar as atenções? Como têm telhados de vidro, as Testemunhas de Jeová não deviam atirar pedras aos telhados das Igrejas Católica e Anglicana.

Será que devemos levar a sério a organização das Testemunhas de Jeová quando diz que é "a única religião verdadeira à face da terra" e "o único canal de comunicação entre Deus e a Humanidade", quando vemos que tem este tipo de comportamento hipócrita e desonesto?


República Tcheca (pp. 148-223)

151:1

"O que se passou com as Testemunhas de Jeová nas terras tchecas foi similar ao que se deu com o profeta Jeremias, a quem Jeová disse: "Por certo lutarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti, pois 'eu estou contigo', é a pronunciação de Jeová, 'para te livrar'.""

Para o leitor reconhecer que este argumento é uma falácia, basta pensar nos cerca de 30 países em que as Testemunhas de Jeová estão ilegalizadas. Será que nesses países os governos 'prevaleceram' contra elas? Será que Deus não está com elas?

152:2 Depois de dizer que Cirilo traduziu partes da Bíblia para a língua eslava, o Anuário afirma:

"Todavia, entendimento claro da Palavra de Deus só foi conseguido muito mais tarde."

Para se perceber esta noção bizarra das Testemunhas de Jeová, de que ler a Bíblia não dá "entendimento claro", só a leitura da propaganda da Watchtower é que dá "entendimento claro", repare-se nesta citação da Watch Tower de 15 de Setembro de 1910, páginas 298-299 (páginas 4684-5 em Reprints):

"Mais ainda, não só descobrimos que as pessoas não conseguem ver o plano divino estudando a Bíblia em si mesma, mas observamos, também, que se alguém põe de lado os Scripture Studies [Estudos das Escrituras, livros escritos por Charles Russell], mesmo se essa pessoa os usou, depois de se ter familiarizado com eles, depois de os ter lido durante dez anos -- se essa pessoa então os põe de lado e os ignora e se vira só para a Bíblia, embora ela tenha compreendido a Bíblia durante dez anos, a nossa experiência mostra que dentro de dois anos ela entra nas trevas [ou fica na escuridão]. Por outro lado, se ela tivesse meramente lido os Scripture Studies [Estudos das Escrituras] com as suas referências, e não tivesse lido uma página da Bíblia enquanto tal, ela estaria na luz ao fim desses dois anos, porque teria a luz das Escrituras."

Isto mostra simultaneamente a extrema arrogância dos líderes das Testemunhas de Jeová e a importância que eles atribuem aos seus próprios livros e revistas como sendo mais importantes até do que a própria Bíblia. De facto, eles até dizem que a Bíblia é perigosa, pois apenas "dois anos" de leitura da Bíblia levam as pessoas às trevas!

152:3 Dizem que uma Testemunha de Jeová "distribuía o livro de C. T. Russell, A Batalha do Armagedom, e proclamava com convicção que em 1914 ocorreria uma catástrofe mundial." Esta frase enganadora, cuidadosamente redigida, pretende insinuar que as Testemunhas de Jeová predisseram a Primeira Guerra Mundial ("uma catástrofe mundial") quando na realidade o que as Testemunhas de Jeová estavam a pregar nesse tempo (e é isso o que os seus livros da época revelam) é que antes de 1914 terminar já estaria tudo acabado: o Armagedom já teria passado, os santos já teriam sido arrebatados para o céu, os reinos do mundo já teriam sido completamente esmagados, etc. Para ler o que eles estavam especificamente a predizer naquele tempo, veja estes links.

O parágrafo do Anuário está a tentar camuflar as falsas profecias que as Testemunhas de Jeová fizeram naquele tempo.

152:4 Chamam "verdade bíblica" às falsas profecias alucinadas que os seguidores de Russell estavam a espalhar naquele tempo. Depois dizem:

"Em 1914, quando irrompeu a Primeira Guerra Mundial, isso não foi surpresa para os Estudantes da Bíblia, embora não se cumprissem todas as suas expectativas naquele ano."

Não se cumpriram nenhumas das expectativas dos Estudantes de Russell naquele ano -- nem nos anos seguintes! Falhou tudo.

O que ocorreu, Russell não tinha predito. O que Russell tinha predito, não ocorreu. Veja os links que indiquei acima para mais informações.

