The Gentile Times Reconsidered (Os Tempos dos Gentios Reconsiderados) (Atlanta: Commentary Press, 1998, terceira edição) de Carl Olof Jonsson, pp. i-viii.

Os Tempos dos Gentios
Reconsiderados


Cronologia e a Volta de Cristo

Carl Olof Jonsson


A idéia de que os "tempos dos Gentios" mencionados em Lucas 21:24 formam um período de 2.520 anos, tem levado a especulações e desapontamento entre muitos que esperaram a volta de Cristo durante os últimos dois séculos. Como é que esta crença surgiu e se desenvolveu? O que mostram os fatos históricos e bíblicos?


TERCEIRA EDIÇÃO  l  REVISTA E AUMENTADA



OS TEMPOS DOS GENTIOS

RECONSIDERADOS


Carl Olof Jonsson

Terceira Edição
Revista e Aumentada


COMMENTARY PRESS  l  ATLANTA  l  1998


Devido ao assunto tratado, neste livro os textos bíblicos são em geral citados da Tradução do Novo Mundo (representada pela abreviatura TNM), publicada pela Watchtower Bible and Tract Society de New York, Inc. As abreviaturas para outras traduções da Bíblia citadas no texto ou nas notas de rodapé, são:

ASV American Standard Version [Versão Padrão Americana]
KJV King James Version [Versão Rei James]
LXX Septuagint Version [Versão Septuaginta (em grego)]
MT Masoretic text [texto Massorético(em hebraico)]
NAB New American Bible [Nova Bíblia Americana]
NASB New American Standard Bible [Nova Bíblia Padrão Americana]
NEB New English Bible [Nova Bíblia Inglesa]
NIV New International Version [Nova Versão Internacional]
NKJV New King James Version [Nova Versão Rei James]
NRSV New Revised Standard Version [Nova Versão Padrão Revista]
RSV Revised Standard Version [Versão Padrão Revista]
RV Revised Version [Versão Revista]

THE GENTILE TIMES RECONSIDERED
OS TEMPOS DOS GENTIOS RECONSIDERADOS

PRIMEIRA EDIÇÃO © 1983 por Hart Publishers Ltd. of Lethbridge, Alta., Canada and Good News Defenders of La Jolla, CA, U.S.A. para Christian Koinonia International

SEGUNDA EDIÇÃO © 1986 Publicada por Commentary Press, Atlanta, GA 30336

TERCEIRA EDIÇÃO, REVISTA E AUMENTADA © 1998 Publicada por Commentary Press, Atlanta, GA 30336

Copyright da tradução portuguesa © 1999-2000 Observatório Watchtower. Todos os direitos reservados.

Produzido nos Estados Unidos da América
ISBN: 0-914675-06-0
Library of Congress Catalog Card No.: 86-70168


Conteúdo
Prefácio v
Introdução 1
1 História de uma Interpretação 23
2 Cronologia Bíblica e Secular 72
3 A Duração dos Reinados dos Reis Neo-Babilônicos 89
4 A Cronologia Absoluta da Era Neo-Babilônica 153
5 Os Setenta Anos para Babilônia 191
6 Os "Sete Tempos" de Daniel 4 236
7 Tentativas de Enfraquecer a Evidência 283
Apêndice 312
Índices 352


Prefácio


O assunto dos "tempos dos Gentios" é crucial para milhões de pessoas atualmente. Cristo só empregou essa expressão uma vez, em resposta à pergunta dos seus discípulos sobre a sua volta futura e o fim da era. Nos séculos seguintes, desenvolveram-se muitas interpretações e aplicações dessa expressão a períodos de tempo.

Embora este livro forneça uma abordagem muito ampla do assunto, incide principalmente numa interpretação proeminente que, num sentido muito real, define para milhões de Testemunhas de Jeová o tempo em que vivem, fornece o que elas consideram um critério poderoso para julgar o que constitui "as boas novas do Reino" que Cristo disse que seriam pregadas, e funciona para elas como uma pedra de toque para avaliar a validade das pretensões de qualquer organização religiosa que afirme representar Cristo e os interesses do seu Reino. Um fato fora do comum é que a base para esta interpretação foi "tomada de empréstimo" de outros, pois, como o autor documenta, originou-se cerca de meio século antes de a organização religiosa das Testemunhas de Jeová começar a aparecer na cena mundial.

Raramente uma única data desempenhou um papel tão influente e estruturante da teologia de uma religião como a data enfatizada por esta interpretação: a data 1914. Mas existe outra data por detrás dessa data e sem o seu apoio 1914 fica desprovida do significado que lhe conferem. Essa data anterior é 607 A.E.C. e é a ligação que a religião das Testemunhas faz entre essa data e um acontecimento específico -- o derrube de Jerusalém por Babilônia -- que está na origem do problema.

Aqueles de entre nós que participamos em editar o presente trabalho e que éramos, há vinte anos atrás, parte da equipa de redação e editorial na sede internacional das Testemunhas de Jeová, em Brooklyn, Nova Iorque, lembramo-nos do efeito atordoador que teve sobre nós a chegada, em Agosto de 1977, de um tratado sobre os "tempos dos Gentios", escrito por Carl Olof Jonsson, da Suécia. Não apenas o volume da documentação, mas ainda mais o peso da evidência deixou-nos de algum modo desconcertados. De fato, nós não sabíamos o que fazer com o material. Esse tratado mais tarde foi a base do livro de Carl Olof Jonsson, intitulado The Gentile Times Reconsidered [Os Tempos dos Gentios Reconsiderados], agora na sua terceira edição.