153:2

"Em 1922, tornou-se disponível a emocionante publicação Milhões Que Agora Vivem Jamais Morrerão, e três pessoas empenharam-se por tempo integral como colportores para distribuí-la entre a população tcheca."

Essa "emocionante publicação", além de anunciar que "milhões que agora vivem jamais morrerão", proclamava que o fim do mundo (o "Armagedom") viria em 1925 e que Davi, Sansão, Abraão, Isaque, Jacó e outros profetas da antiguidade ressuscitariam nesse ano.

Claro que o Armagedom não veio, os "milhões" que ouviram essas promessas morreram há muito tempo e os profetas da antiguidade não ressuscitaram.

É pena que o Anuário não diga aos seus leitores qual era o conteúdo dessa "emocionante publicação".

154:3

"Naturalmente, quando o aumento da organização se tornou manifesto, também houve oposição. Foi isso o que Jesus disse que seus seguidores podiam aguardar."

O facto de uma organização se deparar com "oposição" não prova que as pessoas dessa organização são os seguidores de Jesus. Basta pensar no Partido Nazi, ou na IURD, ou nas seitas de David Koresh e Jim Jones, ou em qualquer outra seita de malucos.

155:1 Usam a expressão "carreira terrestre" para insinuar que há uma 'carreira celeste' à espera deles.

157:2

"Naqueles dias não se dirigiam estudos bíblicos domiciliares com os recém-interessados. O treinamento para o serviço de campo muitas vezes era apenas ir com outra Testemunha a uma porta, para observar, e depois ser enviado para agir por conta própria."

162:1 As Testemunhas de Jeová não colaboraram nos esforços para derrotar os nazis. Se a salvação do mundo das garras dos nazis estivesse dependente unicamente das Testemunhas de Jeová, o mundo estaria perdido, os alemães teriam vencido a Segunda Guerra Mundial e hoje estaríamos todos em campos de concentração ou já teríamos sido liquidados.

Não vejo na atitude das Testemunhas de Jeová qualquer motivo de orgulho. Elas deviam ter vergonha e deviam estar agradecidas aos milhões de homens e mulheres que deram a vida nessa guerra para que as gerações futuras pudessem viver num mundo livre.

165:3 Num momento de lucidez, uma pessoa diz que a doutrina das Testemunhas de Jeová "parece um conto de fadas".

170:2 As Testemunhas de Jeová acham que Deus as protege e que salvou milagrosamente algumas delas de morrerem nos campos de concentração. Se é assim, então porque é que Deus só salvaria algumas Testemunhas de Jeová e deixaria morrer outras? Porque não salvá-las a todas?

172:1

"Fomos ensinados o sentido da palavra 'transigir' e que é melhor morrer do que trair um irmão."

Mas pela sua não participação na resistência aos nazis, as Testemunhas de Jeová já estavam a trair os seus compatriotas.

172:2

"Acabada a guerra, houve um período de relativa liberdade e certa medida de paz para o povo de Jeová, de 1945 a 1949."

Essa liberdade e paz nunca teria sido possível sem a luta contra os nazis, na Segunda Guerra Mundial.

186:4

"Satanás, o Diabo, "o pai da mentira", procura minar a confiança por distorcer os fatos e difamar os servos fiéis de Deus."

A Watchtower também costuma "distorcer os factos" sobre muitos episódios embaraçosos da sua história e não hesita em "difamar" pessoas que deixam de ser Testemunhas de Jeová. De facto, a Watchtower difama todas as ex-Testemunhas de Jeová ao dizer que elas se alimentam na "mesa dos demónios" e ao chamar-lhes "apóstatas", etc. Veja este artigo: Como a Watchtower Diaboliza os Dissidentes.

189:3 e seguintes História muito interessante de uma divisão entre as Testemunhas de Jeová checas, em 1959. Surgiram duas facções, com cerca de 1.000 pessoas cada: uma mais ortodoxa e inflexível e outra mais liberal e cooperante com as autoridades. A Watchtower apoia a facção liberal liderada por Januška e Müller. Pouco tempo depois Januška é excomungado pela Watchtower (o Anuário não especifica a razão) e mais tarde Müller muda-se para a Rússia.

Em 1989 a divisão ainda continuava e o Corpo Governante enviou uma carta para tentar anexar o grupo dissidente (os ortodoxos), mas aparentemente sem grande sucesso.

Sem conhecer o ponto de vista do grupo ortodoxo, não é possível dizer se a Watchtower está a fazer uma apresentação justa dos factos ou nos está a pregar mais uma das suas mentiras revisionistas e caluniosas que têm como objectivo branquear ou abafar episódios embaraçosos da sua história (eles tornaram-se especialistas neste tipo de coisa).

195:2 Incidente que revela a verdadeira face das Testemunhas de Jeová. Nos momentos de maior espontaneidade das Testemunhas é que vem ao de cima o que elas realmente pensam de quem não é da sua religião ou de toda e qualquer pessoa que não concorde com os pontos de vista que elas pregam:

"Certo dia em 1963, num parque em Praga, dois irmãos juntaram uma multidão de pessoas. Um dos irmãos subiu num banco e começou a proferir um sermão. Quando um homem na multidão fez objeções, o irmão o chamou de agente do Diabo."

Eis as Testemunhas de Jeová no seu melhor (ou pior, conforme o ponto de vista...)

196:4 Em 1969 a Sentinela começa a publicar artigos baseados no livro Vida Eterna -- na Liberdade dos Filhos de Deus. O efeito, como é fácil de adivinhar, foi o mesmo que se verificou um pouco por todo o mundo onde havia Testemunhas de Jeová:

"O capítulo 1, sob o subtítulo "Terminam Seis Mil Anos de Existência Humana", tinha uma explicação do Jubileu e da cronologia bíblica. Esta matéria influenciou alguns de forma positiva; também suscitou muitas perguntas e muita especulação."

Tradução: eles começaram excitadamente a anunciar que o fim do mundo viria em 1975.

197:1 A Watchtower tenta 'pôr água na fervura' e acalmar as hostes com uma carta enviada em 22 de Fevereiro de 1972.

"Ela deu uma extensa explicação dos motivos de não fazermos afirmações definidas sobre a data do irrompimento do Armagedom. Salientou que nenhuma publicação da Sociedade havia dito que o Armagedom aconteceria em certo ano."

Mas fartaram-se de fazer insinuações e de dizer que 1975 seria o "tempo apropriado para Deus agir", etc. Algumas das declarações mais dogmáticas e definitivas foram feitas oralmente, nas assembleias de circuito e de distrito, por superintendentes viajantes e por Frederick W. Franz. Veja o capítulo 9 do livro de Raymond Franz para mais informações sobre o fiasco de 1975.

"... ninguém deve acrescentar afirmações pessoais sobre o que acontecerá antes ou durante o ano 1975. Não há nenhuma base bíblica para qualquer afirmação, e esta poderá ter um efeito prejudicial na obra de pregação. [...] acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe."

Na realidade, essa falsa profecia teve um efeito muito bom sobre a obra de pregação: a euforia era de tal ordem que as Testemunhas de Jeová tiveram aumentos como nunca antes, num ano o aumento chegou aos 13,5%. O pior veio depois, quando as pessoas viram que a profecia falhou e o Armagedom não veio em 1975, viram que tinham sido enganadas e começaram a sair da organização em grande número.

213:2 Em 1993:

"Por um lado, fez-se a acusação de que os porta-vozes da Sociedade tinham sido enganosos ao dizer que as Testemunhas não eram obrigadas a crer em certas coisas ou a praticá-las. Por outro lado, afirmava-se que as respostas dadas traíam os próprios princípios da organização."

Parece-me que estas acusações acertaram em cheio!

217:2 Histeria colectiva quando é lançada em tcheco e em eslovaco a tradução da Bíblia feita pela Watch Tower Society. A julgar pela reacção das pessoas, até parece que nunca tinham lido uma Bíblia na sua língua.

220:2

"A recém-adquirida democracia tornou possível criticar qualquer coisa a qualquer hora. Abriu o caminho da propaganda sobre modos de vida imorais. Sob o comunismo, isso era inimaginável. As pessoas não estavam preparadas; a nova situação as surpreendeu e algumas foram vencidas por ela."

Por detrás deste parágrafo cuidadosamente redigido, nota-se o incómodo da Watchtower ao perceber que não está acima das críticas.