Ao lermos este livro, estamos a tirar proveito de mais de duas décadas de investigações extensas e cuidadosas. Não apenas a imensa quantidade de tempo, mas também o acesso às fontes de informação que tornaram possível um estudo tão profundo, é algo que poucos de nós temos ao dispor. O autor fez uso de meios como o Museu Britânico e teve contatos pessoais e assistência de membros desse museu, bem como especialistas em Assíriologia de vários países.

A investigação transporta-nos para dois milênios e meio no passado. Muitos de nós talvez pensemos que essa era uma época "primitiva" e por isso talvez seja uma surpresa apercebermo-nos do avanço de certos povos antigos, de como os seus escritos não se limitam a relatar meros acontecimentos históricos e dinastias de monarcas, mas também tratam de documentos de negócios, datados, como registos comerciais, contratos, inventários, facturas de vendas, letras, escrituras e outros documentos similares. Eles tinham um conhecimento extraordinário de astronomia, dos movimentos progressivos e cíclicos dos corpos lunares, planetários e estelares, numa época em que ainda não existiam telescópios. À luz da declaração de Gênesis, segundo a qual os luminares celestes servem para "marcar os tempos fixos, os dias e os anos", isto assume um significado especial, em particular num estudo em que a cronologia desempenha um papel central.1 Nada, exceto os modernos relógios atômicos, ultrapassa esses corpos celestes na medição precisa do tempo.

Quanto à qualidade da investigação sobre o período Neo-Babilônico, o Professor de Assíriologia Luigi Cagni escreveu:

Várias vezes durante a minha leitura [do livro de Jonsson] fui sobrepujado por sentimentos de admiração e profunda satisfação pela forma como o autor lida com argumentos relacionados com o campo da Assíriologia. Isto é particularmente verdade no caso da discussão que ele faz da astronomia de Babilônia (e do Egito) e da informação cronológica encontrada em textos cuneiformes do primeiro milênio A.E.C., fontes que desempenham uma posição central na argumentação de Jonsson.

... A sua seriedade e meticulosidade são evidentes no fato de ter contatado freqüentemente Assíriologistas com uma competência especial nos campos da astronomia e da cronologia Babilônicas, como os Professores H. Hunger, A. J. Sachs, D. J. Wiseman, o senhor C. B. F. Walker do Museu Britânico e outros.

No que diz respeito ao campo com o qual estou mais familiarizado, os textos econômico-administrativos dos períodos Neo-Babilônico e Achemita, posso dizer que Jonsson interpretou-os de forma muito correta. Eu testei Jonsson durante a leitura do livro. Quando acabei de o ler, tive de admitir que ele passou o teste de forma esplêndida.2

Os leitores das edições anteriores deste livro encontrarão nesta terceira edição muitas coisas novas. Foram acrescentadas seções inteiras, incluindo alguns capítulos novos. Contribuindo para uma leitura mais fácil do livro, foram incluídas cerca de trinta ilustrações, incluindo cartas e outros documentos. Muitas das ilustrações são raras e sem dúvida são uma novidade para muitos leitores.

A investigação original que está por trás do livro colocou inevitavelmente o autor em rota de colisão com a organização Watch Tower e -- como seria de prever -- levou à sua excomunhão como "apóstata" ou herético em Julho de 1982. Esta história dramática, que não foi contada nas edições anteriores, é agora apresentada na seção da Introdução, intitulada "A expulsão".

A discussão da cronologia do período Neo-Babilônico foi grandemente aumentada. As sete linhas de evidência contra a data 607 A.E.C. apresentadas em edições anteriores foram agora duplicadas para catorze. A evidência proveniente dos textos astronômicos forma uma capítulo em separado. O peso da evidência apresentada nos capítulos 3 e 4 é de fato enorme e revela a desarmonia irremediável da cronologia da Watch Tower Society para este período antigo, além de refutar essa cronologia.

Apesar da riqueza de informação de fontes seculares antigas, este livro é primariamente bíblico. No capítulo "Cronologia Bíblica e Secular", esclarece-se uma noção incorreta que é muito comum e grave, quanto à forma como chegamos à "cronologia bíblica", e esclarece-se também a idéia errada que diz que rejeitar a data da Watch Tower, 607 A.E.C., significa colocar a cronologia secular acima da "cronologia bíblica".

Estamos confiantes que a leitura deste livro único ajudará muitos a obter, não só um conhecimento mais exato do passado, mas também uma perspectiva mais esclarecida a respeito do seu próprio tempo, e um maior apreço pela fidelidade e historicidade das Escrituras.

Os Editores


Notas

1 Génesis 1:14, NAB.

2 Luigi Cagni, Professor de Assíriologia na Universidade de Nápoles, Itália, no prefácio da edição italiana do livro The Gentile Times Reconsidered [Os Tempos dos Gentios Reconsiderados]. O Professor Cagni era, entre outras coisas, um dos maiores especialistas nas tabuinhas de Ebla, os cerca de 16.000 textos cuneiformes que foram escavados desde 1975 no palácio real da antiga cidade de Ebla (cujo nome árabe atual é Tell Mardikh), na Síria. Luigi Cagni morreu em janeiro de 1998.


Índice