Aparentemente eles acham isto uma consequência negativa da democracia e dizem que "sob o comunismo, isso era inimaginável". Eles gostariam de ter o melhor de dois mundos: a liberdade de religião que a democracia permite e a censura a todas as críticas que é característica do comunismo.

221:1

"Esse espírito afetou algumas Testemunhas de Jeová. [...] passando a criticar tudo -- inclusive os arranjos teocráticos de Jeová."

Notem a afirmação descarada de que quem critica os chefes das Testemunhas de Jeová ou a maneira como eles fazem as coisas está a criticar "os arranjos teocráticos de Jeová".

"Outros, que decidiram continuar na organização, tentaram modificar as congregações para se harmonizarem com o seu próprio modo de pensar. Naturalmente, isto causou tensão até ser remediado por superintendentes firmes."

O "modo de pensar" da Watchtower é a lei e quem não concordar tem de ser esmagado.

"Hoje, na República Tcheca, os que procuram servir a Deus notam que estão cercados por uma sociedade humana ateísta e orientada pela evolução. É uma sociedade em que a religião é encarada como tradição infantil ou excentricidade filosófica. Uma mídia agressiva constantemente ataca as Testemunhas de Jeová. Isto apresenta provas de fé tão penetrantes como as confrontadas nos crisóis das prisões nazistas e comunistas, e na tramóia dos que os usaram."

Parágrafo completamente patético.

222:3 E para terminar, não podia cá faltar um aviso sobre a iminência do fim do mundo, como é da praxe!

"E o apóstolo Pedro foi inspirado a escrever: "Tem-se aproximado o fim de todas as coisas.""

Porque é que eles estão a usar um texto que foi escrito há 2.000 anos para tentar incutir um senso de urgência nos seus adeptos? Será que alguém cai nessa?


Madagáscar (pp. 224-255)

255:1

Sobre Madagáscar:

"Uns 80% de suas 10.000 espécies de plantas florescentes não existem em nenhum outro lugar do planeta. Só de orquídeas, há quase 1.000 tipos [...] Todas as suas 400 espécies de anfíbios e répteis, com exceção de uma dezena delas, são únicas desta ilha."

Pergunta para as Testemunhas de Jeová (que rejeitam a evolução das espécies): porque raio é que Deus teria o capricho de criar estas espécies todas só em Madagáscar?

225:3

"Mais da metade das outrora viçosas florestas de Madagáscar foram destruídas ou devastadas."

Será que algumas dessas florestas foram destruídas para fazer papel para as revistas e livros da Sociedade Torre de Vigia?

236:1 As Testemunhas de Jeová acham que os demónios têm influência sobre uma "casa mal-assombrada" devido a uma moeda "que os espíritos estavam usando como meio de contacto". Isto é superstição infantil, que parece saída da Idade Média.

240:2

"Dirou perguntou-lhes [a dois pastores protestantes] se seria certo ele obedecer ao quinto mandamento [...] e desobedecer ao primeiro mandamento de Deus -- de não adorar outros deuses. Os pastores não puderam responder, de modo que foram embora. [...] "Vendo a hipocrisia deles, minha fé se tornou ainda mais forte", diz Dirou."

Haverá algum pastor protestante que defenda que se deve "adorar outros deuses", e que se deve violar o primeiro mandamento? Parece-me que o Anuário está a deturpar o que se passou naquela ocasião, com o objectivo de difamar os protestantes.

Ironicamente, a situação descrita é igualzinha à que se passa muitas vezes com os anciãos das Testemunhas de Jeová. Quando alguém lhes faz perguntas sobre a sua política (que é contraditória e não tem qualquer fundamento) das fracções do sangue permitidas versus fracções do sangue proibidas (que tem causado dezenas de milhares de mortes inúteis e desnecessárias) ou sobre a sua "cronologia" dos tempos dos Gentios (que é a base da sua doutrina do "tempo do fim" e das suas pretensões de serem o "escravo fiel e discreto"), os anciãos não têm resposta e em vez disso desassociam [excomungam] a pessoa e condenam-na ao ostracismo.

'Vendo a hipocrisia dos anciãos das Testemunhas de Jeová, a nossa convicção de que eles estão errados torna-se ainda mais forte'...


Índice